Helder Ubiratan Teófilo dos Santos
Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição
PMO / EGP
Project Management Office
Escritório de Gerenciamento de Projetos
Um escritório de gerenciamento de projetos é uma estrutura de gerenciamento que padroniza os processos relacionados à governança de projetos e facilita o compartilhamento de recursos, ferramentas e técnicas.
As reponsabilidade de um EGP vão desde fornecer suporte ao gerenciamento de projetos até ser diretamente responsável pelo gerenciamento de um ou mais projetos.
Existem vários tipos de estruturas de PMO nas organizações. Os tipos variam essencialmente no grau de controle e influência possuídos sobre os projetos dentro da organização.
A figura 1 apresenta os Tipos de Estruturas de PMO.
Figura 1: Tipos de Estruturas de PMO
FONTE: Autor (2014)
O PMO/EGP integra dados e informações de projetos corporativos estratégicos e avalia quais objetivos estratégicos de alto nível estão sendo atingidos. O PMO é a ligação natural entre o portfólio, os programas, os projetos e os sistemas de controle/medições corporativos (e.g. balanced scorecard).
Os projetos administrados pelo PMO podem não estar relacionados, a não ser por serem gerenciados juntos. A forma, função e estruturas específicas do PMO dependem das necessidades da organização cliente.
Um PMO pode ter autoridade para agir como um stakeholder integral e um decisor chave durante o ciclo de vida de cada projeto, fazendo recomendações, encerrando projetos ou realizando outras ações necessárias para manter o alinhamento com os objetivos do negócio. Adicionalmente, o PMO pode estar envolvido na seleção, gerenciamento e mobilização de recursos compartilhados ou dedicados para os projetos.
A figura 2 apresenta as funções primárias de um EGP que tem por objetivo prestar suporte aos gerentes de projetos.
Figura 2: Funções primárias de um EGP
FONTE: Autor (2014)
Gerentes de projetos e PMO’s têm objetivos diferentes e, consequentemente, são motivados por diferentes requisitos. Todos esses esforços estão alinhados com as necessidades estratégicas da organização.
A diferença entre as funções do GP e do PMO são apresentadas na figura 3.
Figura 3: A diferença entre as funções do GP e do PMO
FONTE: Autor (2014)
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.