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5.2 – S1 – Documentação (Análise) de Requisitos
A documentação descreve como os requisitos individuais atendem às necessidades do negócio para o projeto. Os requisitos podem começar em um nível mais alto e progressivamente se tornar mais detalhados.
Os componentes da documentação podem incluir, mas não se limitam a:
- a necessidade do negócio ou oportunidade a ser aproveitada, descrevendo as limitações da situação atual e por que o projeto foi empreendido;
- objetivos do negócio e do projeto para permitir rastreamento;
- requisitos funcionais descrevendo processos de negócio, informações e interação com o produto de forma apropriada a ser documentada textualmente numa lista de requisitos, em modelo ou ambos;
- requisitos não funcionais, tais como: nível de serviço, desempenho(+), cuidados, segurança, atendimento as leis e regulamentos, entre outros;
- requisitos de qualidade;
- critérios de aceitação;
- regras de negócio declarando as diretrizes da organização;
- impactos em outras áreas organizacionais tais como: central de atendimento, força de vendas, áreas de tecnologia, entre outros;
- impactos em outras entidades internas ou externas à organização;
- requisitos de suporte e treinamento;
- premissas e restrições dos requisitos.
Modelo: Documento de Requisitos.docx ou Documento de Requisitos.html
A figura 1 ilustra os processos que são alimentados pela elaboração do Documento (Análise) de Requisitos – 5.2 Coletar Requisitos.
Figura 1: Documento (Análise) de Requisitos
Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.