Regras de Negócio

Juliana Jenny Kolb

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Regras de Negócio

Existem diversas definições para as regras de negócio, das quais destacam-se:

Segundo Rosca e colaboradores (1997), as regras de negócio são categorias de requisitos que representam decisões sobre como executar o negócio.

Leite e Leonardi (1998) definem regras de negócios como declarações-resumo, as quais podem ser implementadas em diferentes formas por diferentes procedimentos.

As regras de negócio podem ser representadas de três formas distintas:

Forma declarativa (Gottesdiener, 1997), exemplo:

O campo CPF, na página de cadastro do cliente, deve obrigatoriamente ser preenchido”.

Método ECAA (evento, condição, então-ação, senão-ação), exemplo:

Se campo CPF diferente de “ “,

Salva o registro,

Senão exibe mensagem de erro.”;

Notação de Bubenko Jr., Stirna e Brash (1998), exemplo ilustrado na figura 1.

regras de negócios

Figura 1: Notação para regras de negócio.

Fonte: Adaptado de GUERRINI et al (2014).

Referência Bibliográfica

GUERRINI, Fábio Müller; ESCRIVÃO FILHO, Edmundo; CAZARINI, Edson Walmir; PÀDUA, Silvia Inês Dallavalle de. Modelagem da Organização, uma visão integrada. Porto Alegre: Bookman, 2014.

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