Questões – POP3 e IMAP

Se você achou este artigo útil, ajude a mantê-lo disponível, compartilhe!
facebook Questões - POP3 e IMAPfacebook Questões - POP3 e IMAPfacebook Questões - POP3 e IMAPfacebook Questões - POP3 e IMAP

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Redes de Computadores

Materiais de Estudo disponíveis

Apostila on-line facebook Questões - POP3 e IMAP

Questões – POP3 e IMAP

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Questão #1: (FCC –  TRT – 3ª Região (MG)/2015) Considere os seguintes protocolos para Internet (TCP/IP): HTTP (navegação na World Wide Web), FTP (transporte de arquivos), SMTP (envio de email), SSH (login remoto seguro) e IMAP (gerenciamento de correio eletrônico).  Os protocolos citados atuam na camada 

? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.Questão #2: (IF-CE – IF-CE/2017) O serviço de email utiliza alguns protocolos de mensageria. Ao fazer uso de serviços de email diretamente pelo navegador, é possível ler e enviar e-mails diretamente do servidor, ou seja, sem a necessidade de fazer o download e upload das mensagens para o computador local. Para isso, devem ser utilizados, respectivamente, os protocolos

Correto:   - IMAP   Esse protocolo trabalha com a  sincronização do dispositivo configurado com o servidor de mensagens, de forma poder acessar de acordo com as configurações escolhidas quase que em tempo real as informações no servidor, além e permitir acessos simultâneos a uma conta de e-mail. O IMAP pode ser classificado como o Protocolo Online de Entrada.   

Porta de Comunicação: 143 – Padrão.    

Para ler mais sobre o assunto, acesse: POP e IMAP (+) - SMTP   O SMTP (Protocolo Simples de Transferência de Mensagem) é o único Protocolo padronizado e instituído pela ISO para envio de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de saída/servidores de envio.    Porta de Comunicação: 25 – Primogênita e 587 – Recomendada.    Para ler mais sobre o assunto, acesse: SMTP (+) 

Questão #3: (UFES – UFES/2016) Existem 65536 portas TCP, numeradas de 0 a 65535. Cada porta pode ser usada por um programa ou serviço diferente, de forma que seria possível ter até 65536 serviços diferentes simultaneamente ativos em um mesmo servidor, com um único endereço IP válido. Com relação à numeração das portas TCP, é CORRETO afirmar: 

? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.Questão #4: (IBFC – EBSERH/2017) Quanto aos principais protocolos de Correio Eletrônico, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta (de cima para baixo): 
 ( ) No Brasil provedores utilizam o SMTP na porta 587 para diminuir spams. 
 ( ) POP3 é um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. 
 ( ) IMAP é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet.

(V) No Brasil provedores utilizam o SMTP na porta 587 para diminuir spams. 
  • Porta de Comunicação: 25 – Primogênita e 587 – Recomendada.   Para ler mais sobre o assunto, acesse: SMTP (+)  
(V) POP3 é um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico.  
  • Esse protocolo trabalha com a transferência da mensagem para o dispositivo configurado à receber, realizando o download da informação e fechando a conexão, apenas permitindo também um acesso por vez. Dessa forma, o e-mail será retirado (baixado) do servidor de entrada e será armazenado no dispositivo ajustado com o protocolo POP para recebimento dos e-mails (armazenado localmente). O POP pode ser classificado como o Protocolo Offline de Entrada. Para ler mais sobre o assunto, acesse: POP/IMAP (+)  
(F) IMAP é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet. 
  • O IMAP (Protocolo de Acesso a Mensagem da Internet) é o segundo Protocolo padronizado e instituído pela ISO para recebimento de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de entradaPOP/IMAP (+)
     

Questão #5: (CESPE –   CGE-PI/2015) No Mozilla Thunderbird, o uso do protocolo IMAPS requer que o servidor de email também utilize o protocolo POP3S para envio de correio entre servidores de email.

? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.Questão #6: (PUC-PR –  TJ-MS/2017) Considerando o conjunto de protocolos utilizados em redes TCP/IP indique a afirmativa CORRETA.

Correto: 
As mensagens do protocolo DNS são transportadas sobre UDP. As aplicações cliente utilizam o DNS para resolver o nome de um servidor em um endereço IP. Como o UDP é não confiável, o cliente DNS reenvia sua consulta, em um número limitado de tentativas, caso a resposta não chegue a tempo. 
  • Por padrão, o DNS usa o protocolo User Datagram Protocol (UDP) na porta 53 para servir as solicitações/requisições. Para ler mais sobre o assunto, acesse: DNS (+)
Errado:  
A função do protocolo ARP é determinar o endereço MAC de uma interface de rede associada a um endereço IPv4 ou IPv6 
  •  Principal função do ARP é permitir conhecer o endereço físico de uma placa de rede que corresponde a um endereço IP.  ARP não existe mais no IPv6, que padronizou a procura de endereços físicos. Para ler mais sobre o assunto, acesse: ARP (+)  
O serviço de DHCP não é mais suportado no IPv6, uma vez que essa nova versão do protocolo IP introduziu um mecanismos de auto configuração de endereços que dispensa o seu uso.  
  • O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol (protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais.  Para ler mais sobre o assunto, acesse: DHCP (+)  
O protocolo UDP oferece um serviço de entrega de pacotes não confiável, por exemplo, no UDP não há retransmissão automática de pacotes em caso de perdas. Dessa forma nenhuma aplicação que necessite de serviços de comunicação confiável utiliza o UDP.  
Os protocolos POP3 e IMAP4 oferecem serviços similares no processo de transmissão e recebimento de e-mail. Ambos são utilizados pelas aplicações clientes para enviar e receber e-mails de um servidor. Já os servidores se comunicam usando SMTP.  
  • O POP (Protocolo de Posto dos Correios) é um Protocolo padronizado e instituído pela ISO para recebimento de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de entrada.
  • O IMAP (Protocolo de Acesso a Mensagem da Internet) é o segundo Protocolo padronizado e instituído pela ISO para recebimento de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de entrada.
  • Para ler mais sobre o assunto, acesse:  POP/IMAP (+)

Questão #7: (FCC –  TRT – 13ª Região (PB)/2014) Os serviços de correio eletrônico (e-mail) da Internet operam por meio dos protocolos SMTP, POP e IMAP, disponibilizados nos servidores de e-mail. Antônio, usuário do serviço de e-mail e técnico de informática, escolheu o protocolo POP para a comunicação do seu aplicativo de e-mail com o servidor, tendo como vantagem

Questão #8: (COPESE – UFPI – UFPI/2014) Sobre protocolos relevantes para aplicações de internet, assinale a opção CORRETA.

Questão #9: Sobre o protocolo IMAP, é correto afirmar que

? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.Questão #10: (FUNDEP (Gestão de Concursos) – CRM – MG/2017) Os protocolos para envio e recebimento de e-mail na internet são, respectivamente:

Correto: 
SMTP e POP. 
  • O SMTP (Protocolo Simples de Transferência de Mensagem) atua na camada de Aplicação tando do Modelo OSI quanto do Modelo TCP/IP e é o único Protocolo padronizado e instituído pela ISO para envio de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de saída/servidores de envio.  Para ler mais sobre o assunto, acesse: SMTP (+)
  • O POP (Protocolo de Posto dos Correios) é um Protocolo padronizado e instituído pela ISO para recebimento de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de entradaPara ler mais sobre o assunto, acesse: POP/IMAP (+) 
     
Errado:  
SNMP: O SNMP foi criado para facilitar o monitoramento e gerenciamento de redes permitindo que uma ferramenta de gerenciamento possa trabalhar com produtos e serviços de diversos fabricantes. Para ler mais sobre o assunto, acesse:  SNMP (+)    

Questão #11: (NUCEPE – SEJUS-PI/2017) O correio eletrônico, simplesmente chamado de e-mail, é um serviço de internet ou intranet que permite compor, enviar e receber mensagens por meio de sistemas eletrônicos de comunicação. Diante disso, marque a alternativa CORRETA em relação às afirmativas abaixo: 
 I. O Simple Mail Transfer Protocol – SMTP é o protocolo padrão para envio de e-mails entre clientes e servidores, como também entre servidores. 
 II. O Post Office Protocol – POP3 e o Internet Message Access Protocol – IMAP são os protocolos de recebimento de e-mails, sendo o primeiro uma versão mais robusta do segundo. 
 III. As mensagens de e-mail consistem basicamente de duas seções principais: o corpo – estruturado em campos, tais como remetente, destinatário e outras informações sobre a mensagem; o cabeçalho – contém o texto da mensagem. 

Questão #12: (FCC – SABESP/2014) No protocolo IMAP4, dados transmitidos pelo servidor ao cliente e respostas de estado que não indicarem a conclusão do comando, serão prefixadas com o token “*” (asterisco) e chamadas de respostas não rotuladas (untagged). As informações do servidor podem ser enviadas em resposta a um comando

? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.Questão #13: (IFB – IFB/2017) Sobre o processo de envio de mensagem eletrônica e seus protocolos, assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) para cada uma das afirmativas abaixo. 
 ( ) Os protocolos SMTP e POP são soluções alternativas para o envio de mensagens de correio eletrônico. 
 ( ) Os registros de recursos tipo MX e tipo A são fundamentais para que se possa enviar um e-mail. 
 ( ) O Agente de Transferência é um software usado para compor a mensagem e enviá-la ao destinatário. 
 Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

(F) Os protocolos SMTP e POP são soluções alternativas para o envio de mensagens de correio eletrônico.  
  • SMTP: O SMTP (Protocolo Simples de Transferência de Mensagem) atua na camada de Aplicação tando do Modelo OSI quanto do Modelo TCP/IP e é o único Protocolo padronizado e instituído pela ISO para envio de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de saída/servidores de envioPara ler mais sobre o assunto, acesse: SMTP (+) 
  • POP: O POP (Protocolo de Posto dos Correios) é um Protocolo padronizado e instituído pela ISO para recebimento de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de entrada
(V) Os registros de recursos tipo MX e tipo A são fundamentais para que se possa enviar um e-mail.  
  • Um MX record ou Mail exchanger record é um tipo de recurso no registro do DNS, especifica como internet e-mail que devem ser encaminhadas utilizando o SMTP. Cada MX record contém uma prioridade e um nome de host, a fim de que a coleta de registros para um determinado nome do domínio aponte para os servidores que deverão receber mensagens de e-mail para este domínio, bem como a sua prioridade em relação a si. O nome de host contidos em um registro MX deve ter um endereço, ou seja, um registro DNS A ou AAAA. 
    Para ler mais sobre o assunto, acesse:  MX (+)
(F) O Agente de Transferência é um software usado para compor a mensagem e enviá-la ao destinatário.  
  • MTA (mail transfer agent):  programas que enviam e recebem e-mails entre servidores.
 

Questão #14: (CESPE – TJ-SE/2014) As características do protocolo IMAP (Internet Message Access Protocol) permitem que os campos From e Reply-to do cabeçalho sejam falsificados, tornando possível, assim, a aplicação da técnica de email spoofing.

Questão #15: (IBFC – POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/2017) Servidores de correio eletrônico (e-mail) utilizam o protocolo SMTP para o envio de mensagens, entretanto, na manipulação de caixa postais para a recuperação de mensagens, são utilizados outros protocolos. Abaixo são apresentados os nomes de três protocolos: 
 I. SMB (Server Message Block). 
 II. POP3 (Post Ofce Protocol – versão 3). 
 III. IMAP (Internet Message Access Protocol). 
 Assinale a alternativa que apresenta os protocolos utilizados em aplicativos que fazem a manipulação de servidores de correios eletrônicos para a recuperação de mensagens:

? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.Questão #16: (IBFC – EBSERH/2016) Relacione as três colunas quanto às funcionalidades dos protocolos e suas respectivas portas: 
 (1) IMAP  
   (A) é utilizado para o envio de emails. (X) porta 110 
 (2) SMTP 
(B) é utilizado para o recebimento de emails.
(Y) porta 25 
 (3) POP3  
  (C) as mensagens ficam armazenadas no servidor.
 (Z) porta 143

Correto: 1CZ - 2AY - 3BX  - IMAP  Esse protocolo trabalha com a  sincronização do dispositivo configurado com o servidor de mensagens, de forma poder acessar de acordo com as configurações escolhidas quase que em tempo real as informações no servidor, além e permitir acessos simultâneos a uma conta de e-mail. O IMAP pode ser classificado como o Protocolo Online de Entrada. 

Porta de Comunicação: 143 – Padrão.  

Para ler mais sobre o assunto, acesse: POP e IMAP (+) - SMTP  O SMTP (Protocolo Simples de Transferência de Mensagem) é o único Protocolo padronizado e instituído pela ISO para envio de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de saída/servidores de envio Porta de Comunicação: 25 – Primogênita e 587 – Recomendada.  Para ler mais sobre o assunto, acesse: SMTP (+)  - POP  O POP (Protocolo de Posto dos Correios) é um Protocolo padronizado e instituído pela ISO para recebimento de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de entrada

Porta de Comunicação: 110 – POP3 

 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: POP e IMAP (+)

Questão #17: (CCV-UFC –  UFC/2016) Sobre os protocolos SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), IMAP (Internet Message Access Protocol) e POP (Post Office Protocol), marque a alternativa correta.

Questão #18: (UFCG – UFCG /2016) Com base nos protocolos de trocas de e-mail SMTP, IMAP e POP3, assinale a alternativa correta.

? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.Questão #19: (IBFC – EBSERH/2017) Assinale a alternativa que identifica corretamente as funcionalidades dos principais protocolos de correio eletrônico:

SMTP: 
  • O SMTP (Protocolo Simples de Transferência de Mensagem) atua na camada de Aplicação tando do Modelo OSI quanto do Modelo TCP/IP e é o único Protocolo padronizado e instituído pela ISO para envio de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de saída/servidores de envioPara ler mais sobre o assunto, acesse: SMTP (+)   
POP 
  • Esse protocolo trabalha com a transferência da mensagem para o dispositivo configurado à receber, realizando o download da informação e fechando a conexão, apenas permitindo também um acesso por vez. Dessa forma, o e-mail será retirado (baixado) do servidor de entrada e será armazenado no dispositivo ajustado com o protocolo POP para recebimento dos e-mails (armazenado localmente). O POP pode ser classificado como o Protocolo Offline de Entrada. Para ler mais sobre o assunto, acesse: POP/IMAP (+)  
IMAP: 
  • O IMAP (Protocolo de Acesso a Mensagem da Internet) é o segundo Protocolo padronizado e instituído pela ISO para recebimento de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de entradaPOP/IMAP (+)

? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.Questão #20: (IBFC – EBSERH/2016) Relacione os números dos protocolos abaixo com as letras de suas principais funcionalidades: 
 (1) FTP  
(2) IMAP  
(3) NAT (4) Telnet 
 (W) é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3. 
 (X) é um protocolo cliente-servidor usado para permitir a comunicação remota entre computadores ligados em uma rede baseada em TCP. 
 (Y) é uma rápida e versátil forma de transferência de arquivos, sendo uma das mais utilizadas na web. 
 (Z) é uma técnica para reescrever os endereços IPs de origem, que passam por um roteador ou firewall, para que um computador de uma LAN tenha acesso à web.

(1) FTP 
é uma rápida e versátil forma de transferência de arquivos, sendo uma das mais utilizadas na web. 
Para ler mais sobre o assunto, acesse: FTP (+) 
  
(2) IMAP 
é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3. 
Para ler mais sobre o assunto, acesse: POP e IMAP (+) 
  
(3) NAT 
é uma técnica para reescrever os endereços IPs de origem, que passam por um roteador ou frewall, para que um computador de uma LAN tenha acesso à web. 
Para ler mais sobre o assunto, acesse: NAT (+) 
  
(4) Telnet 
é um protocolo cliente-servidor usado para permitir a comunicação remota entre computadores ligados em uma rede baseada em TCP. 
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Telnet (+)

Questão #21: (AOCP –  FUNDASUS/2015) Qual é a porta padrão utilizada no protocolo IMAP?

Questão #22: (CETAP –  MPCM/2015) São diferenças entre os protocolos de correio eletrônico IMAP e POP3, exceto: 

Questão #23: (FCC –  TST/2017) Considerando que existe o serviço de e-mail, em uma rede local, que utiliza o conjunto de protocolos TCP/IP e que o acesso ao serviço é feito utilizando o IMAP4 sobre SSL, a camada da arquitetura TCP/IP que identifica o serviço (IMAP sobre SSL) e o número da Porta, são, respectivamente,

Questão #24: (SRH –  UERJ/2015) São portas TCP padrão, sem criptografia, utilizadas pelos protocolos SMTP, IMAP e POP3, respectivamente:

Questão #25: (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2016) Assinale a alternativa que apresenta o protocolo utilizado para a Transferência de Arquivos que NÃO proporciona a autenticação de usuário.

Questão #26: (CESPE –   CGE-PI/2015) Tanto o Microsoft Outlook quanto o Mozilla Thunderbird suportam o uso de IMAPS como clientes de correio eletrônico.

Questão #27: (CESPE –  TRE-GO/2015) As portas identificadas com valores inferiores a 1.024 são destinadas ao uso de serviços padronizados; entre estes, o serviço denominado IMAP, que oferece recursos para compartilhamento de impressoras em uma rede.

? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.Questão #28: (IF-PI – IF-PI/2016) As principais atividades relacionadas à aplicação de correio eletrônico são: 
 I. Enviar um e-mail de um cliente de e-mail para um servidor de e-mail. 
 II. Recuperar os e-mails armazenados em um servidor de e-mail para um cliente de e-mail. 
 III. Verificar e-mail em um navegador da web. 
 Em cada atividade mencionada acima, o protocolo de nível de aplicação adotado é:

SMTP ->  Enviar um e-mail de um cliente de e-mail para um servidor de e-mail.  
Para ler mais sobre o assunto, acesse: SMTP (+)    
 
POP -> Recuperar os e-mails armazenados em um servidor de e-mail para um cliente de e-mail.  
Para ler mais sobre o assunto, acesse: POP e IMAP (+)    
 
HTTP -> Verificar e-mail em um navegador da web.    

Questão #29: (INSTITUTO AOCP – UFGD/2014) SMTP, IMAP, POP3 são protocolos que estão presentes em qual camada do modelo OSI ?

Questão #30: (CESPE –  MEC/2015) O serviço de correio eletrônico deve fornecer ao usuário final acesso às contas de email. O protocolo IMAP fornece aos usuários acesso às mensagens de email, permitindo-lhes manipularem as mensagens e mantê-las no servidor de correio eletrônico.