10.3 Reportar o Desempenho

Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Gerenciamento da Comunicação

 10.3 Reportar o Desempenho

Reportar o Desempenho é o processo de coleta e distribuição de informações sobre o desempenho(+), inclusive relatórios de andamento, medições do progresso e previsões.

Envolve a coleta e análise periódica da linha de base em relação aos dados reais para entender e comunicar o andamento e desempenho(+), bem como para prever os resultados do projeto.

Os relatórios de desempenho(+) precisam fornecer informações no nível adequado para cada público. O formato pode variar desde um simples relatório de andamento até um BSCs.

Os relatórios podem incluir:

  • análise do desempenho(+) anterior;
  • situação atual dos riscos e questões;
  • trabalho concluído durante o período;
  • trabalho a ser concluído no próximo período;
  • resumo das mudanças aprovadas no período;
  • término previsto do projeto (tempo e custo);
  • outra informações relevantes.

Estes relatórios podem ser elaborados periodicamente ou com base em exceções.

A figura 1 ilustra as entradas, ferramentas e saídas do processo Reportar o Desempenho.

10.3 Reportar o Desempenho

Figura 1: Entradas, ferramentas e saídas do processo Reportar o Desempenho

Fonte: Adaptado do PMBok (2013)

A figura 2 apresenta as integrações do processo Reportar o Desempenho.

10.3 Reportar o Desempenho

Figura 2: Integrações do processo Reportar o Desempenho

Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada

Entradas

4.2 – S1 – Plano de Gerenciamento do Projeto (+)

10.2 – S1 – Projeto de Comunicação (+)

13.3 – S1 – Registro de Problemas  (+)

S6 – Dados do Desempenho do Trabalho (+)

E7 – Ativos de Processos Organizacionais (+)

Ferramentas

F1 – Opinião Especializada (+)

F3 – Sistema de Informações do Gerenciamento de Projetos (+)

F4 – Reuniões (+)

Saídas

4.3 – S1 – Solicitações de Mudanças (+)

S1 – Atualizações do Plano de Gerenciamento de Projeto  (+)

S2 – Atualizações dos Documentos do Projeto (+)

S3 – Atualizações de Ativos de Processos Organizacionais (+)

S7 – Informações sobre o Desempenho do Trabalho (+)

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

Deixe uma resposta