Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição
6.1 – S1 – Plano de Gerenciamento de Tempo
Modelo: Plano de Gerenciamento do Tempo.html.
O Plano de Gerenciamento do Tempo estabelece os critérios e as atividades para o desenvolvimento, monitoramento e controle do tempo. O Plano de Gerenciaento do empo pode se formal ou informal, altamente detalhado ou generalista.
O Plano de Gerenciamento do Tempo pode incluir:
- Modelo de desenvolvimento do Cronograma do Projeto;
- Nível de Precisão das atividades do cronograma;
- Unidades de medida: cada unidade usada em medições, tais como: horas de trabalho, dias ou semanas, medidas de tempo, metros, litros, toneladas, metros cúbicos ou quilômetros para medidas de quantidade;
- Procedimentos organizacionais;
- Processo utilizado para atualizar o status e andamento do projeto;
- Limites de controle: limites para monitoramento de desempenho(+) variação do cronograma, normalmente expressa desvios dos parâmetros de linha de base estabelecida no plano;
- Regras de medição de desempenho(+): as regras de gerenciamento de Valor Agregado (EVM) ou outra medida física de regras de medição de desempenho(+);
- Formato de relatórios.
A figura 1 ilustra os processos que são alimentados pela elaboração do Documento Plano de Gerenciamento de Tempo.
Figura 1: Plano de Gerenciamento de Tempo
Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.