Teste 2: SQL (linguagem)

Juliana Jenny Kolb

Home >Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação(TI) Questões SQL

Material de Estudo Disponível

Apostila on-line  1596_64x64

Teste 2: SQL (linguagem)

Questões extraí­das de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FGV – IBGE/2017) Algumas consultas SQL podem ser escritas de mais de uma forma. 
 Observe a consulta abaixo: 
 SELECT * FROM agro1 WHERE Ag1Regiao IN (SELECT Ag2Regiao FROM agro2); 
 Para obter o mesmo conjunto de resultado, essa consulta pode ser reescrita como:

#2. (Quadrix – CRO-PR/2016) Qual conceito é uma coleção de comandos em SQL para otimização de Banco de dados e que encapsula tarefas repetitivas, aceita parâmetros de entrada e retorna um valor de status (para indicar aceitação ou falha na execução)?

#3. (FGV – SEFIN-RO/2018)  Considere as tabelas de bancos de dados T1, T2 e T3, que contêm, respectivamente, 10, 500 e 2.000 registros, e o comando SQL a seguir.  
                   select count(*) FROM T1, T2, T3  
Assinale a opção que apresenta o número exibido no resultado da execução desse comando. 

#4. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) Com base no modelo relacional a seguir, responda às questões.  Qual das afirmativas abaixo corresponde à interpretação da seguinte consulta SQL:   

#5. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) Com base no modelo relacional a seguir, responda às questões.  Qual das seguintes expressões SQL NÃO atende à consulta “mostrar do ano de 2010 o nome dos clientes, o mês e seu valor total vendido nesse mês, organizando essas informações por mês”: 
 

#6. (IESES – IGP-SC/2017) Considere que o sistema de uma loja possui as tabelas Cliente e Pedido, respectivamente representadas abaixo. Em uma consulta SQL (Structure Query Language), um JOIN da tabela Pedido com a tabela Cliente (pelo atributo IdCliente) retornaria linhas com as colunas IdPedido, IdCliente, DataPedido, IdCliente,  NomeCliente, NomeContato e UF. Neste contexto, informe a alternativa que contém todas as afirmações corretas. 
 
I. Um INNER JOIN retornaria duas linhas, ou seja, todas as linhas em há correspondência com o valor do atributo. 
 II. Um LEFT (OUTER) JOIN retornaria três linhas, ou seja, todas as linhas da tabela Cliente. Quando não houver correspondência com a tabela Pedido, as colunas desta tabela são preenchidas com valor nulo (NULL). 
  III. Um RIGHT (OUTER) JOIN retornaria três linhas, ou seja, todas as linhas da tabela Pedido. Quando não houver correspondência com a tabela Cliente, as colunas desta tabela são preenchidas com valor nulo (NULL).
IV. Um FULL (OUTER) JOIN retornaria quatro linhas, ou seja, todas as linhas que estão em Pedido e todas as linhas que estão em Cliente. Quando não houver correspondência com a tabela Cliente, as colunas desta tabela são preenchidas com valor nulo (NULL). Quando não houver correspondência com a tabela Pedido, as colunas desta tabela são preenchidas com valor nulo (NULL). 

#7. (FGV – IBGE/2016) Algumas das mais importantes implementações de bancos de dados relacionais dispõem do comando TRUNCATE para remover registros de uma tabela. Considere as seguintes opções para remover registros de uma tabela T:
I. Usando o comando DELETE;
II. Usando o comando TRUNCATE;
III. Removendo a tabela T e executando um comando CREATE TABLE para recriá-la em seguida.
Sobre essas opções, é correto afirmar que:

Ver Resultado

Deixe uma resposta