Juliana Jenny Kolb
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Regras de Negócio
Existem diversas definições para as regras de negócio, das quais destacam-se:
Segundo Rosca e colaboradores (1997), as regras de negócio são categorias de requisitos que representam decisões sobre como executar o negócio.
Leite e Leonardi (1998) definem regras de negócios como declarações-resumo, as quais podem ser implementadas em diferentes formas por diferentes procedimentos.
As regras de negócio podem ser representadas de três formas distintas:
Forma declarativa (Gottesdiener, 1997), exemplo:
“O campo CPF, na página de cadastro do cliente, deve obrigatoriamente ser preenchido”.
Método ECAA (evento, condição, então-ação, senão-ação), exemplo:
“Se campo CPF diferente de “ “,
Salva o registro,
Senão exibe mensagem de erro.”;
Notação de Bubenko Jr., Stirna e Brash (1998), exemplo ilustrado na figura 1.
Figura 1: Notação para regras de negócio.
Fonte: Adaptado de GUERRINI et al (2014).
Referência Bibliográfica
GUERRINI, Fábio Müller; ESCRIVÃO FILHO, Edmundo; CAZARINI, Edson Walmir; PÀDUA, Silvia Inês Dallavalle de. Modelagem da Organização, uma visão integrada. Porto Alegre: Bookman, 2014.