Teste 2: Decreto nº 1.171/1994

Juliana Jenny Kolb

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Decreto Decreto nº 1.171/1994

Teste 2: Decreto nº 1.171/1994

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

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#1. (IFC – IFC/2014) Considerando os termos do Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994 e suas alterações, analise as alternativas abaixo.
I. Caracteriza-se como uma das regras deontológicas mencionadas no Decreto nº 1.171/94: “A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo”.
II. Caracteriza-se como um dos principais deveres do servidor público, conforme mencionado no Decreto nº 1.171/94: “Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las ao Poder Judiciário”.
III. Caracteriza-se como vedação ao servidor público, conforme o Decreto nº 1.171/94: “Permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores”.
IV. Caracteriza-se como atuação da Comissão de Ética, como previsto no Decreto nº 1.171/94: “A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e advertência e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso”.
V. A Comissão de Ética constituída nos termos do Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, que alterou o Decreto nº 1.171/94 será assim constituída: “Cada Comissão de Ética de que trata o Decreto nº 1.171, de 1994 será integrada por três membros titulares e três suplentes, escolhidos entre servidores e empregados do seu quadro permanente e designados pelo dirigente máximo da respectiva entidade ou órgão, para mandatos não coincidentes de três anos”.
Assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA.

I. Caracteriza-se como uma das regras deontológicas mencionadas no Decreto nº 1.171/94: “A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo”.

II. Caracteriza-se como um dos principais deveres do servidor público, conforme mencionado no Decreto nº 1.171/94: “Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las ao Poder Judiciário”.

III. Caracteriza-se como vedação ao servidor público, conforme o Decreto nº 1.171/94: “Permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores”.

IV. Caracteriza-se como atuação da Comissão de Ética, como previsto no Decreto nº 1.171/94: “A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e advertência e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso”.

V. A Comissão de Ética constituída nos termos do Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, que alterou o Decreto nº 1.171/94 será assim constituída: “Cada Comissão de Ética de que trata o Decreto nº 1.171, de 1994 será integrada por três membros titulares e três suplentes, escolhidos entre servidores e empregados do seu quadro permanente e designados pelo dirigente máximo da respectiva entidade ou órgão, para mandatos não coincidentes de três anos”.

#2. (CESGRANRIO – ANP/2008) Tendo como referência o Código de Ética, aprovado pelo Decreto no 1.171, de 22 de junho de 1994, incluídas suas alterações posteriores, bem como as disposições pertinentes da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, consolidada com as suas várias alterações posteriores, analise as afirmações a seguir.
I – O referido código só é aplicável aos servidores efetivos, não vinculando os servidores temporários.
II – A comissão de ética tem como atribuição fornecer dados, para utilização nos processos de progressão funcional dos servidores.
III – A formação de uma comissão de ética específica, no âmbito dos diversos órgãos federais, é compulsória.
IV – A comissão de ética pode aplicar a pena de suspensão, prevista na Lei no 8.112, de 1990, considerada sua alteração no referido Decreto.
É(São) verdadeira(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

I – O referido código só é aplicável aos servidores efetivos, não vinculando os servidores temporários.  XXIV – Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.
II – A comissão de ética tem como atribuição fornecer dados, para utilização nos processos de progressão funcional dos servidores.
III – A formação de uma comissão de ética específica, no âmbito dos diversos órgãos federais, é compulsória.
IV – A comissão de ética pode aplicar a pena de suspensão, prevista na Lei no 8.112, de 1990, considerada sua alteração no referido Decreto. XXII – A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura 

#3. (EXATUS - IF-TO/2015) Conforme o Decreto nº. 1.171/1994 é vedado ao servidor público, exceto: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

É dever: </br> 

– ser probo, reto, leal e justo demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.  </br>  </br> 

É Vedado: </br> 

– desviar servidor público para atendimento a interesse particular.  </br> 

– apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente.  </br> 

– permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores. </br>  </br> 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Decreto 1.171 ( )

 

#4. (UFMT – UFMT/2014) NÃO é dever fundamental do servidor público, segundo o Decreto N.º 1.171/1994: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Errada: </br> 

– Ter respeito à hierarquia, não representando contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.  </br>  </br> 

O correto seria: ” ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;” </br>  </br> 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Decreto 1.171 ( )

#5. (Quadrix – CRM-ES/2016) São deveres do servidor público, previstos no Decreto nº 1.171/94, exceto:  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Errado: </br>

– Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público, assegurando sempre total solução dos problemas.  </br> </br>

O correto seria: “tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;” </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Decreto 1.171 ( )

#6. (CEFET-MG - CEFET MG - Assistente em Administração - 2021) Baseado no decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público, é INCORRETO afirmar:

#7. (Quadrix - CRN 2 - Secretária Administrativa - 2020) O atendimento ao público é um ato que está diretamento ligado aos objetivos de uma organização e, de acordo com o Decreto n.º 1.171, é dever do servidor público tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e o contato com o público.

#8. (IDECAN - IFRR - Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Biologia - 2020) Levando em conta as disposições do Decreto 1.171, de 22 de junho de 1994, que trata do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, analise as afirmativas a seguir:
I. É dever fundamental do servidor público, dentre outros, zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.
II. É vedado ao servidor público iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos.
III. É dever fundamental do servidor público, dentre outros, apresentar-se ao trabalho no início do horário de expediente, podendo fruir de 20 (vinte) minutos de tolerância para colocar as vestimentas adequadas ao exercício da função.
Assinale

#9. (UFU - UFU - Técnico Administrativo em Educação - Área: Técnico em Contabilidade - 2021) De acordo com o Código de Ética Profissional dos Servidores Públicos do Poder Executivo Federal, é correto afirmar que

#10. (CESPE/CEBRASPE. - PGDF - Técnico Jurídico - Área Apoio Administrativo - 6º Simulado - 2020) Há previsão no Código de Ética para que o servidor resista a qualquer tipo de pressão para gerar benefícios, vantagens ou favores, mas, não há expressamente a orientação de denunciar aos superiores.

#11. (CESPE/CEBRASPE. - PGDF - Técnico Jurídico - Área Apoio Administrativo - 6º Simulado - 2020) O recebimento, por servidor do DF, de presente por ocasião do aniversário, por colegas do setor, não é considerado vantagem de natureza indevida, desde que não seja de valor exorbitante.

#12. (CESPE/CEBRASPE - IBAMA - Analista Administrativo Pós Edital - 2022 - 1º Simulado) O servidor público tem o dever de manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição, mesmo que ele não seja do setor de limpeza da organização.

#13. (CESPE/CEBRASPE - IBAMA - Analista Ambiental - Área: Gestão / Proteção e Controle de Qualidade - 2022) Considerando a hipótese de que, no seu exercício profissional, determinado servidor público tenha utilizado, para fins de interesse particular, os serviços de servidor subordinado a ele, julgue os itens seguintes. Tal conduta do superior hierárquico é expressamente vedada pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

#14. (FAU UNICENTRO - IFPR - Professor - Área: Administração - 2019) O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto 1171/1994), menciona que a função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-adia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Referido valor trata-se de:

#15. (ADM&TEC - Prefeitura de Gravatá - Monitor de Banda - 2020) Analise as afirmativas a seguir:
I. O Governo deve dar publicidade a todos os seus atos administrativos, incluindo, mas não estando limitados a: licitações, despesas públicas, contratação de pessoal, atos relacionados à segurança nacional, atos relacionados às investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, ainda que previamente declarados sigilosos.
II. A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.
Marque a alternativa CORRETA:

#16. (CESPE/CEBRASPE. - PRF - Policial Rodoviário Federal - 1º Simulado - 2020) Constitui regra deontológica cabível ao servidor público civil do executivo federal a publicidade de todos os atos normativos e a proibição de omissão da verdade.

#17. (CESPE/CEBRASPE. - DEPEN - Agente Federal de Execuções Penais - 4º Simulado - 2020) Moralidade, na Administração Pública, vai além do legal e ilegal, incluindo o justo e injusto, honesto e desonesto, tendo como finalidade o bem comum. Aquele que comete falta ética receberá da comissão de ética a penalidade de censura.

#18. (Quadrix - CRN 2 - Assistente Administrativo - 2020) A deontologia é a parte da filosofia que estuda a moral, as consequências da ação, os deveres e as obrigações.

#19. (UFTM - UFTM - Técnico em Assuntos Educacionais - 2021) (Decreto n. 1.171/94) Julgue os itens a seguir em Verdadeiro (V) ou Falso (F):
I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal.
II - Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.
III - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
IV - O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:

#20. (Quadrix - CRN 2 - Assistente Administrativo - 2020) As punições de agentes faltosos não são suficientes para que se zele pela ética pública, sendo indispensável a difusão de boas práticas, a prevenção, a transparência e o controle social.

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