Juliana Jenny Kolb
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Tipos de Terceirização e seus Benefícios
A rápida evolução das telecomunicações e da tecnologia da informação foi fundamental para o aumento das atividades terceirizadas apoiou a criação de diversos tipos de relacionamentos de terceirização (HYDER et al, 2006):
- Full-sourcing ou tradicional: um único provedor de serviço fornecendo para o cliente;
- Co-sourcing: dois provedores de serviços trabalham juntos para fornecer o serviço ao cliente. Normalmente, um dos provedores de serviço é interno e outro é externo ao cliente;
- Multi-sourcing: Vários provedores de serviço fornecem o serviço ao cliente. O cliente tem a responsabilidade de gerenciar e integrar os serviços dos diversos fornecedores.
- Aliança ou best-of-breed consortium: Múltiplos provedores colaboram para servir um ou mais clientes, porém, um dos provedores executa o papel principal no relacionamento com o cliente, gerenciando os outros fornecedores da aliança. A aliança é um modelo intermediário entre o full-sourcing e o multi-sourcing.
- Joint Venture: Diversos provedores de serviço criam uma nova unidade de negócio para servir um ou mais clientes. Freqüentemente, ocorre de o cliente principal participar da sociedade.
- In-sourcing: Um grupo dentro da organização do cliente é selecionado para prover o serviço. Neste caso, este grupo passa a ser gerido como uma entidade externa, competindo com outros fornecedores para prover o serviço ao cliente e a outras organizações.
Os fatores estratégicos que direcionam as organizações a realizarem a terceirização, segundo Hyder (2002), são aqueles que têm impacto direto na posição da companhia no mercado, incluindo:
- Reengenharia para focar as atividades nas competências essenciais da organização;
- Crescente demanda por recursos e gestão dos serviços;
- Aumento dos requisitos de conformidade legais devido às operações globais da organização;
- Necessidade de acesso a capacidades de nível mundial para garantir qualidade;
- Compartilhamento de riscos;
- Aumento das pressões por custo.
Conforme Berson (2001 apud COSTA; MACEDO-SOARES, 2003), as razões das empresas para se buscar a terceirização são:
- A redução e o controle dos custos operacionais;
- Incremento do foco gerencial nas atividades essenciais;
- Acesso a recursos de classe mundial;
- A liberação de recursos internos para outros propósitos;
- A obtenção de recursos não disponíveis internamente.
Referência Bbliográfica
SANTOS NETO, Nelson; PLIOPLIS, Sílvia. O ESTADO DA PRÁTICA DO MODELO eSCM.