Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Gerenciamento da Qualidade
8.2 Realizar a Garantia da Qualidade
Realizar a Garantia da Qualidade é o processo de auditoria dos requisitos de qualidade e dos resultados das medições de controle da qualidade para garantir que sejam usados os padrões e definições estabelecidos.
O processo também inclui a Melhoria Contínua do Processo, que é um meio interativo de melhorar a qualidade de todos os processos. A Melhoria Contínua de Processos reduz o desperdício e elimina as atividades que não agregam valor, permitindo que os processo sejam operados com níveis mais altos de eficiência e eficácia.
A figura 1 ilustra as entradas, ferramentas e saídas do processo Realizar a Garantia da Qualidade.
Figura 1: Entradas, ferramentas e saídas do processo Realizar a Garantia da Qualidade.
Fonte: Adaptado do PMBok (2013).
A figura 2 apresenta as integrações do processo Realizar a Garantia da Qualidade.
Figura 2: Integrações do processo Realizar a Garantia da Qualidade
Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada
Entradas
8.1 – S1 – Plano de Gerenciamento da Qualidade (+)
8.1 – S2 – Plano de Melhorias no Processo (+)
8.3 – S3 – Medições de Controle de Qualidade (+)
E8 – Documentos do Projeto (+)
Ferramentas
F59 – Ferramentas de Controle da Qualidade (+)
F60 – Auditoria da Qualidade (+)
F61 – Análise de Processos (+)
Saídas
4.3 – S1 – Solicitações de Mudanças (+)
S1 – Atualizações do Plano de Gerenciamento de Projeto (+)
S2 – Atualizações dos Documentos do Projeto (+)
S3 – Atualizações de Ativos de Processos Organizacionais (+)
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.