Classes, Atributos e Métodos

Juliana Jenny Kolb

teste

Home > Engenharia de Software >  Sumário > Engenharia de Requisitos > UML > Diagrama de Classes

Classes, Atributos e Métodos

Uma classe é uma descrição que abstrai um conjunto de objetos com características similares. Mais formalmente, é um conceito que encapsula abstrações de dados e procedimentos que descrevem o conteúdo e o comportamento de entidades do mundo real, representadas por objetos. De outra forma, uma classe pode ser definida como uma descrição das propriedades ou estados possíveis de um conjunto de objetos, bem como os comportamentos ou ações aplicáveis a estes mesmos objetos.

Classes costumam possuir:
•    atributos: armazenam os dados dos objetos da classe. Os valores dos atributos podem variar de instância para instância;
•    métodos: funções que uma instância da classe por executar.

Embora os métodos sejam declarados no Diagrama de Classes, identificando os possíveis parâmetros que são por eles recebidos e os possíveis valores por eles retornados, o Diagrama de Classes não se preocupa em definir as etapas que estes métodos deverão percorrer quando forem chamados, sendo esta uma função atribuída a outros diagramas, como os diagramas de Sequência ou Atividades.
Uma classe é representada por um retângulo com até três divisões, sendo:
•    a primeira contém a descrição ou nome da classe.
•    a segunda armazena os atributos e seus tipos de dados – o formato que os dados devem possuir para serem armazenados em um atributo.
•    a terceira divisão lista os métodos da classe.

A Figura 1 apresenta um exemplo de classe contendo atributos e métodos.

Exemplo de classe contendo atributos e métodos

Figura 1: Exemplo de classe contendo atributos e métodos.
Fonte: GUEDES(2006).

Métodos podem receber valores como parâmetros e retornar valores, que podem tanto ser o resultado produzido pela execução do método como simplesmente um valor representado se o método foi realizado com sucesso ou não.
Não é obrigatório que uma classe apresente as três divisões, a única realmente necessária é a descrição (nome) da classe.

Referência Bibliográfica

GUEDES, Gilleanes T. A. UML: Uma abordagem prática. São Paulo: Novatec, 2006.

Deixe uma resposta