Home > Qualidade > Ferramentas de Qualidade
Técnica dos 5 Porquês
A tabela 1 apresenta um exemplo da utilização desta técnica.Esta ferramenta faz parte do processo de realização da análise do problema para identificar sua causa. A técnica é simples, pois propõe sistematicamente a pergunta “por quê” em busca da verdadeira causa do problema, aprofundando a análise até o ponto em que a solução para o problema seja encontrado.
Tabela 1: Exemplo de utilização da Técnica dos 5 Porquês.
Perguntas | Respostas Encontradas |
Por que o produto não foi entregue? | Porque não tinha embalagem |
Por que não tinha embalagem? | Porque a produção não entregou |
Porque a produção não entregou? | Porque não tinha a matéria-prima |
Por que não tinha a matéria-prima? | Porque o fornecedor não entregou |
Por que o fornecedor não entregou? | Porque houve atraso no pagamento |
Fonte: SELEME; STADLER (2008).
Neste exemplo, fica claro que a verdadeira causa do problema foi o “atraso no pagamento do fornecedor”.
Achar a verdadeira causa para o problema se torna mais fácil com a utilização dessa técnica, a qual estrutura o pensamento, permitindo o direcionamento para a ação que efetivamente solucionará o problema apresentado.
Referência Bibliográfica
SELEME, Robson; STADLER, Humberto. Controle da Qualidade: as ferramentas essenciais. Editora IBPEX: Curitiba, 2008.