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Planejamento XP
A atividade de planejamento começa com a criação de um conjunto de histórias que descrevem as características e funcionalidades requeridas para o software a ser construído. Cada história é descrita pelo cliente e é colocada em um cartão de indexação. O cliente atribui um valor para a história, com base no valor de negócio global da característica ou da função. Membros da equipe XP avaliam cada história e lhe atribuem um custo (medido em semanas de desenvolvimento). Se a história precisar mais do que três semanas de desenvolvimento, pede-se ao cliente para dividir em histórias menores e a atribuição de valor e custo ocorre novamente. É importante notar que novas histórias podem ser escritas a qualquer momento.
Os clientes e a equipe XP trabalham juntos para decidir como agrupar histórias na versão seguinte a ser desenvolvida pela equipe XP. Uma vez feito um compromisso básico para a versão, a equipe XP determina as histórias que serão desenvolvidas em um dos três modos:
- todas as histórias serão implementadas imediatamente;
- as histórias com valor mais alto serão antecipadas no cronograma e implementadas primeiro;
- as histórias de maior risco serão antecipadas no cronograma e implementadas primeiro.
Depois que a primeira versão do projeto tiver sido entregue, a equipe XP calcula a velocidade do projeto (quantidade de histórias implementadas durante a versão). A velocidade do projeto pode ser usada para:
- ajudar a estimar as datas de entrega e o cronograma para versões subsequentes;
- determinar se um comprometimento excessivo foi feito para todas as histórias ao longo de todo o projeto.
À medida que o trabalho de desenvolvimento prossegue, o cliente pode adicionar, mudar o valor, subdividir e até mesmo eliminar uma história.
Referência Bibliográfica
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.