F60 – Auditoria da Qualidade

Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Ferramentas e Técnicas

F60 – Auditoria da Qualidade

Ferramenta do processo: << 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade

Uma Auditoria da qualidade é uma revisão estruturada e independente para determinar se as atividades do projeto estão cumprindo as políticas, processo e os procedimentos da organização e do projeto.

Os objetivos de uma auditoria são:

  • identificar todas as boas práticas que estão sendo implementadas;
  • identificar todas as deficiências;
  • compartilhar boas práticas utilizadas ou implementadas em projetos similares;
  • oferecer apoio proativo para melhorar a implementação de processos;
  • destacar as contribuições de cada auditoria no repositório de lições aprendidas da organização.

Os esforços subseqüentes para corrigir deficiências devem resultar em uma redução do custo da qualidade e um aumento da aceitação do produto do projeto por parte do cliente.

As auditorias da qualidade podem ser programadas ou aleatórias, e podem ser realizadas por auditores internos ou externos. Também podem confirmar a implementação de solicitações de mudanças aprovadas, incluído ações corretivas, reparos de defeitos e ações preventivas.

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

Deixe uma resposta