Juliana Jenny Kolb
Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Gerenciamento do Tempo
6.6 Desenvolver o Cronograma
Desenvolver o Cronograma é o processo de análise de sequências das atividades, suas durações, recursos necessários e restrições do cronograma visando criar o cronograma do projeto. Este processo geralmente é interativo, determinando as datas planejadas de início e de término para as atividades e marcos do projeto.
A revisão e a manutenção de um cronograma realista continuam sendo executadas durante todo o projeto à medida que o trabalho progride, o plano de gerenciamento do projeto muda e a natureza dos eventos de riscos evolui.
A figura 1 ilustra as entradas, ferramentas e saídas do processo Desenvolver o Cronograma.
Figura 1: Entradas, ferramentas e saídas do processo Desenvolver o Cronograma
Fonte: Adaptado do PMBok (2013)
A figura 2 apresenta as integrações do processo Desenvolver o Cronograma.
Figura 2: Integrações do processo Desenvolver o Cronograma
Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada
Entradas
5.3 – S1 – Declaração do Escopo do Projeto (+)
6.1 – S1 – Plano de Gerenciamento de Tempo (+)
6.2 -S1 – Lista das Atividades (+)
6.2 -S2 – Atributos das Atividades (+)
6.4 – S1 – Requisitos do Recurso da Atividade (+)
6.4 – S2 – Estrutura Analítica dos Recursos (+)
9.2 – S2 – Calendário dos Recursos (+)
11.2 – S1 – Registro de Riscos (+)
E6 – Fatores Ambientais da Empresa (+)
E7– Ativos de Processos Organizacionais (+)
Ferramentas
F28 – Aplicação de Antecipações e Esperas (+)
F36 – Análise da Rede do Cronograma (+)
F37 – Método do Caminho Crítico (+)
F38 – Método do Cadeia Crítica (+)
F39 – Nivelamento de Recursos (+)
F40 – Análise do Cenário “E-se” (+)
F41 – Compressão do Cronograma (+)
F42 – Ferramenta para o Desenvolvimento do Cronograma (+)
Saída
6.6 – S1 – Linha de Base do Tempo do Projeto (+)
Modelo: Linha de Base do Tempo.html
6.6 – S2 – Cronograma do Projeto (+)
6.6 – S3 – Dados do Cronograma (+)
6.6 – S4 – Calendário do Projeto (+)
S1 – Atualizações do Plano de Gerenciamento de Projeto (+)
S2 – Atualizações dos Documentos do Projeto (+)
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.