Juliana Jenny Kolb
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SIP
O SIP (Session Initiation Protocol) é um protocolo de controle para criação, modificação e finalização de sessões multimídia e chamadas telefônicas com um ou mais participantes. Os participantes podem ser convidados para sessões do tipo unicast e multicast. O SIP pode convidar usuários para participar de uma nova sessão ou para uma sessão multimídia já existente.
Ele também incorpora o conceito de números de portas fixas para todos os dispositivos e permite o uso de servidores Proxy, com a preocupação de segurança da rede interna. O SIP é baseado em texto o que permite sua fácil implementação com linguagens como: Java, Pearl e outras. O SIP tem arquitetura similar ao protocolo HTTP (Cliente/Servidor), ou seja, todas as requisições geradas pelos clientes são enviadas ao servidor. O servidor processa as requisições e então envia as respostas aos clientes.
Os serviços do SIP para o estabelecimento e encerramento de sessões incluem:
- Localização de Usuário: como um usuário pode se movimentar por toda a rede, ele precisa ser localizado antes de efetivamente iniciar uma comunicação. Este procedimento determina a localização do usuário e a viabilidade dele ser usado para a comunicação;
- Capacidades do Usuário: este procedimento é utilizado para determinar as capacidades de mídia dos usuários envolvidos na comunicação e para determinar os parâmetros de mídia que devem ser usados;
- Disponibilidade do Usuário: após um usuário ser localizado, é necessário saber se ele está disponível para uma nova comunicação. Este procedimento determina se o usuário possui recursos disponíveis para iniciar uma nova comunicação;
- Configuração de Chamada: é o processo de definição dos parâmetros que serão utilizados para o estabelecimento da chamada;
- Controle da Chamada: é o processo de gerenciamento da chamada, incluindo processos de transferência e encerramento de ligações.
O SIP é implementado através das seguintes entidades:
- UA (User Agent): um agente de usuário é um sistema-fim que age em nome de um usuário. Ele consiste de duas partes: um cliente e um servidor;
- UAC (User Agent Client): é a porção cliente do UA que é responsável pelo inicio da comunicação entre um cliente e o servidor. Esta comunicação se inicia através de uma solicitação, mensagem do tipo REQUEST, que estabelece o inicio de uma transação SIP;
- UAS (User Agent Server): é a porção do servidor UA que é responsável por processar uma mensagem do tipo REQUEST enviado pelo UAC;
- Multimedia Session: uma sessão multimídia é a troca de fluxos de informações entre transmissores e receptores multimídias;
- Server: é aplicação que é responsável em receber as mensagens do tipo REQUEST dos usuários e enviar mensagens do tipo RESPONSE. Na prática o Server é um hardware que implementa funções de proxy server, redirect server e a parte UAS.
Site de Referência
http://www.teleco.com.br/tutoriais/