Teste 1: História e Geografia do Distrito Federal

Juliana Jenny Kolb

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Teste 1: História e Geografia do Distrito Federal

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FUNIVERSA – PC-DF/2015) Dados do produto interno bruto (PIB) trazem o DF como sétima economia do país.  
 Com relação à economia do Distrito Federal e a temas correlatos, assinale a alternativa correta.

#2. (FUNIVERSA –  SAPeJUS – GO/2015) No ano de 2006, a partir da reestruturação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), foi criado o Sistema Penitenciário Federal, com a finalidade de ser o gestor e fiscalizador das Penitenciárias Federais em expresso cumprimento ao contido na Lei de Execução Penal (LEP), especialmente em seu artigo 72, parágrafo único, que lhe confere essa incumbência de forma exclusiva.   
 O Sistema Penitenciário Federal é constituído pelos estabelecimentos penais federais, subordinados ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça.  
Atualmente, integram o Sistema Penitenciário Federal quatro estabelecimentos penais. Trata-se dos presídios de Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN). Está prevista a construção do 5.º estabelecimento em

#3. (IADES –  SES-DF/2014) Com relação às Regiões Administrativas com maior contingente populacional no Distrito Federal, é correto citar

#4. (CESPE –  SEDF/2014) Francisco Adolfo de Varnhagen, um dos precursores da ideia de interiorização da capital do Brasil, defendeu, em 1877, que uma nova cidade fosse construída na região em que se situam as lagoas Feia, Formosa e Mestre D’Armas.

#5. (CESPE –  SEDF/2014) As dimensões e os limites territoriais atuais do Distrito Federal são os mesmos propostos pelo relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central chefiada pelo cientista belga Luiz Cruls.

#6. (CESPE –  SEDF/2014) Pesquisas históricas e escavações arqueológicas comprovam que não havia ocupação humana na região do Distrito Federal e do Entorno antes da formação dos primeiros assentamentos de origem portuguesa no Brasil Colônia.

#7. (CESPE –  SEDF/2014) Apesar da grande imigração de nordestinos, os trabalhadores oriundos da região Centro-Oeste, sobretudo do estado de Goiás, predominaram na construção de Brasília.

#8. (CESPE –  SEDF/2014) Os objetivos da transferência da capital do Brasil para o Planalto Central incluem o estímulo ao povoamento e ao desenvolvimento das regiões interioranas do país, em face de a grande maioria da população brasileira estar concentrada nesse período nas regiões próximas ao litoral.

#9. A construção de Brasília era a metassíntese do Plano de Metas do presidente Juscelino Kubitschek, cujo objetivo era acelerar o desenvolvimento do país em diversas áreas, como nas de energia, transportes, produção agrícola, indústria e educação.

#10. (CESPE –  SEDF/2014) A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP) foi constituída pelo governo federal para planejar e executar a construção de Brasília em seus diversos aspectos.

#11. (CESPE – SEDF/2014) A proposta de construção de um grande lago que contribuísse para amenizar o clima seco da região é um dos aspectos originais do projeto urbanístico de Lúcio Costa.

A proposta da construção de um lago não é um aspecto original do projeto de Lúcio Costa. A proposição foi mencionada no relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central. Também vai aparecer em documento da Comissão de Localização da Nova Capital, em 1955.

#12. (CESPE – SEDF/2014) O tombamento do Plano Piloto como patrimônio histórico nacional e sua inscrição na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) foram realizados com o objetivo de preservar as características essenciais que caracterizam o seu projeto urbanístico.

#13. (CESPE – SEDF/2014) O DF passou a ter representação no Congresso Nacional a partir das eleições de 1986, quando foram eleitos oito deputados e três senadores.

#14. (CIEE – AGU/2014) O Expresso DF Sul, sistema de transporte coletivo de passageiros que ligará duas regiões administrativas ao centro de Brasília, começou a operar em fase de testes a partir de abril deste ano. Os coletivos vão trafegar num corredor exclusivo, 24 horas por dia, tendo como objetivo reduzir em 50 minutos o tempo de viagem dos passageiros. Assinale a alternativa que apresenta as duas regiões administrativas nas quais passará o Expresso DF Sul.

#15. (CIEE – AGU/2014) O GDF oferecerá um curso aos rodoviários de todas as empresas de ônibus que atuam no Distrito Federal. O curso, chamado Gentileza Urbana, oferecerá aulas sobre 
I. direitos e deveres dos usuários.  
II. direção defensiva.  
III. valores das multas a serem aplicadas.  
É correto o que está contido em

#16. (IADES – METRÔ-DF/2014) A partir da primeira metade do século 18, inicia- se a exploração das minas de ouro e esmeralda e o povoamento do interior de Goiás pelos bandeirantes. Desde então, essa região passa a ser frequentada como ponto de passagem da estrada real, utilizada para o escoamento de ouro e arrecadação de dízimos territoriais à Coroa. Os documentos existentes não indicam a data exata da fundação, no entanto, a data convencionada de fundação é 19 de agosto de 1859, mas há relatos de alguns historiadores de que a cidade possui mais de 200 anos.  
Por outro lado, no início dos anos de 1930, as famílias conseguiram, por influência política, que o povoado fosse elevado à categoria de distrito de Santa Luiza (hoje Luziânia/GO). O decreto criando o distrito é de 15 de abril de 1932, sendo a data mais significativa para a cidade. Mesmo assim, o aniversário é comemorado em 5 de junho, porque nessa data, em 1933, foi criada a sua subprefeitura. 
O texto apresentado faz referência a um município e a um distrito que pertenciam ao estado de Goiás e que, por ocasião da inauguração de Brasília, passaram a fazer parte do Distrito Federal. Em relação a esse município e a esse distrito, assinale a alternativa que indica a quais regiões administrativas eles correspondem atualmente.

#17. (IADES – Fundação Hemocentro de Brasília – DF/2017) A construção de Brasília seria o ápice de um grande projeto de interiorização do desenvolvimento do Brasil. Sendo assim, as avaliações feitas ao longo do tempo tinham um caráter físico, econômico, político, social e, com menor intensidade naquela época, ambiental. Mais ampla territorialmente, a área do Distrito Federal também seguiu os mesmos princípios, mas sem a verve do planejamento. O desenvolvimento e o crescimento de Brasília e do Distrito Federal (DF) eram inevitáveis, e os graves problemas apareceram e não pouparam, de forma geral, a população. Considerando essas informações, em relação aos processos de estruturação e desenvolvimento, bem como aos problemas atuais de Brasília e do DF, assinale a alternativa correta.

#18. (IADES – PC-DF/2016) O primeiro conflito social/espacial da cidade de Brasília aparece com a necessidade de abrigar os pioneiros que construíram a cidade – os “candangos” –, para os quais não havia lugar no plano urbanístico de Brasília. As  cidades-satélites, que não estavam incluídas, inicialmente, nas premissas do Plano Piloto, foram, posteriormente, acrescentadas e serviram de acomodação para  candangos – pioneiros/operários – de Brasília. O governo inaugurou a primeira delas quase dois anos antes da própria capital e fundou outras três em fins de 1961. 
 Em relação à organização do espaço geográfico do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.

#19. (FUNIVERSA – PC-DF/2015) A região integrada de desenvolvimento do Distrito Federal (DF) e entorno (RIDE/DF) é uma região integrada de desenvolvimento econômico criada pela Lei Complementar n.º 94, de 19 de fevereiro de 1998, e regulamentada pelo Decreto n.º 7.469, de 4 de maio de 2011, para efeitos de articulação da ação administrativa da União, dos estados de Goiás e Minas Gerais e do Distrito Federal. 
A respeito dos aspectos políticos, econômicos, ambientais e humanos da área compreendida pela RIDE, assinale a alternativa correta.

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