Juliana Jenny Kolb
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Programação Orientada a Objetos
Vídeos Selecionados
Gostei da introdução à POO apresentada neste vídeo. Os exercícios resolvidos também elucidam bem o assunto.
Entrando em detalhes, acredito que este vídeo apresente definições mais objetivas.
Resumo da Aula
A programação orientada a objetos tenta resolver os problemas utilizando modelos organizados a partir de conceitos do mundo real (objetos -> informações dinâmicas, dados).
O objeto é o componente fundamental da POO, combinando estrutura e comportamento em uma única entidade.
O objeto é considerado uma entidade:
- única;
- indivisível;
- abstração de cada indivíduo que compõe o mundo.
Forma de trabalhar com a programação orientada a objetos:
- primeiro, examina-se os dados de um contexto;
- depois, os métodos (procedimentos): desenvolvem-se as operações que vão trabalhar com os dados.
Classes (+)
Princípio da Responsabilidade Única (SRP) (+)
Atributos ou Propriedades (+)
Métodos ou Comportamentos (+)
Visibilidade (+)
Herança (+)
Encapsulamento (+)
Abstração (+)
Polimorfismo (+)
Interface (+)
Coesão e Acoplamento (+)