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12.1 Planejar o Gerenciamento de Aquisições
Planejar as Aquisições é o processo de documentação das decisões de compras do projeto, especificando a abordagem e identificando fornecedores em potencial.
Identifica também as necessidades do projeto que podem, ou devem, ser melhor atendidas com a aquisição de produtos, serviços ou resultados fora da organização do projeto, em comparação com as necessidades do projeto que devem ser efetuadas pela equipe do projeto.
Esse processo envolve determinar se será contratado apoio externo e, em caso positivo, o que e como será contratado, o quanto é necessário ao seu desempenho fora da organização executora, os processos desde o planejamento das aquisições até o encerramento das aquisições são realizados para cada item a ser adquirido.
O processo de planejamento das Aquisições também engloba a consideração de fornecedores potenciais, principalmente se o comprador deseja exercer algum grau de influência ou controle sobre as decisões de aquisição. Também é necessário considerar quem é o responsável por obter ou controlar todas as autorizações relevantes e licenças profissionais que podem ser exigidas por leis, regulamentações ou políticas organizacionais na execução do projeto.
A figura 1 apresenta as Entradas, Ferramentas e Saídas do processo Planejar as Aquisições.
Figura 1: Entradas, ferramentas e saídas do processo Planejar as Aquisições
Fonte: Adaptado do PMBok (2013)
A figura 2 apresenta as informações de entrada do processo Planejar as Aquisições.
Figura 2: Informações de entrada do processo Planejar as Aquisições
Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada
A figura 3 apresenta os processos atualizados pelas saídas do processo Planejar as Aquisições.
Figura 3: Processos atualizados pelas saídas do processo Planejar as Aquisições
Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada
Entradas
4.2 – S1 – Plano de Gerenciamento do Projeto (+)
5.2 – S1 – Documentação (Análise) de Requisitos (+)
6.4 – S1 – Requisitos do Recurso da Atividade (+)
6.6 – S2 – Cronograma do Projeto (+)
7.2 – S1 – Estimativa do Custo das Atividades (+)
11.2 – S1 – Registro de Riscos (+)
13.1 – S1 – Registro das Partes Interessadas (+)
E6 – Fatores Ambientais da Empresa (+)
E7 – Ativos de Processos Organizacionais (+)
Ferramentas
F1 – Opinião Especializada (+)
F99 – Análise Fazer ou Comprar (+)
F100 – Pesquisa de Mercado (+)
Saídas
12.1 – S1 – Plano de Gerenciamento de Aquisições do Projeto (+)
Modelo: Plano de Gerenciamento das Aquisições.docx
12.1 – S2 – Declaração do Trabalho de Aquisições (+)
12.1 – S3 – Critérios de Seleção de Fonte (+)
12.1 – S4 – Documentos de Aquisição (+)
12.1 – S5 – Decisão de Fazer ou Comprar (+)
4.3 – S1 – Solicitações de Mudanças (+)
S2 – Atualizações dos Documentos do Projeto (+)
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.