Teste 16: Linguagem de Programação

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Linguagem de Programação

Teste 16: Linguagem de Programação

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (CESPE – STJ/2015) No que se refere à programação web e a sistemas de controle de versão, julgue o item subsequente. 
O Subversion, que oferece diversos algoritmos de diferenciação de três vias para manipulação de dados até uma granularidade de caracteres individuais, não permite complementar o processamento de fusão de conteúdo com utilitários de diferenciação externos.

#2. (CESPE – MEC/2015) Julgue o próximo item, referente a gerência de configuração. Nesse sentido, considere que a sigla BDGC, sempre que utilizada, se refere a base de dados do gerenciamento de configuração. 
  Para uma empresa de grande porte, que realiza movimentações bancárias de todas subsidiárias mundiais, é recomendável a utilização de um computador mainframe para processar uma quantidade enorme de dados. Assim sendo, é necessário que esse mainframe esteja documentado no BDGC.

#3. (FGV – IBGE/2017) O operador instanceof em Java: 
 I. aplica-se a operandos que sejam referências para objetos; 
 II. aplica-se a qualquer tipo de operando; 
 III. produz resultado do tipo boolean. 
 Está correto o que se afirma em: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Operador instanceof 

Esse operador realiza a comparação do tipo de um objeto com um determinado tipo. Ou seja, é possível utilizar esse operador para testar se um objeto é do tipo de uma classe, uma subclasse, uma interface ou enum:

 

Operador Descrição
instanceof Operador que realiza a comparação de tipos de instâncias de um objeto

O operador instanceof:

    • aplica-se a operandos que sejam referências para objetos;

 

    • produz resultado do tipo boolean.

 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Operadores Java ( )

#4. (FGV – IBGE/2017) Em Java, certo método da classe A deve poder ser invocado independentemente da criação prévia de uma instância de A.  
O modificador obrigatório na declaração desse método é:

#5. (CONSULPLAN – TSE/2012) Struts 2 é um framework open-source utilizado para a construção de aplicações Java para a Web. Nesse contexto, observe a figura que representa o ciclo de vida numa requisição Struts 2.   De todos os elementos que compõem a arquitetura, uma lida com todas as requisições feitas e é responsável por executar as Actions e o conteúdo estático (HTML, CSS, SCRIPTS) e um outro, é a unidade básica de trabalho, que pode ser associada a uma requisição HTTP. Nessa ordem, esses elementos são conhecidos, respectivamente, por

#6. (FCC – TST/2017) Um Analista de Sistemas que utiliza o SVN em linha de comando deseja adicionar um arquivo chamado index.html ao repositório e atualizá-lo, ou seja, efetivar a adição do arquivo enviando a modificação ao servidor. Para isso, terá que utilizar

#7. (UPENET/IAUPE – UPE/2017) A Engenharia de Software contempla inúmeros conceitos. Sobre eles, assinale a alternativa CORRETA.

#8. (COMPERVE – UFRN/2017) No processo de desenvolvimento colaborativo de software, a gerência de versão permite controlar o histórico e o desenvolvimento dos códigos -fontes bem como da documentação. Em relação ao uso de sistemas de controle de versão de software (como GIT e subversion) em engenharia de software, considere as seguintes afirmações:  
 I Checkout é o comando de excluir um código-fonte do repositório. 
 II Commit é o comando de submeter mudanças em um código-fonte. 
 III “Ramificação e mescla” é um método de divisão do projeto em diferentes linhas de desenvolvimento que podem ser trabalhadas paralelamente. 
 IV Trama exclusiva é um método que permite salvar uma versão estável do software para publicação com código de versão pública.  
 Estão corretas as afirmações

#9. (CESPE – ANTAQ/2015) No que diz respeito à engenharia de testes, julgue o item subsecutivo. 
 A ferramenta SVN, também denominada subversion, é mais eficiente na transmissão e no armazenamento de arquivos textos do que de arquivos binários.

#10. (IBFC – EBSERH/2016) Para o gerenciamento do servidor de versionamento de código fonte e documentação – SVN (Apache Subversion) utiliza-se do banco de dados: 

#11. (INSTITUTO AOCP – CASAN/2016) O Git é um sistema de controle de versão muito utilizado na atualidade. Com ele podemos controlar versões de diversos tipos de arquivos, principalmente códigos fontes de sistemas. Um programador da CASAN executou a seguinte sequência de comandos no shell do git. Qual foi o objetivo?  
git add principal.java  
git commit –m “primeiro commit do arquivo”

#12. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) Considere a classe Java abaixo.
    
 Para que a classe execute corretamente o algoritmo de ordenação 

#13. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) Considere o fragmento de código PHP abaixo. 
 <?php 
 $processos = array(“Processo 1”, “Processo 2”, “Processo 3”, “Processo 4”);  
….I…. ($processos, “Processo 5”); 
…II… ($processos); 
 ?>  
Se o array $processos for tratado como pilha, para adicionar um elemento no topo da pilha e depois removê-lo utilizam-se nas lacunas I e II, respectivamente, os comandos 

#14. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) As linguagens de programação podem ser consideradas compiladas, interpretadas ou híbridas. Nas linguagens 100% compiladas

#15. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) Considere a classe abaixo em uma aplicação Java que utiliza o Spring Framework, sem o uso de Injeção de Dependência. 
 
 As lacunas I e II devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por  

#16. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) Uma das principais vantagens do Spring Boot é fornecer

#17. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) Para executar uma consulta na tabela processo de uma base de dados foi utilizado o comando 
        c = db.rawQuery(“SELECT * FROM processo”, null); 
 em uma aplicação criada no Android Studio com instalação padrão. Nesta instrução, os objetos c e db são, respectivamente, dos tipos

#18. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) Considere o código fonte da página abaixo, que faz parte de um site responsivo.  
  
 Para que este código crie dois botões para paginação, “Anterior” e “Próximo”, um ao lado do outro, utilizando Bootstrap, a lacuna I deve ser corretamente preenchida com

#19. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) Considere o trecho de código abaixo.  
    
 O comando $(“ul li:eq(1)”).css(“color”, “#ff0000”); coloca o 

#20. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) Considere a página web abaixo.   
  
  Considere os seguintes comandos:  
 I. var a = document.getElementById(“nome”).value; 
II. var a = document.getElementsByTagName(“input”)[0].value; 
 III. var a = document.getElementsByType(“text”)[0].value;  
 IV. var a = document.getElementsByClassName(“nome”)[0].value; 
 A lacuna pode ser preenchida corretamente APENAS pelo que consta em 

#21. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) No Java EE 7, há uma tecnologia padrão de gerenciamento do ciclo de vida de componentes atrelados a escopos bem definidos. Essa tecnologia é:

#22. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) Uma das recomendações que consta nas Web Content Accessibility Guidelines − WCAG é fornecer legendas e outras alternativas para conteúdo multimídia. Nesse contexto, considere o código abaixo, que disponibiliza um vídeo de orientação ao cidadão em um site do Governo.   
   
 Para fornecer um arquivo de legenda em português chamado legenda_br.vtt para o vídeo utiliza-se, na lacuna I, o comando  

#23. (CESPE – TRE-RS/2015) Acerca do controle de versão com Git, é correto afirmar que

Ver Resultado

Deixe uma resposta