Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões de Engenharia de Software
Materiais de Estudo disponíveis
Questões – Mainframe – Adabas
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
#1. (CESPE – TCE-RN/2015) O ADABAS é um sistema gerenciador de bancos de dados que utiliza lista invertida, possui recurso de replicação para ADABAS e RDBMS (relational database management system) e fornece SQL padrão para acesso a aplicação externa ou ferramenta de business intelligence.
#2. (CESPE – SERPRO/2013) Na chamada de stored procedures em ADABAS, a passagem de parâmetros é feita por meio dos record buffers.
#3. (FUNCAB – CODATA/2013) O CLOG do ADABAS é usado para registrar:
#4. (FUNCAB – CODATA/2013) Os códigos de comandos ADABAS são compostos por dois caracteres (XY). O primeiro (X) é um caractere alfabético e o segundo (Y) é um caractere alfanumérico. Qual alternativa contém comandos ADABAS usados, respectivamente, para leitura sequencial de registros, recuperação de registros baseada em um critério de busca e inclusão de um novo registro em uma base de dados?
#5. (FUNCAB – CODATA/2013) No livro “Projeto Lógico e Projeto Físico de Banco de Dados”, o professor Valdemar Setzer classifica o modelo lógico de dados do ADABAS como sendo Relacional Não Normalizado. Essa classificação se baseia no fato de o ADABAS:
#6. (FUMARC – PRODEMGE/2011) Analise as afrmativas abaixo, em relação ao desenvolvimento de aplicações em linguagem Natural e banco de dados Adabas. I. O comando READ pode ser usado para ler registros de um banco de dados na ordem em que foram fIsicamente gravados ou na ordem defnida por um campo descritor. II. O comando FIND pode ser usado para selecionar de um banco de dados os registros que satisfazem um critério de pesquisa especifcado. III. O comando STORE pode ser usado para adicionar registros a um banco de dados. Assinale a alternativa VERDADEIRA:
#7. (CESGRANRIO – ELETROBRAS/2010) Um órgão público federal utiliza o ADABAS como sistema gerenciador de banco de dados corporativo. Nesse SGBD, o ISN é o(a)
#8. (CESPE – SAD-PE/2010) Julgue os seguintes itens, relativos à administração de banco de dados Oracle e ADABAS. I Embora seja considerado um SGBD relacional, o ADABAS difere do modelo relacional clássico, entre outras razões, por permitir o uso de campos (ou colunas) de registros com múltiplas ocorrências. II No desenho do ADABAS, existe a preocupação com a provisão de elevado nível de abstração para seus modelos de dados, em detrimento do menor desempenho. III Para se gerenciarem a recuperação após falhas de instâncias e o roolback de transações não comitadas, o Oracle mantém, respectivamente, dois registros independentes, o redo log e o undo record. IV Para estabelecer comunicação primária e direta com o Oracle, a fim de gerenciá-lo, um DBA Oracle, usualmente, emprega a interface gráfica Oracle Enterprise Manager, embasada em tecnologia web. V Em uma instância do Oracle, um DBA pode encontrar tanto vários tablespaces associados a um único datafile quanto várias tables associadas a um único tablespace. Estão certos apenas os itens
#9. (CESPE – INMETRO/2009) Adabas e Natural podem ser componentes de um ambiente de desenvolvimento de aplicações em que o primeiro é um SGBD transacional que suporta modelo de dados com construções próximas às do modelo relacional, enquanto o segundo é uma linguagem de programação de alto nível com uma linguagem embutida de acesso a banco de dados.
#10. (CESPE – SERPRO/2008) Um dos primeiros SGDBs encontrado no mercado foi o Adabas. Originalmente disponibilizado para mainframes IBM, sua única limitação é não acessar SQL ou XML, por motivos comerciais.