Barramento AGP Express (Accelerated Graphics Port Express)

Juliana Jenny Kolb

teste seu conhecimento

Home > Arquitetura de Computadores > Barramentos

Barramento AGP Express (Accelerated Graphics Port Express)

Como é caro incluir simultaneamente o barramento PCI Express e o AGP na mesma placa-mãe, os slots AGP desapareceram das placas novas assim que o PCI Express se tornou popular. A principal exceção ficou por parte da ECS/PC-Chips, que encontrou uma forma “criativa” de incluir um conector AGP em placas com slot PCI-Express, criando o AGP Express (ou AGPro).

O AGP surgiu como uma evolução do PCI. Apesar do aumento na freqüência, ele mantém a mesma sinalização básica, de forma que, apesar da grande diferença de velocidade, os dois barramentos são semelhantes. O slot AGP Express nada mais é do que um slot AGP conectado ao barramento PCI, que combina a alimentação elétrica de dois slots PCI (e os reguladores de tensão apropriados) para fornecer a quantidade necessária de eletricidade à placa AGP.

Naturalmente, esta solução implica em uma grande perda de performance, já que a placa de vídeo passa a dispor dos reles 133 MB/s (compartilhados) oferecidos pelo barramento PCI, em vez dos 2133 MB/s do AGP 8X, tendo seu desempenho drasticamente reduzido. Além disso, essa quase gambiarra cria problemas de compatibilidade com diversas placas AGP, fazendo que muitas combinações simplesmente não funcionem e os problemas de instabilidade sejam comuns.

Outra solução híbrida é o AGI, que pode ser encontrado em algumas placas da ASRock, como a 939Dual-SATA2. No AGI é utilizado um bridge, ou seja, um chip conversor de sinais para ligar um slot AGP ao barramento PCI-Express. Essa solução também está longe de ser 100% compatível, mas garante um desempenho muito próximo do obtido ao usar um slot AGP 8X “de verdade”.

Concluindo, existiu também o “Ultra-AGPII”, uma solução desenvolvida pela SiS para uso de placas de vídeo onboard. No Ultra-AGPII, temos uma barramento interno de 3.2 GB/s, interligando o chipset de vídeo e a memória principal. Como disse, o desempenho dos chipsets de vídeo onboard é pesadamente limitado pela velocidade de acesso à memória, de forma que ampliá-lo resulta sempre em algum ganho de desempenho. No caso da SiS, entretanto, o próprio chipset gráfico onboard era muito fraco, de forma que a melhora no barramento não chegou a fazer uma diferença tão grande assim.

O Ultra-AGPII pode ser encontrado apenas em placas com chipset SiS e é exclusivo para o uso do vídeo onboard. Ao utilizar uma placa AGP offboard, a comunicação passa a ser feita através do barramento AGP 8X tradicional.

 

Referência Bibliográfica

ALMEIDA, Marilane. Curso de Montagem e Manutenção de Computadores. São Paulo: Digerati Books, 2007.

ANTONIO, João. Informática para Concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Deixe uma resposta