Teste 3: Governança de TI

Juliana Jenny Kolb

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Teste 3: Governança de TI

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

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#1. (CESPE – MEC/2015) Com base no que dispõe a Instrução Normativa n.º 4/2014 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, julgue o item subsecutivo. 
 Nas contratações por licitação do tipo técnica e preço, é necessário detalhar os critérios de pontuação técnica, incluindo os que não estejam diretamente relacionados com os requisitos da solução de tecnologia da informação. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Art. 7º – É vedado: </br>

… </br>

X – nas licitações do tipo técnica e preço: </br>

a) incluir critérios de pontuação técnica que não estejam diretamente relacionados com os requisitos da Solução de Tecnologia da Informação a ser contratada ou que frustrem o caráter competitivo do certame; e … </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Instrução Normativa nº 04, MPOG/SLTI, de 2014 ( )

#2. (CESPE – MEC/2015) Com base no que dispõe a Instrução Normativa n.º 4/2014 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, julgue o item subsecutivo. 
A avaliação da qualidade da solução de tecnologia da informação tem de ser testada e inspecionada com a adoção de ferramentas computacionais para o acompanhamento dos indicadores estabelecidos. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Art. 20 – O Modelo de Gestão do contrato, definido a partir do Modelo de Execução do Contrato, deverá contemplar as condições para gestão e fiscalização do contrato de fornecimento da Solução de Tecnologia da Informação, observando, quando possível: </br>

… </br>

2. adoção de ferramentas, computacionais ou não, para implantação e acompanhamento dos indicadores estabelecidos; </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Instrução Normativa nº 04, MPOG/SLTI, de 2014 ( )

#3. (CESPE – MEC/2015) Com base no que dispõe a Instrução Normativa n.º 4/2014 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, julgue o item subsecutivo. 
É possível adotar a métrica homem-hora em um contrato de solução de tecnologia da informação, desde que seja apresentada uma justificativa e que a adoção esteja vinculada com a entrega de produtos, de acordo com prazos e qualidade previamente definidos. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Art. 7º – É vedado: </br>

VIII – adotar a métrica homem-hora ou equivalente para aferição de esforço, salvo mediante justificativa e sempre vinculada à entrega de produtos de acordo com prazos e qualidade previamente definidos; </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Instrução Normativa nº 04, MPOG/SLTI, de 2014 ( )

#4. (CESPE – MEC/2015) Com base no que dispõe a Instrução Normativa n.º 4/2014 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, julgue o item subsecutivo. 
A equipe de planejamento da contratação deverá zelar pela contratação integral da solução de tecnologia da informação, para que não se incida no procedimento ilegal de fracionamento da despesa. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

§ 2º – A Equipe de Planejamento da Contratação avaliará a viabilidade de: </br>

I – parcelamento da Solução de Tecnologia da Informação a ser contratada, em tantos itens quanto se comprovarem técnica e economicamente viáveis, justificando-se a decisão de parcelamento ou não da Solução; e </br>

… </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Instrução Normativa nº 04, MPOG/SLTI, de 2014 ( )

#5. (CESPE – MEC/2015) Com base no que dispõe a Instrução Normativa n.º 4/2014 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, julgue o item subsecutivo. 
A fase de gestão de contrato acompanha todo o período de execução do contrato. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Art. 31 – A fase de Gestão do Contrato visa acompanhar e garantir a adequada prestação dos serviços e o fornecimento dos bens que compõem a Solução de Tecnologia da Informação durante todo o período de execução do contrato. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Instrução Normativa nº 04, MPOG/SLTI, de 2014 ( )

#6. (CESPE – MEC/2015) Com base no que dispõe a Instrução Normativa n.º 4/2014 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, julgue o item subsecutivo. 
No início dos trabalhos, deve ser convocada uma reunião inicial pelo gestor do contrato, ficando a contratada responsável por apresentar um plano de inserção e os fiscais técnicos e administrativos, um plano de fiscalização. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Art. 32 – As atividades de início do contrato compreendem: </br>

… </br>

III – realização de reunião inicial convocada pelo Gestor do Contrato com a participação dos Fiscais Técnico, Requisitante e Administrativo do Contrato, da contratada e dos demais intervenientes por ele identificados, cuja pauta observará, pelo menos: </br>

a) presença do representante legal da contratada, que apresentará o preposto da mesma; </br>

b) entrega, por parte da contratada, do termo de compromisso e do termo de ciência, conforme art. 19, inciso V; e </br>

c) esclarecimentos relativos a questões operacionais, administrativas e de gestão do contrato. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Instrução Normativa nº 04, MPOG/SLTI, de 2014 ( )

#7. (CESPE – TCU/2015) Na contratação de soluções de TI pelos órgãos integrantes do SISP, é atribuída ao servidor representante da área de TI a função de fiscalizar técnica e administrativamente o contrato.

#8. (CESPE – TCU/2015) Serviços distintos devem ser licitados separadamente, mas podem ser contratados de forma conjunta, caso o mesmo prestador seja vencedor de mais de um item ou certame.

#9. (CESPE – TCU/2015) É proibido ao órgão ou entidade contratante e a seus servidores praticar atos de ingerência na administração da contratada, como, por exemplo, exercer poder de mando sobre seus empregados.

#10. (CESPE – TCU/2015) É permitido ao órgão ou à entidade contratante indicar pessoas a serem contratadas pela empresa terceirizada, desde que essa pessoa não tenha trabalhado no referido órgão ou entidade.

#11. (CESPE – CGE-PI/2015) Para que sejam atendidas as necessidades da contratação, é possível identificar, por meio da análise de viabilidade, diferentes soluções em outras entidades da administração pública federal e no portal do software público brasileiro.

#12. (FCC – TJ-AP/2014) Um órgão que não possui um planejamento estratégico documentado planeja adquirir soluções de TI. Ele é integrante do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática – SISP do Poder Executivo Federal, e está sujeito à Instrução Normativa n° 04 de 2010. Nesse caso, o órgão

#13. (FCC – TJ-AP/2014) Um órgão sujeito à Instrução Normativa no 04 de 2010 pretende contratar duas soluções diferentes de TI em um mesmo contrato, em razão das duas pertencerem ao mesmo fornecedor. Esse procedimento é

#14. (CESPE – ANTAQ/2014) Na adesão à ata de registro de preços, não há necessidade de se realizar a fase de planejamento da contratação

#15. (CESPE – ANTAQ/2014) Considerando as instruções normativas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) referentes a licitações e contratos públicos, julgue o item a seguir. 
 Nos termos da IN 4/2010 do MPOG, a gestão da segurança da informação de um ente público não poderá ser objeto de contratação.

#16. (CESPE – ANTAQ/2014) Como a IN 04/SLTI/MP é direcionada aos órgãos públicos integrantes do SISP, a metodologia de contratação nela regulamentada não pode ser utilizadas nas sociedades de economia mista.

#17. (CESPE – ANTAQ/2014) Com relação ao que prescreve a IN 04/SLTI/MP, julgue o item a seguir. 
 A equipe de planejamento da contratação deve ser composta por um integrante técnico, um integrante administrativo e um integrante requisitante, que deve ser indicado pela área que requisitou a solução de TI.

#18. (FCC – TRT – 20ª REGIÃO (SE)/2016) Objetivando uma significativa mudança em sua forma de atuação tradicional, determinada organização pública decidiu instituir um modelo de gestão estratégica utilizando, como suporte metodológico, o Balanced Scorecard – BSC. Logo na primeira etapa de aplicação, referida organização foi instada a identificar, olhando para o futuro, como pretende ser reconhecida por colaboradores, clientes, fornecedores e pela própria sociedade. De acordo com a visão do BSC, esse aspecto da organização a ser identificado corresponde ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

A abordagem do BSC provê uma prescrição clara sobre o que as empresas devem medir para equilibrar a perspectiva financeira. Porém, cuidado, não se trata de um sistema de medição e sim de um sistema de gestão, que habilita as organizações a clarear sua visão e estratégia, traduzindo-as em ações. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: BSC ( )

#19. (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) Com relação a planejamento estratégico, julgue o item a seguir. 
  BSC (Balanced Scorecard) é fundamentado em quatro perspectivas, entre as quais se inclui a etapa de definição dos indicadores de resultado (lagging indicators) e dos indicadores de desempenho (performance indicators). ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

1) Perspectiva Financeira: </br>

O principal objetivo de uma empresa é obter retorno do capital investido. A elaboração do BSC deverá funcionar como um estímulo para que as diferentes unidades de negócio estabeleçam objetivos financeiros, sempre de acordo com a estratégia global da organização. Os objetivos e indicadores da perspectiva financeira do BSC devem ser definidos de acordo com a fase em que se encontra a organização e suas unidades de negócio. Esta perspectiva também é chamada de Perspectiva dos Acionistas, em virtude de serem eles os principais interessados na rentabilidade da empresa. </br>

Exemplos de indicadores (resultado – lagging) : redução de custos, melhor utilização de ativos, aumento das vendas, entre outros. </br> </br>

3) Perspectiva dos Processos Internos </br>

É elaborada após a perspectiva financeira e dos clientes, pois essas fornecem as diretrizes para seus objetivos. Constitui-se na análise dos processos internos da organização, incluindo a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade. Também devem ser considerados os processos internos de companhias colaboradoras. </br>

O BSC considera os processos internos de toda a cadeia de valor da empresa e inclui o processo de inovação, de operações e de pós-venda. </br>

O desempenho de qualquer organização perante os clientes é determinado pelos processos, decisões e ações desenvolvidas no seu ambiente interno. Na perspectiva do BSC, a empresa deve identificar quais as atividades e quais os processos necessários para assegurar a satisfação das necessidades dos clientes, de acordo com os objetivos estratégicos da organização. Desta forma, os gestores devem ser capazes de identificar quais os processos e competências resultam em vantagens competitivas. </br>

Exemplos de indicadores (desempenho – performance indicators): desenvolvimento do produto, serviço pós-venda, marketing, processo produtivo, entre outros. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: BSC ( )

#20. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) O Balanced Scorecard compreende 4 perspectivas que visam, cada uma delas, responder uma questão básica. A questão básica a ser respondida pela perspectiva  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

  1. Perspectivas: </br>
  2. financeira:  para sermos bem sucedidos financeiramente, como deveríamos ser vistos pelos nossos acionistas? </br>
  3. cliente: para alcançarmos nossa visão, como deveríamos ser vistos pelos nossos clientes? </br>
  4. processos internos da empresa: para satisfazermos nossos clientes, em que processos de negócios devemos alcançar a excelência? </br>
  5. aprendizado e crescimento: para alcançarmos nossa visão, como sustentaremos nossa capacidade de mudar e melhorar? </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: BSC ( )

#21. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) Olhando para os objetivos corporativos do Cobit 5, um Analista de Sistemas da Prefeitura de Teresina observa que existe relação entre estes e as dimensões do BSC − Balanced Scorecard. Observando-se, por exemplo, dois destes objetivos, ou seja, (I) a necessidade de ter um portfólio de produtos e serviços competitivos que possam ser ofertados aos cidadãos e (II) a busca pela otimização dos custos de prestação de serviços ofertados à sociedade, ele verificou que tais objetivos se enquadram, respectivamente, nas dimensões (perspectivas) BSC  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

1) Perspectiva Financeira:  </br>

Palavra-chave: Resultados.  </br>

O principal objetivo de uma empresa é obter retorno do capital investido. A elaboração do BSC deverá funcionar como um estímulo para que as diferentes unidades de negócio estabeleçam objetivos financeiros, sempre de acordo com a estratégia global da organização. Os objetivos e indicadores da perspectiva financeira do BSC devem ser definidos de acordo com a fase em que se encontra a organização e suas unidades de negócio. Esta perspectiva também é chamada de Perspectiva dos Acionistas, em virtude de serem eles os principais interessados na rentabilidade da empresa.  </br>

Objetivos:  </br>

    • portfólio de produtos e serviços competitivos;  </br>
    • Alinhamento da estratégia de negócios e de TI.  </br>

Exemplos de indicadores (resultado – lagging) : redução de custos, melhor utilização de ativos, aumento das vendas, entre outros.   </br> </br>

2) Perspectiva dos Clientes:  </br>

Palavra-chave: Mercado.  </br>

A perspectiva dos clientes do BSC traduz a missão e a estratégia da empresa em objetivos específicos que devem ser comunicados a toda a organização. Além disso, permite a clara identificação e avaliação das propostas de valor dirigidas a esses segmentos.  </br>

Segundo a perspectiva do cliente, deve ser utilizado um conjunto de indicadores relativos ao mercado, a clientes e a potenciais clientes, devendo estabelecer entre eles uma cadeia de relações: quota de mercado; retenção, aquisição e satisfação de clientes.  </br>

A preocupação da perspectiva dos clientes, em geral, situa-se em torno de quatro categorias: tempo, qualidade, desempenho e serviço.  </br>

Objetivos:  </br>

    • otimização dos custos de prestação de serviços ofertados à clientes;  </br>
    • uso adequado de aplicativos, informações e soluções tecnológicas; </br>
    • prestação de serviços de TI em consonância com os requisitos de negócio. </br>

Exemplo de indicadores: satisfação de clientes, quota de mercado,  captação de novos clientes, entre outros. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: BSC ( )

#22. (CESPE – TCE-PA/2016) Considerando o alinhamento estratégico de TI e o BSC (balanced scorecard), julgue o item subsequente. 
A construção de um BSC em uma organização inclui o estabelecimento da visão da empresa e sua decomposição nas perspectivas financeira, de aprendizado e crescimento, do cliente e de processos internos, além do estabelecimento dos objetivos estratégicos para todas essas perspectivas.

#23. (FCC – ELETROBRAS-ELETROSUL/2016) Considere o mapa estratégico gerado como resultado parcial da implantação do BSC − Balanced Score Card em uma empresa do setor elétrico:
   
 As 4 dimensões denominadas Bases do Desenvolvimento, Processos e Atividades, Mercado e Resultados, correspondem, correta e respectivamente, às 4 dimensões básicas do BSC:

#24. (CESPE – FUNPRESP-EXE/2016) As quatro perspectivas do BSC (balanced scorecard) — de aprendizado e de conhecimento; dos clientes; financeira; e de processos internos — estabelecem relações de causa e efeito, de modo que medidas, metas e iniciativas são traçadas para cada uma dessas perspectivas.

#25. (FCC – TRT – 14ª Região (RO e AC)E/2016) Considere que uma organização tenha os seguintes objetivos de TI: 
 I. Uso adequado de aplicativos, informações e soluções tecnológicas.  
 II. Conhecimento, expertise e iniciativas para inovação dos negócios. 
 III. Disponibilidade de informações úteis e confiáveis para a tomada de decisão. 
 IV. Alinhamento da estratégia de negócios e de TI. 
 Estes objetivos de TI são relacionados, correta e respectivamente, com as dimensões do BSC: 

#26. (CESPE – TRE-MT/2015) No que concerne ao BSC (balanced scorecard), que é uma ferramenta da administração que permite à organização focar as estratégias para o sucesso no longo prazo, assinale a opção correta.

#27. (ESAF – ESAF/2015) O COBIT 5 define 17 objetivos de TI estruturados de acordo com as dimensões do BSC ─ Balanced ScoreCard. Assinale a opção que contém um objetivo relacionado à perspectiva do cliente. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

2) Perspectiva dos Clientes: </br>

Palavra-chave: Mercado. </br>

A perspectiva dos clientes do BSC traduz a missão e a estratégia da empresa em objetivos específicos que devem ser comunicados a toda a organização. Além disso, permite a clara identificação e avaliação das propostas de valor dirigidas a esses segmentos. </br>

Segundo a perspectiva do cliente, deve ser utilizado um conjunto de indicadores relativos ao mercado, a clientes e a potenciais clientes, devendo estabelecer entre eles uma cadeia de relações: quota de mercado; retenção, aquisição e satisfação de clientes. </br>

A preocupação da perspectiva dos clientes, em geral, situa-se em torno de quatro categorias: tempo, qualidade, desempenho e serviço. </br>

Resultados esperados: </br>

  • otimização dos custos de prestação de serviços ofertados à clientes; </br>
  • prestação de serviços de TI em consonância com os requisitos de negócio. </br>

 

Exemplo de indicadores: satisfação de clientes, quota de mercado,  captação de novos clientes, entre outros. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: BSC ( )

#28. (IADES – METRÔ-DF/2014) O BSC, acrônimo do inglês Balanced Scorecard, tem como principal objetivo o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais de uma empresa. Ele é dividido em quatro dimensões, ou perspectivas de negócio. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa que apresenta as quatro perspectivas do BSC.

#29. (CESPE – STJ/2015) A Instrução Normativa n.º 4/2014 do MPOG é a consolidação da revisão de um conjunto de boas práticas para a contratação de soluções de tecnologia da informação (TI) pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática do Poder Executivo Federal.  
 Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.  
 Na definição dos critérios de julgamento das propostas, recomenda-se que sejam indicadas entidades certificadoras. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Art. 25 – A definição, pelo Integrante Técnico, dos critérios técnicos de julgamento das propostas para a fase de Seleção do Fornecedor, deverá observar o seguinte: </br>

a) a utilização de critérios correntes no mercado; </br>

b) a possibilidade de considerar mais de um atestado relativo ao mesmo quesito de capacidade técnica, quando necessário para a comprovação da aptidão; </br>

c) a vedação da indicação de entidade certificadora, exceto nos casos previamente dispostos em normas do governo federal; </br>

… </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Instrução Normativa nº 04, MPOG/SLTI, de 2014 ( )

#30. (CESPE – STJ/2015) A Instrução Normativa n.º 4/2014 do MPOG é a consolidação da revisão de um conjunto de boas práticas para a contratação de soluções de tecnologia da informação (TI) pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática do Poder Executivo Federal.  
 Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.  
Se determinado órgão estiver participando de uma licitação para registro de preços, será obrigatória a elaboração da análise de riscos na fase de planejamento da contratação.

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