Conceitos Essenciais DMBOK

Juliana Jenny Kolb

Home > Data ScienceGuia DAMA-DMBOK v2

Conceitos Essenciais

  • Dados

“Representação de fatos sobre o mundo …”

A maioria das pessoas supõe que os dados, uma vez que representam fatos, são uma forma de verdade sobre o mundo e que os fatos se encaixam. Mas “fatos” nem sempre são simples ou diretos.

Os dados são um meio de representação, são tanto uma interpretação dos objetos que representam quanto um objeto que deve ser interpretado (Sebastian-Coleman, 2013). Em outras palavras, precisamos do contexto para que os dados sejam significativos.

O contexto pode ser pensado como o sistema representacional dos dados; esse sistema inclui um sistema, vocabulário comum e um conjunto de relações entre componentes (convenções).

As convenções são frequentemente documentadas em um tipo específico de dados conhecido como Metadados.

Mesmo dentro de uma única organização, muitas vezes existem várias maneiras de representar o mesma ideia. Daí a necessidade de arquitetura de dados, modelagem, governança, administração, gerenciamento de metadados e qualidade de dados, os quais ajudam as pessoas entender e usar dados.

  • Dados e Informação

“Dados é uma forma de informação e informação é uma forma de dados.”
Dentro de uma organização, pode ser útil traçar uma linha entre informações e dados para fins de comunicação clara sobre os requisitos e expectativas de diferentes usos por diferentes partes interessadas.

O reconhecimento de dados e informações precisa
estar preparado para diferentes fins leva para casa um princípio central de dados gerenciamento: dados e informações precisam ser gerenciados. Ambos serão de
maior qualidade se forem gerenciados juntamente com usos e requisitos do cliente em mente.

Em todo o DMBOK, os termos serão usados ​​de forma intercambiável.

  • Dados como um Ativo Organizacional

Um ativo é um recurso econômico, que pode ser de propriedade ou controlado e que detém ou produz valor. Os ativos podem ser convertidos em dinheiro. Os dados são amplamente reconhecidos como um ativo da empresa, embora compreenda o que significa gerenciar dados como um ativo ainda está evoluindo.

As organizações de hoje confiam em seus ativos de dados para tomar decisões e para operar com mais eficiência. As empresas usam dados para entender seus clientes, criar novos produtos e serviços e melhorar a eficiência operacional cortando custos e controle de riscos.

Agências governamentais, instituições de ensino e organizações sem fins lucrativos também precisam de dados de alta qualidade para orientar suas operações, atividades táticas e estratégicas. Como as organizações dependem cada vez mais dos dados, o o valor dos ativos de dados pode ser mais claramente estabelecido.

Referência Bibliográfica

DAMA International, Guia para o corpo de conhecimento em gerenciamento de dados – DMBOK2, 2017.