Protocolos POP e IMAP

Juliana Jenny Kolb

teste seu conhecimento

Home > Redes de Computadores > Modelos de Arquitetura de Redes > Modelo OSI

Protocolos POP e IMAP

POP – Post Office Protocol

O POP (Protocolo de Posto dos Correios) é um Protocolo padronizado e instituído pela ISO para recebimento de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de entrada.

Esse protocolo trabalha com a transferência da mensagem para o dispositivo configurado à receber, realizando o download da informação e fechando a conexão, apenas permitindo também um acesso por vez. Dessa forma, o e-mail será retirado (baixado) do servidor de entrada e será armazenado no dispositivo ajustado com o protocolo POP para recebimento dos e-mails (armazenado localmente). O POP pode ser classificado como o Protocolo Offline de Entrada.

Pontos Positivos: Requer menos banda de conexão e a consulta dos e-mails já baixados sem a necessidade de conexão com a internet, além de desocupar o espaço na hospedagem e/ou na caixa de e-mail.

Pontos Negativos: Necessita de um Software Gerenciador de contas de e-mail instalado e configurado no dispositivo (Ex.: Microsoft Outook e Mozilla Thunderbird). Precisa ser feito backup (cópia segura) dos arquivos que contém os e-mails.

Indicação: Ao usuário que utiliza em sua rotina o mesmo computador para acessar a conta de e-mail configurada com POP3 e possui banda baixa (lenta) de conexão com a internet ou plano de internet limitado.

Procedimento Correto 1:

Caso seu protocolo de servidor de entrada ideal seja o POP, é de DEMASIADA IMPORTÂNCIA ATENÇÃO COM O BACKUP DESSES DADOS, pois uma vez perdidos ou apagados não podem ser recuperados. Faça sempre cópia desses arquivos de seu HD (Disco Rígido). Consulte seu técnico responsável.

Procedimento Correto 2:

Caso seja necessário a exclusão de uma conta de e-mail em um software gerenciador, é  NECESSÁRIO ANTECIPADAMENTE VERIFICAR AS CONFIGURAÇÕES DO SOFTWARE, POIS PODE SER PRECISO REALIZAR ANTES O BACKUP DOS E-MAILS, pois uma vez perdidos ou apagados não podem ser recuperados.

Quaisquer descuido por parte do usuário em relação a falta do Backup de seus dados poderá ser irreversível, por isso, não deixe de realizar o backup com a orientação do seu técnico de informática e realize testes de funcionamento do backup periodicamente. O Backup deve ser realizado em dispositivo diferente de onde estão os seus dados.

Versões

O POP possui as versões POP2 e POP3. Entre outras funções, o POP3 requer autenticação de usuário e senha, sendo a melhor opção para utilizar na internet criando mais uma camada de segurança, enquanto a POP2 realiza operação apenas por autenticação de endereço IP. Utilizamos unicamente o POP3.

Porta de Comunicação

  • 110 – POP3

 

IMAP – Post Office Protocol

O IMAP (Protocolo de Acesso a Mensagem da Internet) é o segundo Protocolo padronizado e instituído pela ISO para recebimento de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de entrada.

Esse protocolo trabalha com a  sincronização do dispositivo configurado com o servidor de mensagens, de forma poder acessar de acordo com as configurações escolhidas quase que em tempo real as informações no servidor, além e permitir acessos simultâneos a uma conta de e-mail. O IMAP pode ser classificado como o Protocolo Online de Entrada. Em outras palavras, o IMAP mantém estado das mensagens no servidor, possibilitando a sincronização das mesmas pastas e mensagens em vários dispositivos distintos.

Pontos Positivos:  Maior mobilidade ao acesso às contas de e-mail, automatização de recebimento dos e-mails e simultaneidade de acesso a uma determinada conta de e-mail.

Pontos Negativos: Maior preocupação com segurança por estar com conexão ativa com o servidor, necessita de estabilidade e qualidade na conexão com a internet e ocupação do espaço em disco na hospedagem/caixa de e-mail.

Indicação: Usuários que utilizam Dispositivos Móveis com internet ou se conectam de diferentes dispositivos/computadores para acessar sua conta de e-mail.

Procedimento Correto :

Verificar a confiabilidade dos dispositivos/computadores por onde está sendo feita a conexão, e preferencialmente não utilizar dispositivos de terceiros, pois além da possibilidade de contaminação de seus arquivos e/ou problemas oriundos disso (como exclusão de e-mails), ainda também pode ocorrer o extravio dos seus dados de acesso.

Versões

O Protocolo IMAP possui as versões IMAPIMAP2IMAP3 e IMAP4.

Todos utilizam a mesma porta, e o IMAP4 é ultima versão.

Porta de Comunicação

  • 143 – Padrão.

 

Artigos Relacionados