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Six Sigma como Sistema de Administração
Com a experiência, a Motorola observou que a disciplina no uso das métricas e na aplicação da metodologia ainda não era o bastante para obter as melhorias, a inovação e os resultados desejados (sustentáveis ao longo do tempo). Para tanto, a métrica do processo e as metodologias deveriam ser aplicadas em oportunidades de melhoria alinhadas com a estratégia organizacional.
O Six Sigma como um sistema de administração deve tornar clara a estratégia empresarial e as medidas que mais refletem o sucesso da organização para a estratégia adotada, fornecendo a estrutura necessária para priorizar recursos nos projetos que efetivamente melhoram o desempenho.
O sistema de administração proposto pela Six Sigma é uma solução top-down que ajuda a organização a:
- alinhar a estratégia de negócios para a obtenção de melhorias;
- mobilizar times para executar projetos de alto impacto;
- acelerar os melhores resultados empresariais;
- gerenciar e ordenar os esforços para assegurar que as melhorias sejam contínuas.
A consideração que tornou o Six Sigma uma metodologia de sucesso diz respeito à justificativa financeira dos projetos e das abordagens escolhidas. Estas consideram:
- o balanceamento dos recursos disponíveis entre os vários projetos;
- o balanceamento entre os projetos em diferentes fases dos ciclos DMAIC e DMADV(DFSS);
- o balanceamento entre o risco e a recompensa;
- o balanceamento entre projetos de longo e curto prazo.
A melhoria da qualidade afeta o custo e o lucro das organizações. Neste contexto, a implementação do Six Sigma reduz o custo, com a melhoria da qualidade, diminui o retrabalho, traz garantia ao cliente, aumenta a eficiência e a produtividade dos funcionários.
Referência Bibliográfica
WERKEMA, Maria Cristina Catarino. Série Seis Sigma, Volume 1. Belo Horizonte: Werkema, 2004.