Recursos QoS – Protocolos de Enlace de Dados

Juliana Jenny Kolb

teste seu conhecimento

Home > Simulados on-line  > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Redes de ComputadoresQualidade de Serviços – QoS

Recursos QoS – Protocolos de Enlace de Dados

As redes de comutação de pacotes pegam os dados e os quebram em pequenos segmentos chamados de pacotes, e logo em seguida, adicionam as informações de controle e transmitem os dados. Portanto os protocolos de enlace são responsáveis por conectar duas extremidades geograficamente separadas, possibilitando o tráfego de informações nos dois sentidos de transmissão. Serão abordados nesse trabalho dois protocolos utilizados no estudo de caso da empresa Eletrozema Ltda.

Frame Relay

O Frame Relay é um protocolo de comunicação de dados padronizado internacionalmente pelos órgãos:

  • ITU-T – International Telecommunication Union
  • ANSI – American National Standards Institute

Esta tecnologia opera na camada física e de enlace do modelo OSI, onde é definido dentro da rede um caminho lógico, que age como uma linha privada. Este caminho é chamado de circuito virtual (VC). Estes circuitos virtuais podem ser:

  • Permanentes (PV) – caminhos fixos entre dois nós, que sempre estão com acesso disponível.
  • Comutados (SVC) – a conexão é feita de forma dinâmica baseada na requisição do usuário, ou seja, ele é baseado em chamadas.

Um circuito virtual Frame Relay também é composto por um endereço chamado de DLCI (Data Link Connection Identifier). Este endereço é atribuído pela empresa de telecomunicações á qual é feito o aluguel do link. O DLCI possui um significado de endereçamento local na rede ou nuvem da operadora, onde é feito a leitura deste endereço, e em seguida o encaminhamento a rede de destino.

MPLS (Multi-Protocol Label Switching)

O MPLS é uma tecnologia de comutação de dados padronizada pela IETF, funciona em um paradigma baseado em rotulo, rotulando pacotes conforme entrada e saída na rede, ou seja, os dados são processados e divididos em classes de serviço, e em seguida enviados através de caminhos que foram determinados pelas classes. O MPLS trabalha entre as camadas 2 (enlace) e 3 (rede) do modelo OSI, sendo determinando por alguns autores como camada 2,5 (dois e meio) do modelo OSI.

O protocolo possui vários componentes responsáveis pelo encaminhamento de pacotes, são eles:

  • Label – seria uma abreviação do cabeçalho do pacote, de tamanho curto e significado local.
  • Label Switch Path (LSP) – seria o caminho onde os pacotes irão percorrer em uma rede MPLS.
  • Label Distribution (LDP) – protocolo responsável por distribuir os label entre os roteadores.
  • Forwarding Equivalency Class (FEC) – conjunto de regras que irão determinar para qual caminho o pacote seguir para chegar a classe que ele pertence.
  • Label Information Base (LIB) – tabela de encaminhamento, que adiciona ou remove um label a um pacote, direcionando o pacote ao caminho a qual deve ser enviado.
  • Label Switch Router (LSR) – são os roteadores de comutação de rótulos, que ficam situados nas bordas, e no núcleo da rede MPLS.


Site de Referência

http://www.teleco.com.br/tutoriais

Deixe uma resposta