Teste 1: Cabeamento de Redes

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Redes de Computadores Questões Cabeamento de Redes

Teste 1: Cabeamento de Redes

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FCC – TRE-SP/2017) Um Analista de Sistemas está projetando o cabeamento estruturado de uma rede local baseado na Norma NBR 14565:2013. O projeto apresenta a especificação de uso de cabo de par trançado para 1000 Base-T. Para atender à especificação, o Analista escolheu o cabo Cat6, pois este cabo apresenta banda passante, em MHz, de até ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Desempenho dos cabos de par trançado </br>

Os cabos utilizados devem possuir desempenho conforme definido na ABNT NBR 14565. Para o cabeamento de par trançado balanceado, blindado ou não, são definidas as seguintes categorias de desempenho para seus componentes (cabos e conectores): </br>

  • Categoria 3: banda passante de até 16 MHz
  • Categoria 5e: banda passante de até 100 MHz
  • Categoria 6: banda passante de até 250 MHz
  • Categoria 6A: banda passante de até 500 MHz
  • Categoria 7: banda passante de até 600 MHz </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse:  Norma ABNT NBR 14565:2013 ( )

#2. (Quadrix – COFECI/2017)  A respeito dos equipamentos de interconexão de redes de computadores e do cabeamento estruturado, julgue o item a seguir. 
O cabo de par trançado realiza transmissão tanto analógica quanto digital.

#3. (FCC – TRF – 5ª REGIÃO/2017)  Em um projeto de cabeamento estruturado baseado na norma ABNT NBR 14565:2013 foi especificado que o cabeamento horizontal da instalação deve suportar o padrão tecnológico 10GBASE-T e a frequência máxima de operação de 500 MHz. Para atender tal especificação, o cabo trançado deve ser 

#4. (FURB – ISSBLU/2015) O par trançado é um meio guiado de transmissão para interligar um dispositivo a outro através da modulação de sinais elétricos. Sobre cabos de par trançado, analise as afirmações abaixo e identifique as corretas:
1- São construídos por dois pares de fios de cobre envoltos por uma proteção plástica azul (cabo direto) ou amarela (cabo cruzado).
2- Em função da ausência ou presença de blindagem metálica, os cabos de par trançado classificam-se em UTP e STP respectivamente.
3- O conector utilizado chama-se RJ-45.
4- O cabeamento de par trançado está especificado somente para 100 Mbps e 1 Gbps.
5- Comparado à fibra óptica, o par trançado tem menor banda passante e menor imunidade à interferência eletromagnética; contudo, seu custo é mais baixo.
Estão corretas apenas as afirmativas:

#5. (FAU – UNICENTRO – Câmara de Ibiporã- 2016) Em relação aos tipos mais comuns de cabeamento as características: cabo coaxial grosso, 500 metros de segmento máximo, 100 nós/segundo e cabo original atualmente obsoleto. Corresponde a quais opções abaixo?

#6. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2015) Sobre infraestrutura de redes, a norma brasileira para cabeamento estruturado é definida como

#7. (FEPESE – MPE-SC/2014) Com relação à norma ABNT NBR 14565 são apresentadas as seguintes afirmativas:  
 1. A versão atual é a ABNT NBR 14565:2013.  
 2. A versão ABNT NBR 14565:2013 trata somente de cabeamento ótico.  
 3. Esta norma especifica diretamente, ou via referência, requisitos de desempenho para enlaces e canais individuais de cabeamento. 
 4. A norma ABNT NBR 14565:2013 trata de cabeamento de telecomunicações para edifícios comerciais e data centers.  
 Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#8. (FCC – TRE-SP/2017) Em uma situação hipotética, um Técnico do TRE-SP foi incumbido de identificar a categoria do cabo de rede de pares trançados utilizada no Tribunal e verificar a necessidade de atualização. Ao observar a terminação do cabo, próxima a um conector e considerando a Norma NBR 14565:2013, o Técnico concluiu que aquele cabo era de Categoria

#9. (FCC – PGE-MT/2016) A Norma brasileira ABNT NBR 14565:2013 tem como escopo especificar “um sistema de cabeamento estruturado para uso nas dependências de um único edifício ou um conjunto de edifícios comerciais em um campus, bem como para a infraestrutura de cabeamento estruturado de data centers”. Ao especificar o desempenho dos cabos para data centers, a Norma recomenda que o desempenho mínimo de cabeamento para par trançado seja de categoria 

#10. (CESPE – TRE-RS/2015) A normatização de cabeamento estruturado no Brasil é discutida na NBR 14565. Com referência aos conceitos e às noções básicas de cabeamento estruturado, assinale a opção correta.

#11. (FEPESE – Prefeitura de Lages-SC/2016) O comprimento máximo dos cabos de rede UTP categoria 5, conforme definido pela NBR 14565:2000, para implementação em Rede Primária e Rede Secundária, respectivamente, é de (em metros):

#12. (FEPESE – Prefeitura de Lages-SC/2016) São elementos constitutivos de um projeto de cabeamento interno secundário, de acordo com a NBR 14565:2000: 
 1. Painéis de conexão 
 2. Blocos de conexão 
 3. Conversores de mídia 
 4. Cabos e emendas dos cabos 
 5. Tomadas de telecomunicações 
 Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.

#13. (COPEVE-UFAL – UFAL/2016) Segundo a norma técnica para cabeamento estruturado NBR 14565, a velocidade máxima de operação e o comprimento máximo recomendado para o cabo UTP Cat5e, incluindo o cabeamento extra para ligações em ambas as pontas, são, respectivamente, 

#14. (IBFC – EBSERH/2016) Segundo a proposta da NBR 14565, norma que trata de cabeamento estruturado, “o espaço destinado à transição entre o caminho primário e secundário, com conexão cruzada, podendo abrigar equipamento ativo” se refere:

#15. (CESGRANRIO – Petrobras/2011) No que diz respeito ao cabeamento estruturado, observe a figura e o quadro abaixo, referentes, respectivamente, à sequência de cores no conector RJ-45, denominado CM8V pela Norma NBR 14565, e às cores correspondentes a cada borne.   De acordo com a NBR 14565 e o padrão T568-B, as cores identificadas no quadro acima como I, II, III e IV, referentes aos pares de transmissão (2) e de recepção (3), são, respectivamente,

#16. (FMP Concursos – MPE-AC/2013) Atualmente se usa no projeto de redes de transmissão de dados uma técnica conhecida pelo nome de cabeamento estruturado, que segue normas internacionais e brasileiras (ANSI/TIA/ETA/568 e NBR 14565). Para tanto são definidos subsistemas para cada parte do projeto. Das alternativas abaixo qual NÃO é um dos subsistemas do cabeamento estruturado?

#17. (FCC – TRF – 5ª REGIÃO/2017) Assinale a alternativa correta.Considere que cabeamento estruturado da rede do Datacenter do Tribunal foi instalado de acordo com a Norma NBR 14565 e o Técnico foi incumbido de estudar a rede no processo de aprendizagem e de aquisição de conhecimento. Durante esse processo o Técnico encontrou o seguinte diagrama de rede: 
   
No diagrama, o elemento (2) é identificado como 

#18. (FGV- BADESC/2010) A figura a seguir destaca as guias do conector RJ-45, utilizado na implementação de redes de computadores 10/100 Mbps.  Conforme a NBR 14565 da ABNT e o padrão EIA/TIA 568A, os fios nas cores branco/verde, verde, branco/laranja e laranja são padronizados para uso nos pares de guias de transmissão e de recepção, respectivamente, identificados na figura por:

#19. (FCC – TRF – 5ª REGIÃO/2017) O usuário de um computador do Tribunal informou ao setor de suporte que o acesso à rede não estava funcionando. O Técnico designado para verificar o problema tomou a decisão de identificar se os sinais elétricos do cabo com conector RJ45 que conecta o computador estavam adequados. Considerando que o cabo foi construído de acordo com o padrão de terminação T568B, para verificar o sinal RX o Técnico deve acessar, no conector RJ45, os pinos de números 

#20. (CESGRANRIO – FINEP/2011) Com o objetivo de criar uma referência técnica para a elaboração de projetos de cabeamento estruturado para redes de voz e dados, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) desenvolveu a NBR 14565. Com base nessa Norma, a distância máxima, em metros, para cabos UTP, categoria 5, na rede secundária, é

#21. (CS-UFG – DEMAE – GO/2017) Um técnico de suporte é designado para fazer a crimpagem de um cabo par trançado. Para isso, ele deve 

#22. (FUNRIO – IF-BA/2016) A Norma ABNT NBR 14565 especifica um sistema de cabeamento estruturado para uso nas dependências de um único edifício ou um conjunto de edifícios comerciais em um campus, bem como para a infraestrutura de cabeamento estruturado de data centers. 
 Segundo essa norma, o equipamento terminal da área de trabalho se conecta ao sistema de cabeamento genérico por meio do(a)

#23. (CONSULPLAN – Prefeitura de Cascavel – PR/2016) O cabeamento estruturado tem como objetivo principal a organização e a unificação das instalações de cabos existentes, assim como dos novos sistemas de cabeamento em edificações comerciais e prediais, de modo que se torne um sistema padrão para referência no desenvolvimento de novos produtos, assim como soluções para o segmento de redes. No Brasil a norma para cabeamento estrutura é a Norma ABNT-NBR 14565, na qual é determinada uma estrutura básica para um sistema de cabeamento estruturado. Na estrutura proposta pela Norma 14565 está definido um espaço destinado à transição entre o caminho primário e o secundário, com conexão cruzada, podendo abrigar equipamento ativo. Acerca dessa definição, assinale a alternativa correta.

#24. (FGV – IBGE/2017) Com relação ao cabeamento estruturado, analise as afirmativas a seguir: 
 I. Segundo NBR 14565, o cabeamento da rede secundária deve adotar a topologia barramento. 
 II. Link canal é a ligação entre a tomada da área de trabalho e o patch panel localizado no armário de telecomunicações, com distância máxima de 90m. 
 III. Rede primária é aquela que interliga o Distribuidor Geral de Telecomunicações aos Distribuidores Intermediários e/ou Distribuidores Secundários. 
 Está correto somente o que se afirma em:

#25. (INAZ do Pará – CFF/2017) O cabeamento estruturado requer a observação de alguns critérios e normas durante a implantação de uma rede. Quando se utiliza cabos UTP Cat5 na conexão dos dispositivos, a extensão do cabo não pode ser superior a:

#26. (FCC – TST/2017) Um projeto de implantação de rede de computadores deve considerar o tipo de cabeamento a ser utilizado, uma vez que essa escolha pode determinar o desempenho da rede. Sobre os tipos de cabeamento, o cabo  

#27. (FCC – TST/2017) Em uma situação hipotética, um Analista de Suporte em Tecnologia da Informação foi incumbido de estabelecer a segmentação da rede local (LAN) do Tribunal Superior do Trabalho − TST implementada com tecnologia Ethernet de cabo de pares trançados (1000Base-TX) para melhorar o desempenho global da rede utilizando um dispositivo de rede que opera na camada 2 do modelo de referência OSI. Nessas condições, o dispositivo que deve ser utilizado é 

#28. (PUC-PR – TJ-MS/2017) De acordo com a norma NBR 14565/2007, o cabeamento estruturado é formado por diversos elementos funcionais, dos quais fazem para o distribuidor de campus (CD), distribuidor de edifício (BD), distribuidor de piso (FD), ponto de consolidação (CP) e tomada (TD). Em relação a esses elementos, indique a afirmativa com as MELHORES PRÁTICAS recomendadas pela norma. 

#29. (FCC – DPE-RS/2017) Um Técnico está instalando o cabeamento horizontal da empresa onde trabalha, utilizando cabos UTP de 4 pares constituídos por fios sólidos com bitola de 24 AWG e impedância nominal de 100 ohms. Ele está instalando o cabo do ponto de conexão mecânica no armário de telecomunicações até o ponto de telecomunicações na área de trabalho, que deve ter distância máxima de até 

#30. (FGV – IBGE/2016) No processo de crescimento de uma rede de dados de 100 Mbps dentro de um edifício, verificou-se a necessidade da criação de uma conexão a um outro prédio, distante 1,5km. Para manter igual velocidade, com total imunidade a interferências elétricas e eletromagnéticas, e com o menor custo possível, a indicação para o meio físico dessa conexão é o uso de:

Ver Resultado

Deixe uma resposta