Questões – Lei n. 12.965/14

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  > Questões de Concursos > Conhecimentos Gerais > Questões Leis, Decretos e Estatutos

Materiais de Estudo disponíveis

Apostila on-line  1596_64x64

Questões – Lei n. 12.965/14

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FGV - SF - Técnico Legislativo - Área Policial Legislativo (Pós-Edital) - 2022 - 3º Simulado) Com relação aos conceitos definidos na Lei n. 12.965/2014, conhecida como Marco Civil da Internet, assinale a alternativa que é um dos fundamentos da Lei:

Art. 2o A disciplina do uso da internet no Brasil tem como fundamento o respeito à liberdade de expressão, bem como:

I – o reconhecimento da escala mundial da rede;

II – os direitos humanos, o desenvolvimento da personalidade e o exercício da cidadania em meios digitais;

III – a pluralidade e a diversidade;

IV – a abertura e a colaboração;

V – a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e

VI – a finalidade social da rede.

 

#2. (Objetiva Concursos - IPASSP-SM - Agente - Área: Processamento - 2022) Segundo a Lei nº 12.965/2014, a disciplina do uso da internet no Brasil tem por objetivos, entre outros, a promoção do(a):
I. Acesso à informação, ao conhecimento e à participação na vida cultural e na condução dos assuntos públicos.
II. Inovação e do fomento à ampla difusão de novas tecnologias e modelos de uso e acesso.
III. Adesão a padrões tecnológicos abertos que permitam a comunicação, a acessibilidade e a interoperabilidade entre aplicações e bases de dados.
Está(ão) CORRETO(S):

#3. (Objetiva Concursos - Prefeitura - Agente - Área: Processamento - 2021) De acordo com a Lei nº 12.965/2014, sobre a guarda de registros de conexão, em relação à atuação do Poder Público, as iniciativas públicas de fomento à cultura digital e de promoção da internet como ferramenta social devem:
I. Promover a inclusão digital.
II. Buscar reduzir as desigualdades, sobretudo entre as diferentes regiões do País, no acesso às tecnologias da informação e comunicação e no seu uso.
III. Fomentar a importação e a circulação de conteúdo estrangeiro.
Está(ão) CORRETO(S):

#4. (Instituto AOCP - PC GO - Delegado de Polícia Substituto (Pós-Edital) - 2022 - 3º Simulado) A respeito da Lei n. 12.965/2014, o acesso à internet é essencial ao exercício da cidadania, e ao usuário são assegurados os seguintes direitos, exceto:

#5. (CESPE/CEBRASPE. - BANESE - Técnico Bancário I - 3º Simulado Pós Edital - 2021) A Lei n. 12.965/2014 (Marco Civil da Internet) é constituída por fundamentos, princípios e objetivos, sendo um de seus objetivos a responsabilização dos agentes de acordo com suas atividades, nos termos da lei.

A responsabilização dos agentes de acordo com suas atividades, nos termos da lei, é um dos princípios da referida lei, e não um objetivo.

#6. (Objetiva Concursos - Prefeitura - Analista de Sistemas - 2021) De acordo com a Lei nº 12.965/2014, a habilitação de um terminal para envio e recebimento de pacotes de dados pela internet, mediante a atribuição ou autenticação de um endereço IP, é denominado como:

#7. (Objetiva Concursos - IPASSP-SM - Agente - Área: Processamento - 2022) Segundo a Lei nº 12.965/2014, o acesso à internet é essencial ao exercício da cidadania, e ao usuário são assegurados alguns dos seguintes direitos, EXCETO:

#8. (TRF4 - TRF 4 - Juiz Federal Substituto - 2022) Assinale a alternativa INCORRETA. No que diz respeito à disciplina do Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014):

#9. (IBFC - SEMAD-GO - Analista Ambiental - Área: Direito - 2023) O Marco Civil da Internet, Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014, estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil. A respeito desta lei, assinale a alternativa incorreta.

#10. (CESPE/CEBRASPE. - BANESE - Técnico Bancário I - 1º Simulado - 2021) De acordo com a Lei n. 12.965/2014, conhecida como o Marco Civil da Internet, o provedor de aplicações de internet poderá responder subsidiariamente pela violação da intimidade decorrente da divulgação, sem autorização, de imagens, de vídeos ou de outros materiais contendo cenas de nudez ou de atos sexuais de caráter privado, caso não promova sua indisponibilização de forma diligente, ainda que produzidos por terceiros.

#11. (Objetiva Concursos - Prefeitura de Guaraniaçu - Técnico em Informática - 2022) De acordo com a Lei nº 12.965/2014, a disciplina do uso da internet no Brasil tem, por alguns objetivos, a promoção:
I. Do direito de acesso à internet a todos.
II. Do acesso à informação, ao conhecimento e à participação na vida cultural e na condução dos assuntos públicos.
III. Da inovação e do fomento à ampla difusão de novas tecnologias e modelos de uso e acesso.
Está(ão) CORRETO(S):

#12. (Instituto Consulplan - MPE MG - Analista - Área: Tecnologia da Informação/ Segurança de TI - 2023) A Lei nº 12.965/2014 do marco civil da internet estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil e determina as diretrizes para atuação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios em relação à matéria. Em relação à provisão de conexão e aplicações de internet referente a tal normativa, assinale a afirmativa correta.

#13. (VUNESP - TCM SP - Auditor de Controle Externo - Área Tecnologia da Informação - 2023) O Marco Civil da Internet (Lei no 12.965, de 23 de abril de 2014), no seu artigo 13, trata da provisão de conexão à internet. Em relação a essa questão, tem-se que

#14. (Objetiva Concursos - Prefeitura de Laranjal - Técnico em Informática - 2023) De acordo com a Lei nº 12.965/2014, a disciplina do uso da internet no Brasil tem como fundamento o respeito à liberdade de expressão, bem como a:
I. Finalidade social da rede.
II. Livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor.
III. Pluralidade e a diversidade.
Estão CORRETOS:

#15. (IBFC - PM RN - Aluno Oficial - PM - 2022) A Lei nº 12.965/2014, conhecida como Marco Civil da Internet, estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Sobre o assunto, assinale um princípio que disciplina o uso da internet no Brasil.

Art. 3o  A disciplina do uso da internet no Brasil tem os seguintes princípios:

I – garantia da liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, nos termos da Constituição Federal;

II – proteção da privacidade;

III – proteção dos dados pessoais, na forma da lei;

IV – preservação e garantia da neutralidade de rede;

** A neutralidade da rede (ou neutralidade da Internet, ou princípio de neutralidade) significa que todas as informações que trafegam na rede devem ser tratadas da mesma forma, navegando à mesma velocidade.

V – preservação da estabilidade, segurança e funcionalidade da rede, por meio de medidas técnicas compatíveis com os padrões internacionais e pelo estímulo ao uso de boas práticas;

VI – responsabilização dos agentes de acordo com suas atividades, nos termos da lei;

VII – preservação da natureza participativa da rede;

VIII – liberdade dos modelos de negócios promovidos na internet, desde que não conflitem com os demais princípios estabelecidos nesta Lei.

Ver Resultado

Deixe uma resposta