Juliana Jenny Kolb
Home > Concursos > Simulados de Provas > Concurso Agência de Fomento do Paraná
2013 – UEL/COPS – Concurso Agência de Fomento do Paraná – Analista de Tecnologia da Informação
Results
#1. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013)Com base nos conhecimentos sobre o Eclipse para desenvolvimento Java na versão Juno, considere as afirmativas a seguir. I. É possível verificar quais as versões disponíveis de JREs que, atualmente, estão instaladas no computador, através do menu Window>Preferences>Java>InstalledJREs. II. A opção Refactor>Rename é uma boa forma de renomear elementos Java, pois permite alterar a estrutura do código, sem modificar a sua semântica. III. Para a criação de um arquivo do tipo JAR através do Eclipse, é necessário acessar o menu File>Export>Java>JAR File e escolher as opções desejadas. IV. O modo Debug>Breakpoints View exibe informações sobre as variáveis associadas com o quadro de pilha (Stack Frame) selecionado sem Debug View. Assinale a alternativa correta.
#2. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Sobre os elementos da linguagem HTML, considere as afirmativas a seguir. I. O atributo action do elemento FORM é utilizado para determinar qual método do protocolo HTTP será utilizado para enviar os dados do usuário ao servidor. II. O elemento TR é utilizado para definir uma linha em uma tabela, podendo conter elementos TH e TD. III. Os elementos OL, UL e DL são empregados, respectivamente, para especificar listas ordenadas, listas desordenadas e listas de definição. IV. O elemento INPUT é invisível na apresentação do formulário pelo navegador quando seu atributo type contém a palavra hidden. Assinale a alternativa correta.
#3. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Sobre a arquitetura de aplicações Web e o padrão MVC (Model-View-Controller), assinale a alternativa correta.
#4. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Supondo um Modelo Relacional adequado, observe o Diagrama Estrutura de Dados e suas definições, a seguir. Com base nesse diagrama, considere as afirmativas a seguir. I. Código-Cliente é chave primária em Cliente, Código-Cliente é chave estrangeira em Adquire e Código-Produto é chave estrangeira em Adquire. II. Código-Cliente é chave estrangeira em Adquire, Código-Cliente é chave primária em Cliente e Código-Produto é chave estrangeira em Adquire. III. Código-Produto é chave primária em Produto, Código-Produto é chave estrangeira em Adquire e Código-Cliente é chave primária em Adquire. IV. Código-Cliente é chave estrangeira em Adquire, Código-Cliente é chave primária em Cliente e Código-Produto é chave estrangeira em Produto. Assinale a alternativa correta.
#5. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Considerando a utilização da Structured Query Language (SQL), versão SQL-1999, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a sintaxe para a obtenção de todos os funcionários, independentemente de terem ou não tarefas.
#6. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) De acordo com os diagramas que seguem o Unified Modeling Language (UML), o Diagrama de Sequência (Interação) deve
#7. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Considerando a organização em camadas do modelo de referência OSI e da arquitetura TCP/IP, assinale a alternativa correta.
#8. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) O padrão IEEE 802.3 (Ethernet) é um dos mais utilizados em todo o mundo para a construção de redes de computadores. Sobre o Ethernet, assinale a alternativa correta.
#9. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Há diferentes algoritmos de criptografia que podem ser utilizados para oferecer segurança nas comunicações em redes de computadores. Sobre os algoritmos de criptografia, considere as afirmativas a seguir. I. O algoritmo DES (Data Encryption Standard) não é considerado seguro em sua forma original. II. O algoritmo AES (Advanced Encryption Standard) é um algoritmo de chave simétrica. III. O algoritmo RSA (Rivest, Shamir, Adleman) é um algoritmo de chave pública bastante seguro. IV. Os algoritmos de criptografia de chave simétrica manipulam chaves públicas e privadas. Assinale a alternativa correta.
#10. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) As agências de fomento podem empregar em suas atividades, além de recursos próprios, os provenientes de I. fundos e programas oficiais. II. orçamentos federal, estaduais e municipais. III. organismos e instituições financeiras nacionais e internacionais de desenvolvimento. IV. organizações empresariais nacionais interessadas no fomento de atividades empresariais. Assinale a alternativa correta.
#11. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) A Agência de Fomento do Paraná é constituída sob a forma de
#13. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Quanto aos termos: “mulheres” (linha 04), “mulher” (linha 12), “mulher” (linha 14), “esposa” (linha 16) e “elas” (linha 26), assinale a alternativa correta.
#14. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Sobre as possibilidades de substituição de termos sem prejuízo do sentido original, considere as afirmativas a seguir. I. “Escassez” (linha 3) pode ser substituído por “carência”. II. “Curso” (linha 16) pode ser substituído por “voga”. III. “Aptidões” (linha 19) pode ser substituído por “habilidades”. IV. “Avantajado” (linha 21) pode ser substituído por “volumoso”. Assinale a alternativa correta.
#16. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) A palavra “cresceu” aparece duas vezes no texto: na linha 9 e na linha 24. Sobre essa palavra, assinale a alternativa correta.
#17. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Quanto ao termo “porém”, na linha 13, assinale a alternativa correta.
#18. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Quanto ao uso do conectivo “mas”, que aparece três vezes no decorrer do texto (linhas 14, 16 e 20), assinale a alternativa correta.
#19. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Observe as frases atribuídas ao sociólogo Alexandre Fraga, reproduzidas entre as linhas 13 e 15: “Em alguns lares, filhos e homens ganham mais responsabilidades. Mas, na maioria, é a mulher que fica sobrecarregada”. Assinale a alternativa correta sobre o efeito proporcionado pela seguinte mudança em sua estrutura: “Na maioria dos lares, é a mulher que fica sobrecarregada. Mas, em alguns, filhos e homens ganham mais responsabilidades.”
#20. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) A respeito da família de Cosme da Cunha, considere as afirmativas a seguir. I. A rotina doméstica de Cosme exemplifica trechos iniciais do texto, como a terceira e a quinta frases. II. Os hábitos dessa família ratificam a permanência de papéis tradicionais na vida doméstica das famílias brasileiras em geral. III. O destaque atribuído à vida doméstica atribulada de Marta reforça a tese da sobrecarga das mulheres apontada pelo sociólogo. IV. O investimento em tecnologia feito pela família reflete a adesão à resposta do mercado para a reconfiguração da vida doméstica. Assinale a alternativa correta.
#21. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Sobre a frase dita por Cosme da Cunha: “Escolhemos preservar nossa intimidade e segurar as pontas sozinhos.”, assinale a alternativa correta.
#22. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, Art. 17, considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a
#23. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) A despesa total com pessoal, em cada período de apuração em cada estado membro da federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, em
#24. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) O processo e julgamento dos crimes previstos na Lei Federal nº 9.613/1998, que dispõe sobre os crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores, quando praticados contra o sistema financeiro e a ordem econômico-financeira, ou em detrimento de bens, serviços ou interesses da União, ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas, são de competência
#25. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Observe o gráfico, a seguir, sobre emprego no Brasil. De acordo com os dados do gráfico, assinale a alternativa correta.
#26. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) O recente processo de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do caso conhecido como “Mensalão” trouxe à exposição a interpretação que sugere a presença de uma distorção no equilíbrio e nas funções dos três poderes da estrutura estatal brasileira (Executivo, Legislativo e Judiciário). Essa distorção tem sido designada como “judicialização da política”. Com base nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a que o termo “judicialização da política” se refere.
#27. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Observe o gráfico, a seguir, referente à pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio da rede pública de Minas Gerais. Com base no gráfico, considere as afirmativas a seguir. I. A maior parte do problema está no desinteresse de professores e alunos. II. A família é responsável direta pelo o sucesso do processo educativo. III. O emprego é um obstáculo para obtenção de melhores resultados no ciclo escolar. IV. A iniciação sexual e seus possíveis efeitos pouco impactam a trajetória escolar. Assinale a alternativa correta.
#28. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Observe o gráfico, a seguir, sobre a economia nas mesorregiões do Paraná. De acordo com os dados e conhecimentos sobre economia no Paraná, considere as afirmativas a seguir. I. A diferença do PIB per capta entre a mesorregião mais rica e a mais pobre do Estado é superior a cento e cinquenta por cento. II. O setor secundário continua a ser fundamental para melhor índice de PIB e PIB per capta. III. O PIB per capta nas mesorregiões é homogêneo, resultado das práticas de sustentabilidade adotadas pelo Governo Estadual. IV. A posição econômica do Noroeste é favorecida pela presença da Usina de Itaipu e os royalties recebidos pelas cidades da mesorregião. Assinale a alternativa correta.
#29. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Leia o texto a seguir. No final de junho de 2012, em Londrina, ocorreu evento organizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e pelo Conselho Estadual do Trabalho (CET), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT) e a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo do evento foi debater propostas para definir as prioridades e as estratégias de ação para a promoção do trabalho decente no Paraná. Com base no texto e nos conhecimento sobre trabalho decente, assinale a alternativa correta.
#30. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) O Art. 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece medidas aplicáveis em caso de prática de ato inflacionário. Sobre essas medidas, considere as afirmativas a seguir. I. Advertência. II. Obrigação de reparar o dano. III. Prestação de serviços à comunidade. IV. Prisão sem direito a fiança. Assinale a alternativa correta.
#31. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu Art. 133, para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos alguns requisitos. Sobre esses requisitos, considere as afirmativas a seguir. I. Residir no município. II. Idade superior a vinte e um anos. III. Ser pai ou mãe. IV. Ser brasileiro de origem. Assinale a alternativa correta.
#32. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a representação na base 2 (binária) do número em base 16 (hexadecimal) FACA. ? Resolução nr 3 da página Respostas dos Exercícios - Aritmética Computacional
Resolução nr 3 da página Respostas dos Exercícios – Aritmética Computacional
#33. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Se os números em base decimal 77 e 56 forem convertidos em binários e, em seguida, seja aplicada a eles a operação lógica AND bit a bit, obter-se-á um outro número binário. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o valor em base decimal do número binário obtido.
#34. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Considere o pseudocódigo a seguir. Em relação a esse pseudocódigo, atribua V (verdadeiro) ou F (valso) às afirmativas a seguir. ( ) A função é recursiva. ( ) Se n for 4, a função será chamada 8 vezes. ( ) Se f for chamada com n = 3, irá retornar o valor 2. ( ) Se n for 3, a função será chamada 5 vezes. ( ) Se f for chamada com n = 5, irá retornar o valor 3. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
#35. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Com relação à construção de algoritmos, considere as afirmativas a seguir. I. Na passagem por referência, o valor da variável passada como parâmetro pode ser alterado. II. Funções recursivas podem demandar mais tempo de execução do que as não recursivas. III. Estruturas alocadas estaticamente são mais rápidas que estruturas alocadas dinamicamente. IV. Variáveis globais deixam a execução do programa mais rápida. Assinale a alternativa correta.
#36. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Sobre as estruturas de dados clássicas e seus algoritmos, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) A disciplina de acesso da estrutura de dados Pilha determina que o último elemento inserido no conjunto deva ser o primeiro a ser removido. ( ) A implementação de lista utilizando alocação sequencial dos elementos, comparada à alocação encadeada, necessita de mais espaço de armazenamento por elemento do conjunto. ( ) A pesquisa sequencial é mais eficiente que a pesquisa binária para busca de elementos em listas ordenadas implementadas com alocação sequencial dos elementos. ( ) As estruturas de dados Pilha e Fila podem ser implementadas utilizando tanto abordagens baseadas na alocação sequencial quanto na alocação encadeada dos elementos. ( ) A inserção de um elemento no início de uma lista duplamente encadeada implica no deslocamento dos elementos já existentes na memória. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
#37. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) O método sort a seguir, escrito na linguagem Java, utiliza um método de classificação para ordenar vetores de números inteiros. Assinale a alternativa que contém o método de classificação que corresponde ao padrão de comportamento do método sort.
#38. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) A orientação a objetos foi adotada como sendo o paradigma oficial da maioria das linguagens de programação mais recentes. Tomando por base os conceitos da orientação a objetos, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) Na programação orientada a objetos, é correto dizer que o comportamento de um objeto afeta o seu estado, assim como o seu estado afeta o seu comportamento. ( ) O principal objetivo de um método Acessor (Acessador ou Getter) é o de alterar o valor de um atributo privado. ( ) A sobrecarga de métodos ocorre quando um método é encontrado, tanto na superclasse quanto na subclasse, com o mesmo nome, tipo de retorno e número de parâmetros. ( ) Uma classe pode herdar variáveis de instância e métodos de uma superclasse abstrata. ( ) A herança permite garantir que todas as classes agrupadas sob um certo supertipo tenham todos os métodos que o supertipo tem. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
#39. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Durante o processo de desenvolvimento de um programa, é muito difícil conseguir prever todas as possíveis exceções e erros que a aplicação possa gerar, mas linguagens modernas como o Java oferecem ótimos recursos para o tratamento de falhas. Sobre o tratamento de exceções em Java, assinale a alternativa correta.
#40. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Sobre a linguagem de programação Java, assinale a alternativa correta.