Juliana Jenny Kolb
Home > Sistemas Operacionais > Virtualização
Propriedades da Virtualização
Em 1974, Popek e Goldberg [Popek e Goldberg, 1974], introduziram 3 propriedades necessárias para que um sistema computacional oferecesse de forma eficiente suporte a virtualização:
- Eficiência: todas instruções de máquina que não comprometem o funcionamento do sistema devem ser executadas diretamente no hardware sem intervenção da máquina virtual.
- Controle de recursos: uma máquina virtual deve ter controle completo sobre os recursos virtualizados sendo estritamente proibido que um programa executando sobre a máquina virtual os acesse diretamente.
- Equivalência: um programa executando sobre uma máquina virtual deve exibir um comportamento idêntico ‡quele apresentado caso a máquina virtual não existisse e o programa acessasse diretamente uma máquina física equivalente.
Essas propriedades se traduziram na classificação do conjunto de instruções de máquina de um processador (ISA) em 3 grupos e em 2 teoremas.
As instruções de máquina são divididas em:
- privilegiadas, que se executadas por um programa em modo usuário causam exceções (trap);
- sensíveis de controle, que permitem a alteração de recursos do sistema;
- sensíveis comportamentais, cujo resultado ou comportamento dependem da configuração de recursos como, por exemplo, conteúdo de registradores internos ou modos de execução do processador.