Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Gerenciamento da Comunicação
10.1 Planejar a Comunicação do Projeto
Planejar as Comunicações é o processo de determinar as necessidades de informação das partes interessadas no projeto e definir uma abordagem de comunicação.
O planejamento da comunicação deve responder as seguintes perguntas:
- quem precisa da informação?
- quando?
- como serão fornecidas?
- quem irá fornecer?
A identificação das necessidades de informações das partes interessadas e a determinação dos meios adequados para atender a essa necessidade são fatores importantes para o sucesso do projeto.
Comunicação eficiente significa fornecer apenas as informações que são necessárias.
A figura 1 ilustra as entradas, ferramentas e saídas do processo Planejar as Comunicações.
Figura 1: Entradas, ferramentas e saídas do processo Planejar as Comunicações
Fonte: Adaptado do PMBok (2013)
A figura 2 apresenta as integrações do processo Planejar as Comunicações.
Figura 2: Integrações do processo Planejar as Comunicações
Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada
Entradas
4.2 – S1 – Plano de Gerenciamento do Projeto (+)
13.1 – S1 – Registro das Partes Interessadas (+)
E6 – Fatores Ambientais da Empresa (+)
E7 – Ativos de Processos Organizacionais (+)
Ferramentas
F113 – Métodos de Comunicação (+)
F115 – Análise dos Requisitos da Comunicação (+)
F116 – Tecnologia da Comunicação (+)
F117 – Modelos de Comunicação (+)
Saídas
10.1 – S1 – Plano de Gerenciamento de Comunicação (+)
Modelo: Plano de Gerenciamento da Comunicação.docx ou Plano de Gerenciamento da Comunicação.html.
S2 – Atualizações dos Documentos do Projeto (+)
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.