Teste 2: Frase, Oração e Período – Coordenação e subordinação

Juliana Jenny Kolb

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Teste 2: Frase, Oração e Período – Coordenação e subordinação

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

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#1. (FURB – ISSBLU/2015) 

Assinale a alternativa correta:

#2. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) Identifique as alternativas que apresentam a correta relação entre as palavras destacadas e a circunstância indicada nos parênteses: 
 1. Marília Pêra traz o amor pelos palcos em seu sangue, já que foi criada dentro de uma atmosfera artística. (finalidade) 
 2. À frente do Jornal Nacional há mais de dez anos, William Bonner entra diariamente em milhões de lares através da TV para passar as principais notícias. (finalidade) 
 3. Na carteira deixada sobre a mesa, nada de dinheiro, apenas documentos e fotografias ternas que o fazem desistir de chamar a polícia, mesmo que a carteira de motorista do jovem revele seu endereço. (concessão) 
 4. Foi ainda na infância, vivida no Recife, que Clarice Lispector começou a escrever, tão logo aprendeu a ler. (conformidade) 
 5. Enquanto houver uma pessoa que acredite, não existe história que não possa ser verdadeira.(consequência) 
 Quanto à relação entre as palavras destacadas e a circunstância indicada nos parênteses, estão corretas:

#3. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009)  Identifique as alternativas que apresentam a correta relação entre as palavras destacadas e a circunstância indicada nos parênteses: 
 1) A coleta de lixo reciclável só terá sucesso se houver colaboração da população das cidades. (condição) 
 2) Longe do episódio da remessa de equipamentos quebrados para os hospitais da região, mesmo que o governo assuma seu erro, a decepção permanecerá viva na mente dos munícipes. (concessão) 
 3) Quando um homem morre na prisão por discordar dos governantes, todos os democratas do mundo ficam de luto. (causa) 
  4) Ainda que sejam fiéis parceiros comerciais, o que é bom para um nem sempre é bom ou interessante para o outro. (conformidade) 
 5) Há um clamor popular para que as regras para as próximas eleições sejam claras. (finalidade) 
 Quanto à relação entre as palavras destacadas e a circunstância indicada nos parênteses, estão corretas:

#4. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) “O amar traz à construção de uma família a compreensão, o apoio, a confiança, a liberdade. 
 Eu e minha mulher sempre dizemos que a gente ‘se suporta’ um ao outro, não no sentido de aturar, mas de ‘dar suporte’ nas diversas circunstâncias de nossa vida. Para que a construção seja sólida, como uma ‘casa sobre a rocha’, é preciso o interesse e o perdão. Não se trata de uma atitude leviana e comodista. Perdoar, do latim per donare (dar para), é dar alguma coisa a quem precisa. Se alguém me ofende, torna-se meu devedor. Quando o perdoo, a dívida fica quitada. A ‘matéria-prima’ do perdão é o erro do outro. Porque erramos Deus nos dá seu perdão. 
 Nesse particular, perdoar se subdivide em vários atos, como vontade, generosidade e consciência. 
 Na busca da construção das pessoas a partir do contexto familiar, é importante sempre reconstruir(-se).” 
 As classes gramaticais a que pertencem as palavras destacadas no texto são, respectivamente:

#5. (FGV – IBGE/2017) 
 
“O que pode ser feito para evitar um novo racionamento?” 
 A oração “para evitar um novo racionamento” pode ser desenvolvida em forma de uma nova oração do seguinte modo:

#6. (FGV – IBGE/2017) 
 
“O governo também não permitiu que o setor público investisse nessa área”. 
 O segundo período da resposta do entrevistado desempenha o seguinte papel textual:

#7. (FGV – IBGE/2017) 
 
“Não planejou nem implementou uma política para o setor”.  
 Sobre as duas ações citadas nesse segmento do texto 1, pode-se corretamente afirmar que:

#8. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) 
 
No segundo parágrafo, a conjunção entretanto estabelece com os demais argumentos do texto uma relação de: 

#9. (FEPESE – JUCESC/2017) Leia o texto.
Enfim casados. Venho agora da prainha, aonde os fui embarcar para Petrópolis. O casamento foi ao meio-dia em ponto, na matriz da Glória, poucas pessoas, muita comoção. Fidélia vestia escuro e afogado, as mangas presas nos pulsos por botões de granada, e o gesto grave. D. Carmo, austeramente posta, é verdade, ia cheia de riso, e o marido também. Tristão estava radiante. Ao subir a escadaria, troquei um olhar com mana Rita, e creio que sorrimos; não sei se nela, mas em mim era a lembrança daquele dia de cemitério, e do que ouvi sobre a nova viúva do Noronha. Aí vínhamos nós com ela a outras núpcias. Tal era a vontade do Destino.
Machado de Assis. Memorial de Aires – excerto.
Analise as afirmativas feitas sobre o texto.
1. Trata-se de um texto descritivo e narrativo.
2. O texto retrata as personagens, sem se deter no que elas estão fazendo.
3. O texto disserta sobre um casamento e conta como agiam as personagens.
4. A frase sublinhada no texto apresenta um pronome em próclise.
5. Em: “…troquei um olhar com mana Rita, e creio que sorrimos” há uma relação de subordinação entre a primeira e a segunda oração.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

1. Trata-se de um texto descritivo e narrativo.  </br>

Correto: Apresenta personagens (narrativo) e descrições detalhadas, como se estivesse descrevendo uma fotografia (Descritivo). </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )  </br>  </br>

2. O texto retrata as personagens, sem se deter no que elas estão fazendo.   </br>

Errado: detalha cada ação dos  personagens, exemplo: “D. Carmo, austeramente posta, é verdade, ia cheia de riso, e o marido também.” </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )  </br> </br>

3. O texto disserta sobre um casamento e conta como agiam as personagens.  </br>

Errado: não disserta, narra e descreve. </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )  </br> </br>

4. A frase sublinhada no texto apresenta um pronome em próclise.  </br>

Correto: “aonde os fui embarcar para Petrópolis”A palavra “aonde – conjunção subordinada” atrai o pronome. </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Pronomes ( )  </br> </br>

5. Em: “…troquei um olhar com mana Rita, e creio que sorrimos” há uma relação de subordinação entre a primeira e a segunda oração.   </br>

Errado: A segunda oração não depende da primeira – relação de coordenação.  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Orações Subordinadas ( )

 

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