Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Ferramentas e Técnicas
F60 – Auditoria da Qualidade
Ferramenta do processo: | << 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade |
Uma Auditoria da qualidade é uma revisão estruturada e independente para determinar se as atividades do projeto estão cumprindo as políticas, processo e os procedimentos da organização e do projeto.
Os objetivos de uma auditoria são:
- identificar todas as boas práticas que estão sendo implementadas;
- identificar todas as deficiências;
- compartilhar boas práticas utilizadas ou implementadas em projetos similares;
- oferecer apoio proativo para melhorar a implementação de processos;
- destacar as contribuições de cada auditoria no repositório de lições aprendidas da organização.
Os esforços subseqüentes para corrigir deficiências devem resultar em uma redução do custo da qualidade e um aumento da aceitação do produto do projeto por parte do cliente.
As auditorias da qualidade podem ser programadas ou aleatórias, e podem ser realizadas por auditores internos ou externos. Também podem confirmar a implementação de solicitações de mudanças aprovadas, incluído ações corretivas, reparos de defeitos e ações preventivas.
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.