F38 – Método do Cadeia Crítica

Juliana Jenny Kolb

teste seu conhecimento

Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Ferramentas e Técnicas

F38 – Método do Cadeia Crítica

Ferramenta dos processos: << 6.6 Desenvolver o Cronograma
<< 6.7 Controlar Cronograma

A Cadeia Crítica, também conhecida como Caminho Restrito por Recursos,  é uma técnica de Análise de Rede do Cronograma que modifica o cronograma do projeto para que se leve em conta a limitação de recursos. Inicialmente, o Diagrama de Rede do Cronograma do projeto é construído usando-se como entradas as estimativas de durações com suas dependências necessárias e suas restrições definidas.

Após a identificação e cálculo do caminho crítico, a disponibilidade do recurso é informada e o resultado do cronograma restrito por recursos é determinado.

O método da Cadeia Crítica adiciona buffers de duração que são atividades sem trabalho do cronograma para gerenciar incertezas. Entre os buffers utilizados, constam:

  • buffer do projeto: colocado no final da cadeia crítica, protege a data alvo de término contra o seu desvio ao longo da cadeia crítica;
  • buffer de alimentação: colocados em cada ponto de uma cadeia de tarefas dependentes que não está na cadeia crítica, alimenta ou converge para a cadeia crítica.

Os buffers de alimentação protegem a cadeia crítica contra o seu desvio ao longo das cadeias de alimentação.

Uma vez que as atividades buffer do cronograma estão determinadas, as atividades planejadas são agendadas para as suas datas planejadas de início e término mais tarde possíveis. Conseqüentemente, ao invés de gerenciar a folga total dos caminhos da rede, o método foca no gerenciamento das durações restantes dos buffers contra as durações restantes das cadeias de tarefas.

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

msg

Deixe uma resposta