Home > Engenharia de Software > Sumário > Projeto Arquitetural
Projeto Arquitetural
Projeto arquitetural representa a estrutura dos componentes de dados e programas que são necessárias para construir um sistema baseado em computador. Ele considera o estilo arquitetural que o sistema vai adotar, a estrutura e as propriedades dos componentes que constituem o sistema e os inter-relacionamentos que ocorrem entre todos os componentes arquiteturais de um sistema.
A arquitetura não é o software operacional. Ao contrário, é a representação que permite ao engenheiro de software:
- analisar a efetividade do projeto em satisfazer a seus requisitos declarados;
- considerar alternativas arquiteturais em um estágio em que fazer modificações de projeto e ainda relativamente fácil;
- reduzir os riscos associados à construção do software.
O produto do trabalho é representado pelo projeto arquitetural, onde é criado um modelo abrangendo a arquitetura dos dados e a estrutura do programa. Além disso, o projeto apresenta a descrição de propriedades e relacionamentos (interações) entre componentes.
Entre os principais benefícios da elaboração de projeto arquitetural, constam:
- representações da arquitetura de software constituem um facilitador da comunicação entre todas as partes interessadas no desenvolvimento de um sistema baseado em computador;
- a arquitetura destaca decisões iniciais de projeto que terão um impacto profundo em todo o trabalho de engenharia de software que se segue e, igualmente importante, no sucesso final do sistema como uma entidade operacional;
- a arquitetura “constitui um modelo relativamente pequeno, intelectualmente inteligível de como o sistema é estruturado e como seus componentes trabalham em conjunto” BAS (2003).
Referência Bibliográfica
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.