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9.4 Gerenciar a Equipe do Projeto
Gerenciar a Equipe do Projeto é o processo de acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto.
A equipe de gerenciamento do projeto observa o comportamento da equipe, gerencia conflitos, resolve questões e avalia o desempenho dos membros da equipe.
A figura 1 ilustra as entradas, ferramentas e saídas do processo Gerenciar a Equipe do Projeto.
Figura 1: Entradas, ferramentas e saídas do processo Gerenciar a Equipe do Projeto.
Fonte: Adaptado do PMBok (2013).
Entradas
9.1 – S1 – Plano de Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto (+)
9.2 – S1 – Designação de Pessoal do Projeto (+)
9.3 – S1 – Avaliações do Desempenho da Equipe (+)
13.3 – S1 – Registro de Problemas (+)
E7 – Ativos de Processos Organizacionais (+)
S8 – Relatório sobre o Desempenho do Trabalho (+)
Ferramentas
F72 – Habilidades Interpessoais (+)
Observação e Conversas
F80 – Avaliações do Desempenho do Projeto (+)
F81 – Gerenciamento de Conflitos (+)
Saídas
4.3 – S1 – Solicitações de Mudanças (+)
S1 – Atualizações do Plano de Gerenciamento de Projeto (+)
S2 – Atualizações dos Documentos do Projeto (+)
S3 – Atualizações de Ativos de Processos Organizacionais (+)
S4 – Atualizações nos Fatores Ambientais (+)
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.