Teste 2: Orientação a Objetos e UML

Juliana Jenny Kolb

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Teste 2: Orientação a Objetos e UML

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) De acordo com os diagramas que seguem o Unified Modeling Language (UML), o Diagrama de Sequência (Interação) deve

#2. (FGV – IBGE/2017) Daniel foi designado para fazer a modelagem conceitual de dados utilizando a abordagem de entidades e relacionamentos. Um dos requisitos levantados para o sistema a ser desenvolvido apresenta o conceito de que uma pessoa pode ser classificada como pessoa física ou pessoa jurídica.
A alternativa que ilustra a modelagem conceitual de dados para o conceito apresentado é: 

#3. (Quadrix – CRO-PR/2016) Quando o assunto são as principais abordagens de análise e projeto orientados a objetos, podemos citar: 
 I. RUP 
 II. OMT 
 III. POUD 
 Está correto o que é citado somente em:

#4. (Quadrix – CRO-PR/2016) Qual fase da UML é composta pelos diagramas de casos de uso, diagrama de sequência e diagrama de colaboração?

#5. (FGV – IBGE/2016) uml44 I. A figura A ilustra um Diagrama de Classes representando a realização de dependência (realization Dependency) da classe Negócio pela combinação das classes Dono e Empregado.
II. A figura B ilustra um Diagrama de Classes representando o agrupamento de generalizações (GeneralizationSet) do conjunto gênero. 
 III. A figura C ilustra um Diagrama de Atividade com nó de armazenamento (DataStoreNode).
Está correto o que se afirma em:

#6. (IESES – IGP-SC/2017) Considere o diagrama UML (Unified Modeling Language) abaixo e assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas.
  
 I. Um objeto “Bar” deve, obrigatoriamente, estar associado com um único objeto “Foo”. 
 II. O atributo “qux” na classe “Foo” é um atributo abstrato. 
 III. O diagrama possui um erro, pois o atributo “foo” na classe “Bar” deve ser do tipo “Foo”. 
 IV. O diagrama possui um erro, uma vez que o atributo “bar” da classe “Foo” está duplicado. 

#7. (FEPESE – JUCESC/2017 ) Sobre diagramas de classes UML 2, considere as seguintes afirmativas:
1. No diagrama de classes, uma classe é modelada empregando-se três partes: nome da classe, seus atributos e seus métodos.
2. Além das classes, um diagrama de classes modela também o relacionamento entre classes: um para um; um para muitos; zero para um; etc.
3. O diagrama de classes é tido como um diagrama comportamental, uma vez que contém os métodos que definem o comportamento das classes. 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#8. No contexto de Conceitos da UML, qual diagrama UML 2 modela os artefatos de software e também os dispositivos ou hardware que o(s) contém/contêm?

#9. (FEPESE – JUCESC/2017 ) Os mecanismos de extensibilidade UML que possibilitam estender o vocabulário UML de modo a permitir a criação de novos elementos de modelagem; e estender a semântica da modelagem, de modo a criar novas regras ou modificar regras existentes, são, respectivamente:

#10. (FEPESE – JUCESC/2017 ) Sobre o diagrama de componentes UML 2, considere as seguintes afirmativas: 
1. Descreve todos os componentes de um sistema de informação, incluindo os componentes de hardware e software. 
2. Os diagramas de componentes possuem um nível de abstração maior que os diagramas de classes.
3. Além de descrever os componentes propriamente ditos, um diagrama de componentes descreve também como os componentes são interligados entre si. 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#11. (CESPE –  TRE-TO/2017) Assinale a opção que apresenta o mecanismo a partir do qual os detalhes da implementação dos métodos de uma classe são ocultos dos usuários da classe.

#12. (CESPE –  TRE-TO/2017) Na orientação a objetos, a alteração do comportamento dos métodos herdados das superclasses para um comportamento mais específico nas subclasses, de forma a se criar um novo método na classe filha que contém a mesma assinatura e o mesmo tipo de retorno, relaciona-se a

#13. (INAZ do Pará –  CFF/2017) Alguns tipos de banco de dados e certas ferramentas de desenvolvimento de software atualmente utilizam o paradigma da orientação a objetos. Assinale a afirmação correta quanto aos fundamentos da tecnologia de orientação a objetos.  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto:  </br>

– O conceito de herança torna possível que uma classe “herde” em sua definição, variáveis (dados) e métodos (código) de outra classe já existente.  </br>

  • Para ler mais sobre o assunto, acesse: Herança ( )    </br>  </br>

Errado:  </br>

– As classes são instâncias dos objetos que elas próprias definem.   </br>

  • Uma classe é uma descrição que abstrai um conjunto de objetos com características similares. Mais formalmente, é um conceito que encapsula abstrações de dados e procedimentos que descrevem o conteúdo e o comportamento de entidades do mundo real, representadas por objetos.
  • Para ler mais sobre o assunto, acesse: Classe ( )  </br>

– A interface é um recurso da orientação a objeto utilizado em Java que define ações que não devem ser obrigatoriamente executadas, mas que cada classe pode executar de forma igual.  </br>  </br>

– O conceito de polimorfismo possibilita que um objeto seja declarado como pertencendo a mais de uma classe simultaneamente </br>

  • O polimorfismo permite que referências de tipos de classes mais abstratas representem o comportamento das classes concretas que referenciam. Assim, um mesmo método pode apresentar várias formas, de acordo com o seu contexto.
  • Para ler mais sobre o assunto, acesse: Polimorfismo ( )    </br>  </br>

– O conceito de encapsulamento prevê que os objetos sejam montados a partir de cápsulas especiais que permitem o acesso aos seus dados por qualquer entidade externa.  </br>

  • O encapsulamento consiste no fornecimento de serviços bem definidos, sem necessariamente esclarecer como esses serviços são executados.

  • É o princípio pelo qual cada componente de um programa deve agregar toda a informação relevante para sua manipulação como uma unidade (uma cápsula). Aliado ao conceito de ocultamento de informação.

  • Para ler mais sobre o assunto, acesse: Encapsulamento ( )

#14. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre o UML, considere as afirmativas a seguir.
I. Uma agregação é uma forma mais forte de relacionamento de composição.
II. Uma parte pode pertencer a somente um todo de cada vez.
III. Somente uma classe no relacionamento pode representar o todo.
IV. As partes no relacionamento de composição só existem enquanto o todo existir.
Assinale a alternativa correta.

#15. (PUC-PR –  TTJ-MS/2017) Sobre herança em Programação Orientada a Objetos, considere as afirmativas a seguir. 
 I. Uma subclasse é uma instância específica da superclasse. 
 II. A técnica de herança é essencial para o reuso e extendabilidade de classes. 
III. Polimorfismo é a habilidade de uma subclasse realizar herança múltipla de diferentes classes. 
 Está (ão) CORRETA(S) apenas as assertivas:  

#16. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) – Sobre os diagramas da UML (Unified Modeling Language), é INCORRETO afirmar:

#17. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) A respeito do Diagrama de Casos ao lado, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: 
( ) “Calcular Valores Devidos” será executado sempre que o Auxiliar Administrativo visualizar o relatório de fornecedores. 
 ( ) Ao visualizar o relatório de fornecedores, a geração do gráfico é opcional. 
 ( ) O detalhamento do funcionamento de um caso de uso pode ser feito por meio de uma especificação. 
 ( ) Da forma como está especificado, “Auxiliar Administrativo” não irá executar o caso de uso “Gerar Gráfico”. 
 ( ) Os casos de uso são executados na seguinte sequência: primeiro “Visualizar Relatório de Fornecedores”, depois “Gerar Gráfico” e depois “Calcular Valores Devidos”. 
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

#18. (CESPE –  TRT – 7ª Região (CE)/2017) Acerca de orientação a objetos, assinale a opção correta.

#19. (UPENET/IAUPE –  UPE/2017) Em orientação a objetos, o conceito que determina que as classes devem cuidar dos seus atributos de forma exclusiva, expondo o mínimo possível de suas funcionalidades para outras classes, é 

#20. (FUNCERN –  IF-RN/2017) Analise a figura a seguir, que representa graficamente uma classe:   
   
Na classe Exemplo, a visibilidade do atributo2 é do tipo ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Existem basicamente três modos de visibilidade:

    • ( ) público: indica que o atributo ou método pode ser utilizado por qualquer classe;

 

    • (#) protegido: determina que somente a classe possuidora do atributo ou método ou suas sub-classes podem ter acesso ao mesmo;

 

    • (-) privado: significa que somente a classe possuidora do atributo ou método poderá utilizá-lo.

 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Visibilidade ( )

#21. (FGV – IBGE/2016) A figura abaixo representa o diagrama de classes de parte do sistema SOMANUT. Na classe Funcionario, foi implementado o método abstrato calcularSalario. uml Para que a classe Mecanico possa ser instanciada, é necessário que a(s) classe(s):

#22. (CESPE –  TRE-BA/2017) A partir de uma classe derivada de uma superclasse, podem-se invocar métodos que tenham a mesma assinatura, mas comportamentos distintos, ou seja, em que haja alteração do funcionamento interno de um método herdado de um objeto pai. Na orientação a objetos, isso é possível por meio de

#23. (FUNCAB – CREA-AC/2016) No diagrama de classes, escrito em UML, a seguir. crea_java2 O componente X é identificado como sendo uma classe:

#24. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) Com base no diagrama de classes a seguir, responda às questões. 
 
 Considere as alternativas:  
 I- Existem nove classes disponíveis para criação de objetos.  
 II- A classe Casa tem três atributos.  
 III- Um objeto da classe Peão consegue responder qual a sua cor.  
 IV- Um objeto Tabuleiro consegue guardar vários objetos Casa.  
 V- Uma vez que um objeto Casa estiver associado a um objeto Rei, não é mais possível associar o mesmo objeto Casa com um objeto Peão.  
 Assinale a alternativa correta: 

#25. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) A UML é uma linguagem visual para modelar sistemas, independente de programação quanto de processos de desenvolvimento. Entre os diversos diagramas previstos, encontra-se o Diagrama de Casos de Uso. 
Analise as afirmativas a seguir sobre este diagrama: 
 I- É um diagrama usado para representar requisitos funcionais e não-funcionais. 
 II- É um diagrama que representa as funcionalidades externamente observáveis do sistema. 
 III- É um diagrama que precisa ser usado obrigatoriamente com o diagrama de sequência.

#26. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) Verifique o diagrama de casos de uso apresentado por um analista de sistemas referente a um sistema de votação eletrônica: 
 
 Considerando o contexto de uma eleição realizada no Brasil e adotando corretamente a notação da UML, analise as possíveis melhorias a serem feitas no diagrama e escolha a alternativa correta: 

#27. (FCJ – CIGA/2014) São diagramas da UML:

#28. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Ivar Jacobson relata o caso de uso como um documento narrativo que descreve a sequência de eventos de um ator, que usa um sistema, para completar um processo. No caso de uso, o ator pode ser uma pessoa, um sistema ou uma entidade externa. Os casos de usos podem se relacionar usando Include ou Extend. Assinale a alternativa que descreve corretamente o uso destes relacionamentos.

#29. (FCJ – CIGA/2014) Um diagrama de Use Cases descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista:

#30. (FCJ – CIGA/2014) No diagrama de Caso de Uso da UML, o “USE CASE”, representado por uma elipse, é:

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