Juliana Jenny Kolb
Home > Concursos > Questões de Concursos > Conhecimentos Gerais > Língua Portuguesa > Frase, Oração e Período – Coordenação e subordinação
Termos Acessórios da Oração
Termos que apresentam função secundária na construção das orações, posto que são utilizados em determinados contextos sendo dispensáveis em outros.
Os termos acessórios possuem a função de determinar os substantivos exprimindo circunstâncias, são eles: adjunto adverbial, adjunto adnominal, aposto e vocativo.
Adjunto Adverbial
O Adjunto Adverbial corresponde ao termo que se refere ao verbo, ao adjetivo e ao advérbio. São classificados em: modo, tempo, intensidade, negação, afirmação, dúvida, finalidade, matéria, lugar, meio, concessão, argumento, companhia, causa, assunto, instrumento, fenômeno da natureza, paladar, sentimento, preço, oposição, acréscimo, condição, por exemplo: Felizmente a noiva chegou (adjunto adverbial de modo).
Adjunto Adnominal
O adjunto adnominal é o termo que indica o agente da ação, de forma que caracteriza, modifica, determina ou qualifica o nome ao qual se refere (substantivo); por exemplo: As duas crianças pequenas brincaram.
Aposto
O aposto é o termo encarregado de explicar ou detalhar melhor o nome ao qual se refere, por exemplo: Brasília, capital do Brasil, foi construída na década de 60.
Vocativo
Termo independente da oração (não se relaciona com o sujeito ou predicado) que indica o “chamamento” ou a “invocação” de uma pessoa ou de um ser (interlocutor), sendo isolado por vírgulas, por exemplo: Pessoal, vamos para a festa.