10.1 Planejar a Comunicação do Projeto

teste seu conhecimento

Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Gerenciamento da Comunicação

 10.1 Planejar a Comunicação do Projeto

Planejar as Comunicações é o processo de determinar as necessidades de informação das partes interessadas no projeto e definir uma abordagem de comunicação.

O planejamento da comunicação deve responder as seguintes perguntas:

  • quem precisa da informação?
  • quando?
  • como serão fornecidas?
  • quem irá fornecer?

A identificação das necessidades de informações das partes interessadas e a determinação dos meios adequados para atender a essa necessidade são fatores importantes para o sucesso do projeto.

Comunicação eficiente significa fornecer apenas as informações que são necessárias.

A figura 1 ilustra as entradas, ferramentas e saídas do processo Planejar as Comunicações.

10.1 Planejar a Comunicação do Projeto

 Figura 1: Entradas, ferramentas e saídas do processo Planejar as Comunicações

Fonte: Adaptado do PMBok (2013)

A figura 2 apresenta as integrações do processo Planejar as Comunicações.

10.1 Planejar a Comunicação do Projeto

Figura 2: Integrações do processo Planejar as Comunicações

Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada

 

Entradas

4.2 – S1 – Plano de Gerenciamento do Projeto (+)

13.1 – S1 – Registro das Partes Interessadas  (+)

E6 – Fatores Ambientais da Empresa  (+)

E7 – Ativos de Processos Organizacionais (+)

Ferramentas

F4 – Reuniões (+)

F113 – Métodos de Comunicação (+)

F115 – Análise dos Requisitos da Comunicação (+)

F116 – Tecnologia da Comunicação (+)

F117 – Modelos de Comunicação (+)

Saídas

10.1 – S1 – Plano de Gerenciamento de Comunicação (+)

Modelo: Plano de Gerenciamento da Comunicação.docx ou Plano de Gerenciamento da Comunicação.html.

S2 – Atualizações dos Documentos do Projeto (+)

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

Deixe uma resposta