Juliana Jenny Kolb
Home > Concursos > Questões de Concursos > Conhecimentos Gerais > Língua Portuguesa
Materiais de Estudo disponíveis
Apostila on-line |
Questões – Polissemia
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (FGV – IBGE/2016) A polissemia – possibilidade de uma palavra ter mais de um sentido – está presente em todas as frases abaixo, EXCETO em:
#2. (ASSCONPP – Prefeitura de Videira – SC/2016) Observe as frases abaixo: I. A mãe vela pelo sono do filho doente. II. O barco à vela foi movido pelo vento. A palavra vela presenta vários sentidos, esta propriedade das palavras é denominada:
#3. (Cursiva – CIS – AMOSC – SC/2015) Levando em consideração o significado contextual de palavras e expressões, assinale a alternativa correta em que há relação de polissemia:
#4. (FEPESE – Prefeitura de Lages – SC/2016) Identifique abaixo as afirmativas corretas ( C ) e as erradas ( E ). ( ) A frase: “O personagem interviu na fala do companheiro” apresenta um vício de linguagem. ( ) Em: “Prefiro isso àquilo” temos um desvio da norma culta no uso da crase. ( ) Polissemia consiste em agrupar em uma palavras sensações vindas dos vários órgãos do sentido, como em “O sol de outono caía com uma luz pálida e macia”. ( ) Há a presença de parônimos na frase: “O cumprimento foi dado ao rapaz que tinha o comprimento exato daquelas paragens”. ( ) Na redação oficial, os pronomes de tratamento requerem o verbo na terceira pessoa do plural. Assim, está certa a seguinte oração: “Aguardamos que Vossa Senhoria se manifeste a respeito do nosso pedido”. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
#5. (COPEVE-UFAL – Prefeitura de Maceió – AL/2016) velar³. v. (Etm. do latim: vigilare). 1. v.t.d. e v.i. Manter-se acordado; não dormir; ficar ao pé de algo ou de alguém: velava as noites em sofrimento; velava o filho morto; 2. v.t.d. e v.t.i. Proteger; oferecer proteção a: velava a reputação da filha; o prefeito vela pela cidade. 3. v.t.d. Vigiar; manter-se de vigia: os soldados velavam o quartel. As acepções da forma verbal “velar” no verbete caracterizam o que é chamado precisamente de
#6. (MÁXIMA – Prefeitura de Fronteira – MG/2016) A mensagem dessa tirinha apoia-se no duplo sentido de uma palavra através de um recurso:
Polissemia é a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar mais de um significado nos múltiplos contextos em que aparece. Exemplos:
- cabo (posto militar, acidente geográfico, cabo da vassoura, da faca);
- banco (instituição comercial financeira, assento);
- manga (parte da roupa, fruta).
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Língua Portuguesa
#7. UFMT – TJ-MT/2016) Os rinocerontes-negros estão entre os bichos mais visados da África, pois sua espécie é uma das preferidas pelo turismo de caça. Para tentar salvar alguns dos 4.500 espécimes que ainda restam na natureza, duas ONG ambientais apelaram para uma solução extrema: transportar os rinocerontes de helicóptero. A ação utilizou helicópteros militares para remover 19 espécimes – com 1,4 toneladas cada um – de seu habitat original, na província de Cabo Oriental, no sudeste da África do Sul, e transferi-los para a província de Lampopo, no norte do país, a 1.500 quilômetros de distância, onde viverão longe dos caçadores. Como o trajeto tem áreas inacessíveis de carro, os rinocerontes tiveram de voar por 24 quilômetros. Sedados e de olhos vendados (para evitar sustos caso acordassem), os rinocerontes foram içados pelos tornozelos e voaram entre 10 e 20 minutos. Parece meio brutal? Os responsáveis pela operação dizem que, além de mais eficiente para levar os paquidermes a locais de difícil acesso, o procedimento é mais gentil. A palavra radical pode ser empregada com várias acepções, por isso denomina-se polissêmica. Assinale o sentido dicionarizado que é mais adequado no contexto acima.