Programação Orientada a Objetos

Juliana Jenny Kolb

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Programação Orientada a Objetos

Vídeos Selecionados

Gostei da introdução à POO apresentada neste vídeo. Os exercícios resolvidos também  elucidam bem o assunto.

Entrando em detalhes, acredito que este vídeo apresente definições mais objetivas.

Resumo da Aula

A programação orientada a objetos tenta resolver os problemas utilizando modelos organizados a partir de conceitos do mundo real (objetos -> informações dinâmicas, dados).

O objeto é o componente fundamental da POO, combinando estrutura e comportamento em uma única entidade.

O objeto é considerado uma entidade:

  • única;
  • indivisível;
  • abstração de cada indivíduo que compõe o mundo.

Forma de trabalhar com a programação orientada a objetos:

  1. primeiro, examina-se os dados de um contexto;
  2. depois, os métodos (procedimentos): desenvolvem-se as operações que vão trabalhar com os dados.

 

Classes (+)

Princípio da Responsabilidade Única (SRP) (+)

Atributos ou Propriedades (+)

Métodos ou Comportamentos (+)

Visibilidade (+)

Herança (+)

Encapsulamento (+)

Abstração (+)

Polimorfismo (+)

Interface (+)

Coesão e Acoplamento (+)

 

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