Home > Sumário Qualidade > Introdução > Qualidade: Projeto e Desenvolvimento de Software > Revisões de Software
Revisão Técnica Formal (FTR)
Uma Revisão Técnica Formal (FTR) é uma atividade de Garantia da Qualidade de Software realizada por engenheiros de software (e outros). A FTR é o filtro mais efetivo do ponto de vista de Garantia da Qualidade.
Os objetivos da FTR são:
- descobrir erros na função, na lógica ou na implementação, para qualquer representação do software;
- verificar se o software sob revisão satisfaz seus requisitos;
- garantir que o software tenha sido representado de acordo com padrões predefinidos;
- conseguir software que seja desenvolvido de modo uniforme;
- tornar os projetos mais administráveis.
Além disso, a FTR serve como uma oportunidade de treinamento, permitindo a jovens engenheiros observar abordagens diferentes para a análise, projeto e implementação de software.
A FTR é na realidade uma classe de revisões que inclui walkthoughs, inspeções, revisões circulares e outras avaliações técnicas de software.
A Reunião de Revisão
Independentemente do formato de FTR escolhido, cada reunião de revisão deve atender às seguintes restrições:
- entre três e cinco pessoas (em geral) devem ser envolvidas na revisão. Preparativos devem ser feitos, os quais não devem exigir mais de duas horas de trabalho de cada pessoa;
- a duração da reunião de revisão deve ser inferior a duas horas;
- à vista dessas restrições, fica óbvio que uma FTR focaliza uma parte específica (e pequena) de todo o software.
O foco de uma FTR é um produto de trabalho (por exemplo, uma parte da especificação de requisitos, o projeto detalhado de um componente, uma listagem do código-fonte de um componente). O indivíduo que desenvolveu o produto de trabalho (produtor) informa ao líder do projeto que o produto do trabalho foi completado e que é necessária uma revisão. O líder do projeto contata um líder de revisão, que avalia se o produto está efetivamente pronto, gera cópias dos materiais do produto e as distribui a dois ou três revisores para preparativos antecipados. Concomitantemente, o líder de revisão também revisa o produto e estabelece uma agenda para a reunião de revisão, que é usualmente marcada para o dia seguinte. A figura 1 ilustra o fluxo do processo de revisão.
Figura 1: Processo de revisão.
Fonte: Autora (2012).
A reunião de revisão tem a participação do líder de revisão, de todos os revisores e do produtor Um dos revisores assume o papel de registrador, isto é, o indivíduo que registra (por escrito) todas as questões importantes levantadas durante a revisão. A FTR começa com a introdução da agenda e uma breve introdução pelo produtor. O produtor então prossegue, percorrendo o produto de trabalho e explicando o material, enquanto os revisores levantam questões baseadas na sua preparação antecipada. Quando problemas ou erros válidos são descobertos, o registrador os anota.
No fim da revisão, todos os participantes da FTR devem decidir se:
- aceitam o produto sem maiores modificações;
- rejeitam o produto devido a erros graves;
- aceitam o produto condicionalmente.
Tomada a decisão, todos os participantes da FTR assinam uma lista na qual indicam sua participação na revisão e sua concordância com os resultados da equipe de revisão.
Referência Bibliográfica
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.