Juliana Jenny Kolb
Home > Engenharia de Software > Sumário > Desenvolvimento Ágil
Test-Driven Development (TDD)
O Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD, Test-Driven Development) foi inicialmente proposto por Kent Becker como parte integrante da metodologia Extreme Programming (XP).
O TDD, inicialmente chamado de de “Teste Antes” (test-first), enfatiza a prática de testar o código antes mesmo de escrevê-lo.
O TDD tem como principal objetivo a criação de código-fonte limpo, tornando a manutenção uma tarefa menos árdua. Outra preocupa- ção é o desenvolvimento do software com a funcionalidade desejada pelo cliente, tendo em vista que isso se torna um grande desafio, já que muitas vezes os conceitos se perdem no meio dos processos. Como o TDD antecipa falhas, problemas no resultado final do software são evitados, devido à realização antecipada dos testes, permitindo reduzir custos e tempos. Estas reduções levam a um aumento na qualidade do código-fonte, que será refletida na qualidade do software e outros artefatos.
Processo TDD
A essência do TDD de desenvolvimento é descrita como uma cadeia de tarefas iterativas e conectadas entre si, que consistem em:
- escrever os testes para um pequeno incremento de funcionalidade;
- escrever o código para que tal teste seja executado corretamente;
- refatorar o código para manter a qualidade.
A figura 1 apresenta o ciclo composto por estas três tarefas.
Referência Bibliográfica
FARAH, Julio César Marques. Monografia: INFLUÊNCIAS DA ABORDAGEM TDD NA QUALIDADE DE CÓDIGO-FONTE. UFLA: 2013.