4.6 Realizar o Controle Integrado de Mudanças – PMBok 6ª Edição

Juliana Jenny Kolb


teste seu conhecimento
Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 6ª Edição

Realizar o Controle Integrado de Mudanças é o processo de:

  • revisar todas as solicitações de mudança;
  • aprovar as mudanças e gerenciar as mudanças nas entregas, nos documentos do projeto e no plano de gerenciamento do projeto;
  • comunicar as decisões.

Este processo revisa todas as solicitações de mudança em documentos do projeto, nas entregas ou no plano de gerenciamento do projeto e determina a resolução das solicitações de mudança. O principal benefício deste processo é permitir que as mudanças documentadas no projeto sejam consideradas de forma integrada, abordando o risco geral do projeto, que frequentemente resulta de realizar mudanças sem considerar os objetivos ou planos gerais do projeto.

Este processo é realizado ao longo do projeto.

O processo Realizar o Controle Integrado de Mudanças é conduzido do início ao término do projeto e é de responsabilidade do gerente de projeto.

As solicitações de mudança podem afetar o escopo do projeto e o escopo do produto, assim como qualquer componente do plano de gerenciamento do projeto ou qualquer de seus documentos. As mudanças podem ser solicitadas por qualquer parte interessada envolvida com o projeto e podem ocorrer a qualquer momento ao longo do ciclo de vida do projeto.

O nível de controle de mudanças aplicado depende da área de aplicação, complexidade do projeto em questão, requisitos contratuais, o contexto e o ambiente no qual o projeto é executado.

Antes de estabelecidas as linhas de base, as mudanças não precisam ser controladas de modo formal pelo processo Realizar o Controle Integrado de Mudanças. Depois de definida as linhas de base do projeto, as solicitações de mudança passam por este processo. Como regra geral, o plano de gerenciamento de configuração de cada projeto deve definir quais artefatos de projeto precisam ser colocados no controle de configuração. Qualquer mudança de um elemento de configuração deve ser formalmente controlada e exigirá uma solicitação de mudança.

Embora possam ser iniciadas verbalmente, tais mudanças devem ser sempre registradas por escrito e lançadas no sistema de gerenciamento de mudanças e/ou no sistema de gerenciamento de configuração. Solicitações de mudança podem exigir informações sobre possíveis impactos sobre o cronograma e impactos na estimativa de custos, antes de serem aprovadas. Sempre que uma solicitação de mudança puder afetar qualquer das linhas de base do projeto, um processo de controle de mudanças formal e integrado será necessário. Todas as solicitações de mudança documentadas precisam ser aprovadas, postergadas ou rejeitadas por uma pessoa responsável, geralmente o patrocinador ou o gerente do projeto. A pessoa responsável será identificada no plano de gerenciamento do projeto ou por procedimentos organizacionais.

Quando necessário, o processo Realizar o Controle Integrado de Mudanças incluirá um comitê de controle de mudanças (CCM), um grupo formalmente constituído e responsável para revisar, avaliar, aprovar, adiar ou rejeitar mudanças ao projeto, e registrar e comunicar tais decisões.

Solicitações de mudança aprovadas podem requerer estimativas de custos novas ou revisadas, sequenciamento de atividades, datas de cronograma, requisitos de recursos e/ou análise de alternativas de reação aos riscos. Essas mudanças podem exigir ajustes no plano de gerenciamento do projeto ou em outros documentos do projeto. Pode ser necessária a aprovação do cliente ou do patrocinador para certas requisições de mudança após a aprovação pelo CCM (comitê de controle de mudanças), a menos que eles participem do CCM.

Entradas

4.2 – S1 – Plano de Gerenciamento do Projeto (+)

E8 – Documentos do Projeto (+)

F109 – Relatório de Desempenho (+)

4.3 – S1 – Solicitações de Mudanças  (+)


AVALIAÇÕES DO DESEMPENHO DA EQUIPE

E6 – Fatores Ambientais da Empresa (+)

E7 – Ativos de Processos Organizacionais (+)

Ferramentas

F1 – Opinião Especializada (+)

F6 – Ferramentas de Controle de Mudanças (+)

F121 – Análise de Dados (+)

F11 – Técnicas de Tomada de Decisão em Grupo (+)

F4 – Reuniões  (+)

Saídas

4.5 – S2 – Solicitações de Mudanças Aprovadas (+)

S1 – Atualizações do Plano de Gerenciamento de Projeto (+)

S2 – Atualizações dos Documentos do Projeto (+)

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 6°  Edição, 2017.