.Teste 1: JEE

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Java > Questões JEE

Materiais de Estudo disponíveis

Apostila on-line 1596_64x64

Teste 1: JEE

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FCC – TCM-GO/2015) Um Analista de Controle Externo da área de TI do TCM/GO está trabalhando em uma aplicação web utilizando a plataforma Java EE. Ciente que os componentes desta aplicação, para serem processados no servidor de aplicações, terão que ser implantados (deployed) em contêineres apropriados, ele esclareceu à equipe de desenvolvimento que servlets, JavaServer Pages, páginas HTML e Java Beans serão implantados e processados no contêiner A. Além disso, alguns componentes serão implantados e processados no contêiner B, destinado a prover a infraestrutura necessária para a execução de componentes de negócio distribuídos que estendem as funcionalidades de um servidor, permitindo encapsular lógica de negócio e dados específicos de uma aplicação. Os contêineres A e B são conhecidos, respectivamente, como

#2. (Quadrix – DATAPREV/2014) Para o caso de um desenvolvedor precisar implementar seu próprio controlador de base de dados, usando a JPA, qual seria a tecnologia de Java EE mais interessante para se implementar esse serviço?

#3. (FUNCAB – MDA/2014) São características das arquiteturas desenvolvidas com tecnologia JEE, COM EXCEÇÃO DE:

#4. (CESPE – ANATEL/2014) Na plataforma JEE (Java Enterprise Edition) versão 6, não é possível encontrar bibliotecas da própria plataforma para o consumo dos serviços REST no formato JSON.

#5. (CESPE – TJ-SE/2014) Na arquitetura Java EE 7, JAXB (Java Architecture for XML Binding) provê uma forma de interagir um schema XML e um programa desenvolvido em Java. Assim, é possível combinar JAXB com JAX-WS (Java API for XML Web Services) na troca de mensagens advindas de Web Services, desde que nessa arquitetura se utilize a versão JAXB 2.2 ou superior.

#6. (FCC – TRT – 16ª REGIÃO (MA)/2014) Na arquitetura Java EE, muito trabalho que poderia ser feito pelo programador é feito por um middleware denominado container. Os tipos principais de container que existem e executam em um servidor de aplicações Java EE completo são:

#7. (FCC – TRT – 2ª REGIÃO (SP)/2014) Um contêiner Java EE pode oferecer serviços como gestão de memória, ciclo de vida e estado de objetos, conexões, transações, serviços de nomes, segurança, tolerância a falhas, integração, clustering, alta disponibilidade, confiabilidade e web services. Um servidor Java EE completo disponibiliza dois tipos principais de contêiner, que são:

#8. (FUNCAB – SEMAD/2013) Observe as seguintes afirmativas sobre o empacotamento de aplicações na arquitetura Java EE.
I. Um descritor de implantação (deployment descriptor) é um documento XML que descreve as configurações de implantação de uma aplicação, de um módulo ou de um componente.
II. Existem três tipos de descritores de implantação: Java EE, EJB e runtime.
III. Módulos EJB são empacotados como arquivos JAR com a extensão (web archive ).
Em relação às afirmativas acima, está(ão) correta(s) apenas:

#9. (FEPESE – JUCESC/2013) São todos componentes do Java EE versão 6.

#10. (CESPE – MPOG/2013) O JME foi criado para trabalhar com ambientes de programação multiprocessados em ambientes distribuídos.

#11. (CESPE – CPRM/2013) Na arquitetura JEE7, compatível com a versão 5 do HTML, a camada de apresentação é muitas vezes representada por páginas web criadas pelo JavaServer Faces, por meio de tags que adicionam comandos HTML. Como exemplo disso, a tag h:command adiciona o elemento HTML que pode ser do tipo submit, reset ou image.

#12. (CESPE – CPRM/2013) Java persistence API (JPA) é uma solução para persistência de dados, utilizada, inclusive, quando há mapeamento do modelo orientado a objeto para bancos de dados relacionais.

#13. (FCC – MPE-AM/2013) Dentre as tecnologias que compõem a plataforma Java EE 7, NÃO está incluída a

#14. (CESPE – CPRM/2013) Java persistence API (JPA) é uma solução para persistência de dados, utilizada, inclusive, quando há mapeamento do modelo orientado a objeto para bancos de dados relacionais.

#15. (FCC – TRE-SP/2017) Considere que em uma servlet de uma aplicação Java EE existem as linhas abaixo:
jee1
Na página dadosTRE.jsp, para receber a variável de requisição definida pelo método setAttribute utiliza-se a instrução:

#16. (FCC – TRE-SP/2017) Considere a imagem de um servidor de aplicação Java EE abaixo. jee2 As lacunas I, II e III são, correta e respectivamente, preenchidas com

#17. (CESPE – SEDF/2017) Acerca de linguagens de programação e J2EE e portais corporativos, julgue o seguinte item.
O uso de multi-threading na renderização paralela possibilita que o usuário de um portal corporativo possa executar uma ação sobre um dos painéis do portal sem que os demais painéis estejam totalmente carregados.

#18. (FUNCAB – CREA-AC/2016) O framework utilizado no Java Enterprise Edition, que permite que o desenvolvedor crie interfaces de usuários através de um conjunto de componentes de interfaces pré-definidas; que fornece um conjunto de tags JSP para acessar os componentes e utiliza Ajax para tornar os processos mais rápidos e eficientes é o:

#19. (CESPE – TRE-PE/2016) A seguir, são apresentados alguns aspectos que devem ser considerados na criação de um software.
– A solução deve atender a uma demanda de aproximadamente 1.500 acessos simultâneos e apresentar o menor tempo de resposta possível para as requisições dos usuários.
– A solução deve poder ser utilizada em computadores pessoais (PC e Mac) e dispositivos móveis (Android, iOS e FirefoxOS).
– Os usuários com dispositivos móveis devem poder utilizar recursos de hardware, tais como câmeras e GPS.
– No futuro, a solução deverá suportar requisições via webservice para a integração a outras soluções.
– Uma das funcionalidades da solução está em um sistema legado em COBOL, que já se encontra adaptado para receber solicitações de outros sistemas de baixa plataforma, sendo a comunicação realizada por meio de mensageria (XML) em um barramento de comunicação proprietária.
– A solução de barramento de comunicação possui uma API em Java disponibilizada para intercambiar a comunicação de aplicações de baixa plataforma com o mainframe; o padrão estabelecido é JMS (Java Message Service), modelo ponto a ponto.
– Deve-se utilizar EJB para implementação da camada de negócios das soluções.

A partir das informações apresentadas, assinale a opção correta.

#20. (CESPE – TRE-RS/2015) Containers são interfaces entre determinado componente e uma funcionalidade de baixo nível de uma plataforma. Acerca dos containers em JEE 7 (Java Platform, Enterprise Edition), assinale a opção correta. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correta

– A gerência da execução dos componentes da aplicação cliente é feita no application client container.

Erradas 

O container pode ser configurado em tempo de deployment, desde que os atributos sejam mantidos, por meio da técnica da segurança declarativa. 

O container pode ser configurado em tempo de deployment, com declarative programming, isto é, mudança de atributos.

– O applet container consiste em um navegador web e um plug-in Java, ambos rodando no servidor Java EE.

O applet container consiste em um navegador da Web e um Java Plug-in executado no cliente em conjunto.

– Devido à persistência dos dados, o container gerencia unicamente serviços configuráveis.

O container também gerencia serviços não configuráveis:

    • O lifecycle dos componentes (achar, criar, destruir, …).

 

    • Pooling de recursos (conexões de bancos de dados, por exemplo).

 

    • Persistência de dados.

 

– O container EJB (Enterprise JavaBeans), que é executado no servidor Java EE, gerencia a execução de páginas JSP e componentes servlets.

O Entertprise Java Bean (EJB) é um componente server-side que encapsula a lógica de negócio de uma aplicação. A lógica de negócio é o código que preenche os objetivos da aplicação. Ocupa a camada web em em um container EJB.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: JEE/J2EE – Java Enterprise Edition ( )

#21. (CESPE – TRE-RS/2015) Acerca de plataforma Java EE e de JSP, assinale a opção correta.

#22. (FGV – PGE-RO/2015) A arquitetura da plataforma Java Enterprise Edition (JEE) é baseada em componentes. Tais componentes operam em ambientes de execução denominados containers, os quais gerenciam o ciclo de vida, provem mecanismos de segurança e disponibilizam os serviços necessários para cada tipo de componente.
Servlets e aplicações java standalone que acessam as facilidades da plataforma JEE são componentes que operam, respectivamente, nos containers:

#23. (FCC – DPE-SP/2015) Para suportar a especificação Java EE, incluindo as tecnologias servlet, JSP e EJB, a Apache Software Foundation, criou um servidor de aplicação chamado

#24. (FCC – TRE-AP/2015) Em uma aplicação corporativa distribuída Java EE, clientes locais (no mesmo server da aplicação) e clientes remotos (em outro server) precisam acessar classes que encapsulam a lógica do negócio no servidor. A tecnologia Java EE ideal para isso é

#25. (ESAF – ESAF/2015) Vários recursos foram modificados e/ou adicionados ao Java EE 6. Entre essas novidades encontram-se Servlet 3, JSF 2 (JavaServer Faces), JPA 2 (Java Persistence API) e CDI (Contexts and Dependency) e o EJB 3.1 (Enteprise JavaBeans). Em relação a esses recursos, é correto afirmar que o

#26. (CESPE – STJ/2015) O JMS (Java Message Service) permite a troca de mensagens assíncronas entre um ou mais clientes e faz parte da especificação do Java EE.

#27. (FCC – TRT – 4ª REGIÃO (RS)/2015)A plataforma Java EE define um padrão de arquitetura de três camadas para o desenvolvimento de aplicações web: Camada de Apresentação (Web Tier), Camada de Negócio (Business Tier) e Camada de Integração (EIS Tier). Na camada de Negócio são representados ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

O Entertprise Java Bean (EJB) é um componente server-side que encapsula a lógica de negócio de uma aplicação.  

ara ler mais sobre o assunto, acesse: JEE/J2EE – Java Enterprise Edition ( )

 

#28. (FGV – TCE-SE/2015) A plataforma Java Enterprise Edition (JEE) consiste de um conjunto de containers que fornecem serviços necessários para desenvolver aplicativos multicamadas com base na Web. Cada componente da plataforma JEE necessita de um tipo de container específico para ser executado.
Em relação aos componentes da plataforma JEE, é correto afirmar que Servlets, Message Driven Beans e JSF Managed Beans rodam, respectivamente, nos seguintes containers:

#29. (FCC – TRT – 15ª Região/2015) Em uma aplicação web que utiliza Enterprise JavaBeans − EJB para implementar um carrinho de compras, utilizou-se um tipo de bean que mantém o estado durante uma sessão com o cliente. Nesta aplicação, para indicar ao servidor que a classe é um bean com estado de sessão deve-se utilizar, antes da declaração da classe, a anotação

#30. (CESPE – TRE-GO/2015) Com relação à JPA (Java persistence API), julgue o item subsequente.
Ao se declarar uma coluna que seja a chave primária de uma tabela, é necessário utilizar a anotação @Id. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Analise o trecho de código:

// A notação @GeneratedValue(strategy=GenerationType.SEQUENCE) informa que o id será gerado automaticamente pelo DB. 
@Id 
@GeneratedValue(strategy=GenerationType.SEQUENCE) 
@Column(name=”id_cliente”) 
public Integer getId_cliente() { 
return id_cliente; 

Onde, os arrobas em cima dos atributos, são as anotações para mapear o seu objeto para a tabela Cliente.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Java Persistence API (JPA) ( )

Ver Resultado

msg

Deixe uma resposta