Juliana Jenny Kolb
Virtualização
Virtualização é um processo que adiciona uma camada de abstração entre o hardware físico real e o sistema que faz uso dele. Em vez de o servidor acessar o hardware do computador diretamente, um componente intermediário chamado hipervisor cria um ambiente para Virtual Machine (VM), e o Sistema Operacional do servidor é executado neste ambiente. Em outras palavras, a virtualização implanta e mantém várias instâncias de um Sistema operacional (VMs) em um único computador.
*Cada máquina virtual pode ter, além do seu próprio sistema operacional, aplicativos e serviços de rede (Internet). É possível ainda interconectar (virtualmente) cada uma dessas máquinas através de interfaces de redes, switches, roteadores e firewalls virtuais (+), além do uso já bastante difundido de VPN (Virtual Private Networks).
Propriedades da Virtualização
Em 1974, Popek e Goldberg [Popek e Goldberg, 1974], introduziram 3 propriedades necessárias para que um sistema computacional oferecesse de forma eficiente suporte a virtualização:
- Eficiência: todas instruções de máquina que não comprometem o funcionamento do sistema devem ser executadas diretamente no hardware sem intervenção da máquina virtual.
- Controle de recursos: uma máquina virtual deve ter controle completo sobre os recursos virtualizados sendo estritamente proibido que um programa executando sobre a máquina virtual os acesse diretamente.
- Equivalência: um programa executando sobre uma máquina virtual deve exibir um comportamento idêntico ‡quele apresentado caso a máquina virtual não existisse e o programa acessasse diretamente uma máquina física equivalente.
Essas propriedades se traduziram na classificação do conjunto de instruções de máquina de um processador (ISA) em 3 grupos e em 2 teoremas.
As instruções de máquina são divididas em:
- privilegiadas, que se executadas por um programa em modo usuário causam exceções (trap);
- sensíveis de controle, que permitem a alteração de recursos do sistema;
- sensíveis comportamentais, cujo resultado ou comportamento dependem da configuração de recursos como, por exemplo, conteúdo de registradores internos ou modos de execução do processador.
Justificativa de Uso
A utilização mais eficiente busca um maior retorno no investimento feito no hardware. Maior eficiência significa mais trabalho obtido pelo mesmo hardware. Isso é obtido através da distribuição de seus recursos (espaço em memória principal, processador, espaço em disco, etc) entre diferentes programas. Cada programa tem a ilusão de estar executando sozinho no computador quando na realidade ele está compartilhando com os demais.
Ferramentas de Virtualização
Entre as ferramentas mais usadas, constam:
Referência Bibliográfica
CARISSIMI, Alexandre. 26º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos – Virtualização: da Teoria a soluções.
ZACKER, Craig. Instalação e Configuração do Windows Server 2012 R2. Porto Alegre: Bookman, 2015.