2015 – UEL/COPS – Concurso UEL – Analista de Informática/ Desenvolvimento de Sistemas

Juliana Jenny Kolb

Home > Concursos > Simulados de ProvasConcurso UEL

2015 – UEL/COPS – Concurso UEL – Analista de Informática/ Desenvolvimento de Sistemas

Results

#1. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre o JBoss, considere as afirmativas a seguir.
I. Escolher entre domain ou standalone determina como o sistema é gerenciado.
II. O modo standalone permite a existência de uma única instância.
III. O modo domain permite que várias instâncias sejam iniciadas.
IV. A configuração standalone.xml fornece capacidades de clustering.
Assinale a alternativa correta

#2. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre a estrutura de diretórios do JBoss AS, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) welcome-content contém a página padrão de boas vindas.
( ) bundles contém os pacotes OSGi.
( ) domain contém arquivos de configuração.
( ) bin contém os vários módulos usados no servidor.
( ) doc/schema contém vários scripts de inicialização.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

#3. (UEL/COPS – UEL/2015) Considere o trecho de código a seguir, em que são declaradas interfaces de rede em um arquivo de configuração do JBoss AS.
jboss
Com base nesse trecho, assinale a alternativa correta.

#4. (UEL/COPS – UEL/2015) Em relação ao MPS.BR nível G, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) O nível de maturidade G do MPS.BR é parcialmente gerenciado.
( ) O MPS.BR nível G é composto pelos processos de Gerência de Projetos e Gerência de Requisitos.
( ) A implementação dos processos deve satisfazer os atributos de processo AP 2.2 e AP 3.1.
( ) Um dos resultados esperados da Gerência de Projetos é que o escopo do trabalho para o projeto seja definido.
( ) Um dos propósitos da Gerência de Requisitos é estabelecer e manter planos que definem as atividades do projeto.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

#5. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre o MPS.BR nível F, considere as afirmativas a seguir.
I. A implantação dos processos deve satisfazer os atributos de processo AP 1.1, AP 2.1 e AP 2.2.
II. O nível de maturidade F é composto pelos processos do nível posterior acrescidos de cinco novos processos.
III. Os processos de Gerência de Projetos e Gerência de Reutilização constituem-se em processos englobados pelo nível F.
IV. Os processos de Aquisição e Gerência de Configuração constituem-se em processos inseridos no nível F.
Assinale a alternativa correta.

#6. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre os processos MPS.BR no nível F, assinale a alternativa correta.

#7. (UEL/COPS – UEL/2015) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o modelo de ciclo de vida que, de forma iterativa, aplica sequências lineares de um modo racional à medida que o tempo passa.

#8. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre diagramas UML, assinale a alternativa correta.

#9. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre projetos de software e gerência de projetos, considere as afirmativas a seguir.
I. Modelos em cascata são utilizados para capturar o que um sistema deve fazer.
II. A coleta de requisitos pode incluir entrevistas com possíveis usuários do sistema.
III. Os requisitos de sistema servem para orientar os projetistas de sistemas.
IV. O ciclo de vida especifica as etapas pelas quais um software passa em seu desenvolvimento.
Assinale a alternativa correta.

#10. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre o UML, considere as afirmativas a seguir.
I. Uma agregação é uma forma mais forte de relacionamento de composição.
II. Uma parte pode pertencer a somente um todo de cada vez.
III. Somente uma classe no relacionamento pode representar o todo.
IV. As partes no relacionamento de composição só existem enquanto o todo existir.
Assinale a alternativa correta.

#11. (UEL/COPS – UEL/2015) 
  
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, dados fornecidos pelo texto.

#12. (UEL/COPS – UEL/2015) Observe a notação de diagramas Entidade-Relacionamento a seguir.
er1
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a descrição dessa notação.

#13. (UEL/COPS – UEL/2015) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o conceito de programação orientada a objetos que promove a reutilização de software.

#14. (UEL/COPS – UEL/2015) Observe a notação de diagramas Entidade-Relacionamento a seguir.
er2
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a descrição dessa notação.

#15. (UEL/COPS – UEL/2015) 
  
Sobre os termos “cada um” e “respectivamente”, no 2º parágrafo, assinale a alternativa correta.

#16. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre a programação orientada a objetos no Java, considere as afirmativas a seguir.
I. Métodos static herdados não podem ser sobrescritos.
II. Uma classe abstrata é criada com a palavra chave abstract.
III. Uma classe abstrata está impedida de possuir métodos abstratos.
IV. Construtores static podem ser declarados como abstract.
Assinale a alternativa correta.

#17. (UEL/COPS – UEL/2015) 
  
Sobre o termo “Além de” na frase “Além da educação, do varejo e da administração pública, o comércio atacadista e os serviços financeiros respondem por 4% cada, algo em torno de R$ 148 milhões.” (2º parágrafo), considere as afirmativas a seguir. 
 I. Serve para ressaltar que as principais informações fornecidas na frase são o destaque da educação, do varejo e da administração pública para a massa salarial da cidade. 
 II. Pode ser substituído por “Apesar de”, com alteração do sentido original, porém com coerência em relação ao sentido do texto. 
 III. Pode ser substituído por “Aquém de”, com alteração do sentido original, porém com coerência em relação ao sentido do texto. 
 IV. Tem correlação com a frase anterior, pois se destina a introduzir, na sequência, algumas das dez atividades principais para a massa salarial da cidade. 
 Assinale a alternativa correta.

#18. (UEL/COPS – UEL/2015) Em relação à categoria e à precedência de operadores na linguagem Java, atribua V (verdadeiro) ou
F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Os operadores / e % possuem a mesma precedência, sendo avaliados da esquerda para a direita.
( ) O operador % possui uma precedência maior que o operador *.
( ) Os operadores + e − possuem a mesma precedência, sendo avaliados da direita para a esquerda.
( ) Os operadores == e != possuem a mesma precedência, sendo avaliados da esquerda para a direita.
( ) O operador * possui uma precedência maior que o operador ==.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

#19. (UEL/COPS – UEL/2015) 
  
Leia a frase a seguir. 
 A primeira atividade industrial do ranking, a fabricação de produtos alimentícios, ficou em 14º lugar, com 1,9%, algo próximo de R$ 71 milhões. 
 Com base nessa frase, considere as afirmativas a seguir. 
 I. Os resultados são corroborados por uma parte do depoimento de um dirigente sindical da cidade. 
 II. O texto confirma que, embora sejam omitidas informações quanto às atividades que ocupam o 11º e o 13º lugares no ranking, as atividades industriais estão fora dessas posições. 
 III. O texto deixa transparecer a preocupação com o resultado acanhado das atividades industriais na cidade. 
 IV. O texto reflete que a atividade industrial mais antiga da cidade é também a mais bem colocada no ranking. 
 Assinale a alternativa correta.

#20. (UEL/COPS – UEL/2015) Leia a afirmação a seguir.
Se eu caso então eu compro uma bicicleta.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma sentença logicamente equivalente a essa afirmação. ? Questão resolvida, nr 38 da página de respostas

Resolução nr 38 da página Respostas dos Exercícios – Estruturas Lógicas, Proposições simples e compostas –

Clique aqui para acessar a página de Respostas ( )

#21. (UEL/COPS – UEL/2015) 
  
Observe o uso da expressão “não necessariamente nesta ordem” no penúltimo parágrafo. Sobre essa expressão, assinale a alternativa correta.

#22. (UEL/COPS – UEL/2015) Dr. K. Vera está para receber sua sentença de morte. Seus algozes o desafiam:
Faça uma afirmação qualquer. Se você falar a verdade, será afogado. Se o que disser for falso, morrerá enforcado. Entretanto, se não pudermos definir sua afirmação como verdadeira ou falsa, será poupado e libertado.
Nessas condições e considerando os princípios da argumentação lógica, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma afirmação que o Dr. K. Vera pode dizer para se salvar da sentença de morte.

#23. (UEL/COPS – UEL/2015) 
  
Leia, a seguir, a frase presente no último parágrafo. 
 Por menor que seja um município, ele tem sempre prefeitura, escolas e comércio. 
 Assinale a alternativa que apresenta a correta reescrita da frase, sem prejuízo do sentido original.

#24. (UEL/COPS – UEL/2015) Leia a proposição P a seguir, que é uma paráfrase de um verso de Fernando Pessoa.
Se a alma não é pequena então tudo vale a pena.
Em relação à proposição P, considere as afirmativas a seguir.
I. Uma proposição logicamente equivalente a P é dada por: A alma é pequena ou nada vale a pena.
II. A negação lógica da proposição P é dada por: Se a alma é pequena então nada vale a pena.
III. A contrapositiva da proposição P é dada por: Se algo vale a pena então a alma é pequena.
IV. A recíproca da proposição P é dada por: Se tudo vale a pena então a alma não é pequena.
Assinale a alternativa correta.

#25. (UEL/COPS – UEL/2015) 
  
Quanto ao 4º parágrafo, assinale a alternativa correta.

#26. (UEL/COPS – UEL/2015) Maria é formada em Direito e deseja fazer alguns cursos de especialização. A probabilidade de matricular-se em uma especialização em Direito Criminal é de 0,38, a probabilidade de matricular-se em um curso de Direito Civil é de 0,21 e a probabilidade de matricular-se em ambos os cursos é de 0,05.
A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a probabilidade de Maria não se matricular em qualquer uma dessas duas especializações.

#27. (UEL/COPS – UEL/2015) 
  
Assinale a alternativa que estabelece a correta correlação entre a reescrita da frase “Embora pouco representativa, foi uma das que mais cresceram nos últimos anos.” e sua explicação.

#28. (UEL/COPS – UEL/2015) Com base no Art.16 e seus incisos da Lei nº 8.069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), considere as afirmativas a seguir.
I. Crianças e adolescentes podem participar da vida política, na forma da lei.
II. Brincar e praticar esportes são compreendidos como direito de liberdade da criança.
III. A imaturidade da criança a impede do exercício do direito à liberdade de opinião.
IV. A criança e o adolescente devem ser discriminados na participação da vida familiar.
Assinale a alternativa correta.

#29. (UEL/COPS – UEL/2015) 
  
  Leia, a seguir, a última frase do 5º parágrafo. 
 Portanto, segundo ele, é natural que o setor represente a maior parte da massa salarial. 
 Sobre o uso do conectivo “portanto” na frase, assinale a alternativa correta.

#30. (UEL/COPS – UEL/2015) 
  
  Sobre o contraste entre os dados de Londrina e os dados do Paraná,  considere as afirmativas a seguir. 
  I. Percebe-se que o comércio varejista ocupa a mesma posição no ranking tanto em Londrina quanto no Paraná, embora os índices sejam diferentes. 
  II. A administração pública tem um desempenho no ranking no Paraná que corresponde a mais do que o dobro do índice constatado em Londrina no mesmo setor. 
  III. Conclui-se que os valores pagos aos trabalhadores em educação em Londrina são superiores à soma dos salários destinados ao mesmo setor no Paraná. 
  IV. A posição de menor destaque da contribuição da educação na massa salarial do Paraná, em contraste com os dados de Londrina, explica-se pelo depoimento do economista do Dieese. 
  Assinale a alternativa correta.

#31. (UEL/COPS – UEL/2015) 
    
  Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a regra que será ativada quando um funcionário possuir um salário maior que seu supervisor.

#32. (UEL/COPS – UEL/2015) 
    
  Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a regra que será ativada quando um funcionário mudar de departamento.

#33. (UEL/COPS – UEL/2015) 
    
  Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as regras que serão ativadas quando um funcionário de um departamento tiver o seu salário alterado.

#34. (UEL/COPS – UEL/2015) 
    
  Considere que, em um departamento, todos os funcionários receberam 10% de aumento. 
 Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a regra que será ativada e quantas vezes ela será ativada.

#35. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre TRIGGERS, considere as afirmativas a seguir. 
 I. São ações a serem tomadas quando certos eventos acontecem. 
 II. Podem ser utilizadas para manter a coerência do banco de dados. 
 III. Podem ser utilizadas para executar procedimentos armazenados. 
 IV. Podem ser executadas operações após a TRIGGER utilizando-se o comando AFTER. 
 Assinale a alternativa correta.

Ver Resultado

Deixe uma resposta