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Processo de Projeto de Interface
O processo de análise e projeto das interfaces com o usuário é iterativo e pode ser representado usando-se um modelo espiral. Observando-se a figura 1, o processo de projeto da interface com o usuário abrange quatro atividades distintas de arcabouço:
- análise e modelagem do usuário, tarefa e ambiente;
- projeto da interface;
- construção da interface;
- validação da interface.
Figura 1: Processo de projeto da interface com o usuário.
Fonte: PRESSMAN (2010).
A espiral demonstra que cada uma dessas tarefas vai ocorrer mais de uma vez, com cada passo em volta da espiral representando refinamento adicional dos requisitos e do projeto resultante. Na maioria dos casos, a atividade de construção envolve prototipagem, o único modo prático de validar o que foi projetado.
A análise de interface concentra-se no perfil do usuário que vai interagir com o sistema. Nível de aptidão, entendimento do negócio e receptividade geral ao novo sistema são registrados e diferentes categorias de usuários são definidas. Para cada categoria de usuário são levantados requisitos.
Uma vez definidos os requisitos gerais, é conduzida uma tarefa de análise mais detalhada. As tarefas que o usuário realiza para alcançar as metas do sistema são identificadas, descritas e elaboradas ao longo de vários passos iterativos pela espiral.
A análise do ambiente do usuário concentra-se no ambiente de trabalho físico. Entre as questões a serem formuladas estão:
- onde a interface será localizada fisicamente?
- o usuário vai estar sentado, em pé, ou realizando outras tarefas não relacionadas à interface?
- O hardware da interface acomoda as restrições de espaço, luz ou ruído?
- Há considerações especiais de fatores humanos determinados por fatores ambientais?
A informação recolhida como parte da atividade de análise é usada para criar um modelo de análise da interface. A atividade de projeto tem início usando-se esse modelo como base.
A meta do projeto de interface é definir um conjunto de objetos e ações de interface que permitam ao usuário realizar todas as tarefas estabelecidas, de um modo que satisfaça todas as metas de usabilidade definidas para o sistema.
A atividade de construção normalmente começa com a criação de um protótipo que permite a avaliação de cenários de uso. À medida que o processo de projeto iterativo continua, ferramentas de desenvolvimento de interface com o usuário podem ser usadas para completar a construção da interface.
A validação concentra-se:
- na capacidade da interface de implementar todas as tarefas do usuário corretamente, de acomodar todas as variantes de tarefa e de atingir todos os requisitos gerais do usuário;
- no grau em que a interface é fácil de usar e de aprender;
- na aceitação dos usuários da interface como ferramenta útil ao seu trabalho.
Referência Bibliográfica
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.