Home > Engenharia de Software > Sumário > Desenvolvimento Ágil > Sumário Scrum > O Sprint
Reunião de Planejamento do Sprint
O trabalho a ser executado do Sprint é planejado a partir da colaboração de toda a Equipe do Scrum.
A Reunião de Planejamento do Sprint é fixa em oito horas para um Sprint de um mês. Para Sprints mais curtos, o evento é proporcionalmente menor.
A Reunião de Planejamento do Sprint é dividida em duas partes e respondem às seguintes questões:
• O que será entregue como resultado do Incremento do próximo Sprint?
• Como será realizado o trabalho necessário para entregar o incremento?
• O que será entregue?
Nesta etapa, a Equipe de Desenvolvimento trabalha com o objetivo de prever as funcionalidades que serão desenvolvidas durante o Sprint. O Dono do Produto apresenta os itens do Backlog do Produto de forma ordenada e toda a Equipe do Scrum colabora no entendimento do trabalho do Sprint.
Como dados de entrada para a reunião temos:
• Backlog do Produto;
• último incremento do produto;
• capacidade projetada pela Equipe de Desenvolvimento;
• desempenho da Equipe de Desenvolvimento no Sprint anterior.
Apenas a Equipe de Desenvolvimento pode avaliar o que conseguirá executar no próximo Sprint.
Depois da previsão da Equipe de Desenvolvimento, a Equipe do Scrum produz o Objetivo do Sprint, que oferece uma orientação para a Equipe de Desenvolvimento sobre a construção do incremento.
Como será realizado o trabalho?
Após a previsão do trabalho do Sprint, a Equipe de Desenvolvimento decide como transformará estas funcionalidades em incrementos “Prontos” durante o Sprint. Os itens selecionados do Backlog do Produto para este Sprint somado ao plano para entregá-los é chamado de Backlog do Sprint.
Geralmente, a Equipe de Desenvolvimento inicia desenhando o sistema e o trabalho que precisa ser convertido de um Backlog do Produto em um incremento executável do produto. O trabalho pode variar de tamanho, ou estimativa de esforço.
O trabalho planejado para os primeiros dias é decomposto em unidades de um dia ou menos.
O Dono do Produto pode estar presente durante a segunda parte da Reunião de Planejamento do Sprint para esclarecer itens selecionados do Backlog do Produto. A Equipe de Desenvolvimento pode também convidar outras pessoas para participar da reunião, oferecendo aconselhamento técnico.
No final da reunião de Planejamento do Sprint a Equipe de Desenvolvimento deve estar apta a explicar ao Dono do Produto e ao Scrum Master como pretende trabalhar para conseguir criar o incremento desejado e atingir o Objetivo do Sprint.
Referência Bibliográfica
SCHWABER, Ken; SUTHERLAND Jeff. O Guia do Scrum. www.scrum.org. Acessado em janeiro de 2012.